Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Guilhermina Lobato
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2807
Resumo: Neste artigo faz-se um balanço da utilização da linguagem Logo na educação e perspectiva-se o seu futuro no âmbito da informática escolar, dando particular atenção aos trabalhos desenvolvidos no nosso país. Partindo de uma descrição genérica da utilização dos computadores na educação e dos dois principais paradigmas de investigação na actual ciência cognitiva - o 'cognitivismo clássico' e o 'conexionismo' - a autora descreve a especificidade desta linguagem de programação face a outros tipos de software educativo. Analisa, finalmente, os efeitos contrastantes, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, referidos nas investigações realizadas nos últimos anos.
id RCAP_be4ebb80ad151a261f6fd520949e7bd5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2807
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço críticoComputadoresEnsinoLinguagem LogoResultados investigaçãoCiência cognitivaNeste artigo faz-se um balanço da utilização da linguagem Logo na educação e perspectiva-se o seu futuro no âmbito da informática escolar, dando particular atenção aos trabalhos desenvolvidos no nosso país. Partindo de uma descrição genérica da utilização dos computadores na educação e dos dois principais paradigmas de investigação na actual ciência cognitiva - o 'cognitivismo clássico' e o 'conexionismo' - a autora descreve a especificidade desta linguagem de programação face a outros tipos de software educativo. Analisa, finalmente, os efeitos contrastantes, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, referidos nas investigações realizadas nos últimos anos.CosmosRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Guilhermina Lobato2011-03-24T10:18:55Z19951995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/2807porMiranda, G. L.(1995). Os computadores e o ensino. O Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico. Psicologia, X (3), 175-91.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:43:19Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2807Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:04.285310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
title Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
spellingShingle Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
Miranda, Guilhermina Lobato
Computadores
Ensino
Linguagem Logo
Resultados investigação
Ciência cognitiva
title_short Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
title_full Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
title_fullStr Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
title_full_unstemmed Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
title_sort Os computadores e o ensino. o Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico
author Miranda, Guilhermina Lobato
author_facet Miranda, Guilhermina Lobato
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Guilhermina Lobato
dc.subject.por.fl_str_mv Computadores
Ensino
Linguagem Logo
Resultados investigação
Ciência cognitiva
topic Computadores
Ensino
Linguagem Logo
Resultados investigação
Ciência cognitiva
description Neste artigo faz-se um balanço da utilização da linguagem Logo na educação e perspectiva-se o seu futuro no âmbito da informática escolar, dando particular atenção aos trabalhos desenvolvidos no nosso país. Partindo de uma descrição genérica da utilização dos computadores na educação e dos dois principais paradigmas de investigação na actual ciência cognitiva - o 'cognitivismo clássico' e o 'conexionismo' - a autora descreve a especificidade desta linguagem de programação face a outros tipos de software educativo. Analisa, finalmente, os efeitos contrastantes, sobretudo no que respeita ao desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, referidos nas investigações realizadas nos últimos anos.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
1995-01-01T00:00:00Z
2011-03-24T10:18:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2807
url http://hdl.handle.net/10451/2807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Miranda, G. L.(1995). Os computadores e o ensino. O Logo e a aprendizagem. Um balanço crítico. Psicologia, X (3), 175-91.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Cosmos
publisher.none.fl_str_mv Cosmos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134174759616512