Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4892 |
Resumo: | Três ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural. |
id |
RCAP_be68b84cd857ddf4b83889fa4c163d89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológicaEducaçãoIdentidadesMestiçagemInterculturalidadeEducationIdentitiesMetissageInterculturalityTrês ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural.Revista Artes de EducarIC-OnlineVieira, Ricardo2020-04-22T16:37:55Z2016-062016-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4892porVieira, R. (2016) "Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica", in Revista Interinstitucional Artes de Educar, Vol. 2, n.º 2 , pp. 164-181.e-ISSN: 2359-68562359-6856info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-26T18:18:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-26T18:18:03Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
title |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
spellingShingle |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica Vieira, Ricardo Educação Identidades Mestiçagem Interculturalidade Education Identities Metissage Interculturality |
title_short |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
title_full |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
title_fullStr |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
title_full_unstemmed |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
title_sort |
Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica |
author |
Vieira, Ricardo |
author_facet |
Vieira, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Identidades Mestiçagem Interculturalidade Education Identities Metissage Interculturality |
topic |
Educação Identidades Mestiçagem Interculturalidade Education Identities Metissage Interculturality |
description |
Três ideias estruturam este texto: 1 - A educação é mais que escolarização. Se o sentido corrente da palavra Educação remete o ensino e a aprendizagem para o domínio das aulas e das escolas, a verdade é que a escolarização dá às crianças e jovens pequeno contributo para a inculturação e construção identitária. 2 - O social e o individual passam pelo indivíduo, não apenas o indivíduo pelos contextos, tornando-o múltiplo, plural, mestiço, construído em continuidades e descontinuidade numa educação intercultural. 3 - A Mediação Intercultural, assente em referência da Pedagogia Social, distanciando-se da pura resolução de conflitos e posicionando-se numa perspetiva preventiva; mas, também, e essencialmente, transformadora das relações sociais, procura mudar situações sociais que geram injustiças, carências ou revoltas, sempre com o envolvimento dos implicados, como busca da convivência num processo educativo intercultural. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06 2016-06-01T00:00:00Z 2020-04-22T16:37:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/4892 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/4892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Vieira, R. (2016) "Identidades, Interculturalidade e Educação: Uma análise antropológica", in Revista Interinstitucional Artes de Educar, Vol. 2, n.º 2 , pp. 164-181.e-ISSN: 2359-6856 2359-6856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Artes de Educar |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Artes de Educar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817547260320284672 |