Influência do ambiente musical familiar na perceção musical das crianças de meios desfavorecidos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23751 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O primeiro capítulo debruça-se sobre a importância da observação na formação de profissionais de ensino nos diferentes contextos da Educação Musical. O segundo capítulo aborda a prática pedagógica desenvolvida, que terá uma explanação das escolhas, das dificuldades fundamentadas nas perspetivas de autores de referência no âmbito da didática e pedagogia musical bem como na experiência adquirida no decorrer das aulas lecionadas e supervisionadas. O terceiro capítulo reporta-se ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo de dois anos, tendo como subtítulo “A influência do ambiente musical familiar na perceção rítmica e melódica de crianças de contextos socioeconómicos desfavorecidos”. Este projeto tem como objetivo esclarecer de que forma o ambiente musical familiar influência a capacidade de perceção musical, especificamente no âmbito melódico e rítmico, em crianças do 1º Ciclo, em escolas inseridas no programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). |
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Influência do ambiente musical familiar na perceção musical das crianças de meios desfavorecidosEducação musicalPrática de ensino supervisionadoCriançasPerceção musical (Rítmica-Melódica)Escolas TEIPMusic educationSupervised teaching practiceMusical (Rhythmic-Melodic)Perception“TEIP” schoolsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no 2º Ciclo do Ensino Básico na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto. O primeiro capítulo debruça-se sobre a importância da observação na formação de profissionais de ensino nos diferentes contextos da Educação Musical. O segundo capítulo aborda a prática pedagógica desenvolvida, que terá uma explanação das escolhas, das dificuldades fundamentadas nas perspetivas de autores de referência no âmbito da didática e pedagogia musical bem como na experiência adquirida no decorrer das aulas lecionadas e supervisionadas. O terceiro capítulo reporta-se ao Projeto de Investigação desenvolvido ao longo de dois anos, tendo como subtítulo “A influência do ambiente musical familiar na perceção rítmica e melódica de crianças de contextos socioeconómicos desfavorecidos”. Este projeto tem como objetivo esclarecer de que forma o ambiente musical familiar influência a capacidade de perceção musical, especificamente no âmbito melódico e rítmico, em crianças do 1º Ciclo, em escolas inseridas no programa de Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP).This report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Teaching Practice, of the Master’s in Music Teaching Education at the Porto Polytechnic School of Education. The first chapter focuses on the importance of observation in the training of teaching professionals in different contexts of Music Education. The second chapter presents the teaching practice developed, as well as an explanation of some choices, the difficulties faced based upon the perspectives of reference authors in the scope of didactics and musical pedagogy and on the experience acquired during the music lessons taught and supervised. The third chapter discusses the Research Project developed throughout the last two years, entitled “Influence of the family musical environment on the musical perception of disadvantaged children”. This project aims to understand how the family musical environment influences the ability to perceive music, specifically melodic and rhythmic perception, in children attending primary schools in Educational Territories of Priority Intervention (TEIP) program.Boal-Palheiros, GraçaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, João Miguel da Silva2023-10-23T18:04:10Z202320232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23751porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:35Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23751Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:26.263435Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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