Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jaime Orlando Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76658
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
id RCAP_be6a0a080c0a2a0989ac0fc9516d40e2
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbagProdutoAirbagSacoTecidoCosturaPressãoTensãoPontadaFioPermeabilidadeCaudalProductAirbagBagFabricSewingPressureTensionStitchThreadPermeabilityAir flowEngenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaO Desempenho virtual de um saco airbag condutor é definido durante o desenvolvimento do mesmo com simulações baseadas no caderno de encargos do cliente, no qual é estipulado o valor de retenção que deverá ter a bolsa de ar durante o instante de colisão. Entre as diversas variáveis a considerar durante o processo de design, a permeabilidade do saco airbag condutor é fundamental para garantir o funcionamento adequado do produto, na qual a costura periférica é considerada uma zona critica de perda de pressão. Por este motivo o objetivo principal do trabalho é estudar a influência da costura periférica no valor da permeabilidade do saco airbag condutor considerando duas análises diferentes. No primeiro estudo são considerados três critérios de avaliação – tipo de fio, tipo de ponto, densidade de ponto –, sendo avaliadas 8 diferentes configurações referentes exclusivamente à costura periférica. Os resultados mostram que para uma costura periférica realizada com combinação de alta densidade de pontos e ponto 401, também denominada por ponto cadeia ,os valores de permeabilidade são os menores, ou seja, sugere ser a melhor configuração para aumentar a impermeabilidade de um airbag. Para o segundo estudo, analisou-se para além da densidade de pontos, a influencia da tensão do fio. Os resultados demonstram que a tensão superior e inferior do fio, bem como a densidade de pontos apresentam uma influência importante na permeabilidade do saco airbag condutor, principalmente para o uso do ponto 401 (a costura mais impermeável). Com a conclusão dos dois estudos é possível traçar uma relação entre a tensão do fio e o sistema mecânico da máquina de coser, que permite a variação da tensão, e assim propor uma solução para melhoria do sistema.The virtual performance of an airbag is defined during its development with simulations based on the customer's specifications, which defines the retention value that the air bag must have during the moment of collision. Among the several variables to consider during the design process, the permeability of the airbag is, one of these, fundamental to ensure the correct functionality of the product, in which the peripheral seam is considered a critical pressure loss zone. For this reason, the main objective of this work is to study the influence of the peripheral seam on the permeability value of the bag considering two different analysis. In the first study, three evaluation criteria are considered - type of thread, type of stich, stich density and eight different configurations are evaluated, referring exclusively to peripheral sewing. The results show that for a peripheral seam made with a combination of high density of stitches and 401-stich type , also called seam “chain stitch”, the permeability values are the lowest, that is, it suggests to be the best configuration to increase the impermeability of an Airbag. For the second study, we analyzed in addition to the number of stitches, the influence of the thread tension. The results demonstrate that the upper and lower tension of the thread, as well as the number of stitches, has an important influence on the permeability of the airbag using the 401-stich type . With the conclusion of the two studies it is possible to find a relationship between the thread tension and the mechanical system of the sewing machine, which allows the variation of tension, and thus proposing a solution for system improvement.Puga, HélderUniversidade do MinhoPereira, Jaime Orlando Sousa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76658por202813444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:23.551377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
title Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
spellingShingle Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
Pereira, Jaime Orlando Sousa
Produto
Airbag
Saco
Tecido
Costura
Pressão
Tensão
Pontada
Fio
Permeabilidade
Caudal
Product
Airbag
Bag
Fabric
Sewing
Pressure
Tension
Stitch
Thread
Permeability
Air flow
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
title_short Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
title_full Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
title_fullStr Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
title_full_unstemmed Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
title_sort Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
author Pereira, Jaime Orlando Sousa
author_facet Pereira, Jaime Orlando Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Puga, Hélder
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jaime Orlando Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Produto
Airbag
Saco
Tecido
Costura
Pressão
Tensão
Pontada
Fio
Permeabilidade
Caudal
Product
Airbag
Bag
Fabric
Sewing
Pressure
Tension
Stitch
Thread
Permeability
Air flow
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
topic Produto
Airbag
Saco
Tecido
Costura
Pressão
Tensão
Pontada
Fio
Permeabilidade
Caudal
Product
Airbag
Bag
Fabric
Sewing
Pressure
Tension
Stitch
Thread
Permeability
Air flow
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76658
url http://hdl.handle.net/1822/76658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202813444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132546194210817