A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maggi, Luiz [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91114
Resumo: Esse trabalho trata do uso do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de Geometria Plana e de suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Na análise dessas implicações utiliza-se uma metodologia de pesquisa qualitativa e participante, que leva em consideração os diversos aspectos suscitados pelo uso dos computadores. Os principais, observados nesse trabalho de pesquisa, são aqueles relacionados com; as interações afetivas da relação da criança com o computador e o programa educacional utilizado; os aspectos sociais inerentes ao desenvolvimento de atividades em um ambiente colaborativo de aprendizagem; o estabelecimento de regras de trabalho em grupo e a autonomia moral, efetua-se a análise tendo como referencial a teoria psicogenética de PIAGET, onde dá-se destaque ao desenvolvimento da afetividade e o papel das interações sociais no processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse quadro assume-se que o uso do computador promove uma melhora qualitativa no ambiente de aprendizagem, na forma de um enriquecimento desse ambiente, favorecendo o desenvolvimento cognitivo das crianças.
id UNSP_78cdb05b5d42b8f9200405b3f3255054
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91114
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria planaGeometria planaGeometria - Estudo e ensinoLOGO (Linguagem de programação de computador)GeometryEsse trabalho trata do uso do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de Geometria Plana e de suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Na análise dessas implicações utiliza-se uma metodologia de pesquisa qualitativa e participante, que leva em consideração os diversos aspectos suscitados pelo uso dos computadores. Os principais, observados nesse trabalho de pesquisa, são aqueles relacionados com; as interações afetivas da relação da criança com o computador e o programa educacional utilizado; os aspectos sociais inerentes ao desenvolvimento de atividades em um ambiente colaborativo de aprendizagem; o estabelecimento de regras de trabalho em grupo e a autonomia moral, efetua-se a análise tendo como referencial a teoria psicogenética de PIAGET, onde dá-se destaque ao desenvolvimento da afetividade e o papel das interações sociais no processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse quadro assume-se que o uso do computador promove uma melhora qualitativa no ambiente de aprendizagem, na forma de um enriquecimento desse ambiente, favorecendo o desenvolvimento cognitivo das crianças.This study refers to the use of computers and the LOGO program as a tool of Plan Geometry teaching concepts and its implication in the learning process. In the analysis of these implications I use a qualitative and participative research methodology that takes into account the several arised aspects observed in the use of the computers. The mainly ones are those related to: the affective interactions of children relationship with the computer and the educational program used; the social aspects that are inherent to the development of activities in a collaborative learning environment; the development of work groups rules and the moral autonomy. My analysis has the Piaget's psychogenetic theory as reference, where I topicalize (give prominence to) the development of affective ness and the social interactions role along the teaching and learning process. Within this outline (profile) my assumptions are that the use of the computer promotes a real improvement in the learning environment as ways of enrichment of this environment favoring the outstanding cognitive development of children.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Emerique, Paulo Sérgio [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Maggi, Luiz [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2002-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis169 f. :application/pdfMAGGI, Luiz. A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana. 2002. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.http://hdl.handle.net/11449/91114000182216maggi_l_me_rcla.pdf33004137031P7Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-16T06:23:05Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:30:32.963270Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
title A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
spellingShingle A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
Maggi, Luiz [UNESP]
Geometria plana
Geometria - Estudo e ensino
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Geometry
title_short A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
title_full A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
title_fullStr A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
title_full_unstemmed A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
title_sort A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana
author Maggi, Luiz [UNESP]
author_facet Maggi, Luiz [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Emerique, Paulo Sérgio [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Maggi, Luiz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria plana
Geometria - Estudo e ensino
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Geometry
topic Geometria plana
Geometria - Estudo e ensino
LOGO (Linguagem de programação de computador)
Geometry
description Esse trabalho trata do uso do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de Geometria Plana e de suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Na análise dessas implicações utiliza-se uma metodologia de pesquisa qualitativa e participante, que leva em consideração os diversos aspectos suscitados pelo uso dos computadores. Os principais, observados nesse trabalho de pesquisa, são aqueles relacionados com; as interações afetivas da relação da criança com o computador e o programa educacional utilizado; os aspectos sociais inerentes ao desenvolvimento de atividades em um ambiente colaborativo de aprendizagem; o estabelecimento de regras de trabalho em grupo e a autonomia moral, efetua-se a análise tendo como referencial a teoria psicogenética de PIAGET, onde dá-se destaque ao desenvolvimento da afetividade e o papel das interações sociais no processo de ensino-aprendizagem. Dentro desse quadro assume-se que o uso do computador promove uma melhora qualitativa no ambiente de aprendizagem, na forma de um enriquecimento desse ambiente, favorecendo o desenvolvimento cognitivo das crianças.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-11-07
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAGGI, Luiz. A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana. 2002. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/91114
000182216
maggi_l_me_rcla.pdf
33004137031P7
identifier_str_mv MAGGI, Luiz. A Utilização do computador e do programa LOGO como ferramentas de ensino de conceitos de geometria plana. 2002. 169 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
000182216
maggi_l_me_rcla.pdf
33004137031P7
url http://hdl.handle.net/11449/91114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 169 f. :
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129212114010112