Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbag
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/76658 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Mecânica |
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Estudo da influência da costura na permeabilidade de um saco airbagProdutoAirbagSacoTecidoCosturaPressãoTensãoPontadaFioPermeabilidadeCaudalProductAirbagBagFabricSewingPressureTensionStitchThreadPermeabilityAir flowEngenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaDissertação de mestrado integrado em Engenharia MecânicaO Desempenho virtual de um saco airbag condutor é definido durante o desenvolvimento do mesmo com simulações baseadas no caderno de encargos do cliente, no qual é estipulado o valor de retenção que deverá ter a bolsa de ar durante o instante de colisão. Entre as diversas variáveis a considerar durante o processo de design, a permeabilidade do saco airbag condutor é fundamental para garantir o funcionamento adequado do produto, na qual a costura periférica é considerada uma zona critica de perda de pressão. Por este motivo o objetivo principal do trabalho é estudar a influência da costura periférica no valor da permeabilidade do saco airbag condutor considerando duas análises diferentes. No primeiro estudo são considerados três critérios de avaliação – tipo de fio, tipo de ponto, densidade de ponto –, sendo avaliadas 8 diferentes configurações referentes exclusivamente à costura periférica. Os resultados mostram que para uma costura periférica realizada com combinação de alta densidade de pontos e ponto 401, também denominada por ponto cadeia ,os valores de permeabilidade são os menores, ou seja, sugere ser a melhor configuração para aumentar a impermeabilidade de um airbag. Para o segundo estudo, analisou-se para além da densidade de pontos, a influencia da tensão do fio. Os resultados demonstram que a tensão superior e inferior do fio, bem como a densidade de pontos apresentam uma influência importante na permeabilidade do saco airbag condutor, principalmente para o uso do ponto 401 (a costura mais impermeável). Com a conclusão dos dois estudos é possível traçar uma relação entre a tensão do fio e o sistema mecânico da máquina de coser, que permite a variação da tensão, e assim propor uma solução para melhoria do sistema.The virtual performance of an airbag is defined during its development with simulations based on the customer's specifications, which defines the retention value that the air bag must have during the moment of collision. Among the several variables to consider during the design process, the permeability of the airbag is, one of these, fundamental to ensure the correct functionality of the product, in which the peripheral seam is considered a critical pressure loss zone. For this reason, the main objective of this work is to study the influence of the peripheral seam on the permeability value of the bag considering two different analysis. In the first study, three evaluation criteria are considered - type of thread, type of stich, stich density and eight different configurations are evaluated, referring exclusively to peripheral sewing. The results show that for a peripheral seam made with a combination of high density of stitches and 401-stich type , also called seam “chain stitch”, the permeability values are the lowest, that is, it suggests to be the best configuration to increase the impermeability of an Airbag. For the second study, we analyzed in addition to the number of stitches, the influence of the thread tension. The results demonstrate that the upper and lower tension of the thread, as well as the number of stitches, has an important influence on the permeability of the airbag using the 401-stich type . With the conclusion of the two studies it is possible to find a relationship between the thread tension and the mechanical system of the sewing machine, which allows the variation of tension, and thus proposing a solution for system improvement.Puga, HélderUniversidade do MinhoPereira, Jaime Orlando Sousa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76658por202813444info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:23.551377Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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