Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4892
Resumo: Três ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.
id RCAP_be68b84cd857ddf4b83889fa4c163d89
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4892
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológicaEducaçãoIdentidadesMestiçagemInterculturalidadeEducationIdentitiesMetissageInterculturalityTrês ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.Revista Artes de EducarIC-OnlineVieira, Ricardo2020-04-22T16:37:55Z2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4892porVieira, R. (2016) "Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica", in Revista Interinstitucional Artes de Educar, Vol. 2, n.º 2 , pp. 164-181.e-ISSN: 2359-68562359-6856info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:18:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:18:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
title Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
spellingShingle Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
Vieira, Ricardo
Educação
Identidades
Mestiçagem
Interculturalidade
Education
Identities
Metissage
Interculturality
title_short Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
title_full Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
title_fullStr Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
title_full_unstemmed Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
title_sort Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
author Vieira, Ricardo
author_facet Vieira, Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Identidades
Mestiçagem
Interculturalidade
Education
Identities
Metissage
Interculturality
topic Educação
Identidades
Mestiçagem
Interculturalidade
Education
Identities
Metissage
Interculturality
description Três ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06
2016-06-01T00:00:00Z
2020-04-22T16:37:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4892
url http://hdl.handle.net/10400.8/4892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Vieira, R. (2016) "Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica", in Revista Interinstitucional Artes de Educar, Vol. 2, n.º 2 , pp. 164-181.e-ISSN: 2359-6856
2359-6856
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Artes de Educar
publisher.none.fl_str_mv Revista Artes de Educar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817547260320284672