Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Bartolomeu
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/12011
Resumo: Os airbags são um produto de segurança que visam minimizar os danos sofridos em acidentes. Com a evolução da tecnologia, a evolução dos automóveis e consequentemente das normas de segurança, os airbags têm também vindo a evoluir sucessivamente. A revisão bibliográfica realizada permitiu compreender algumas técnicas, testes, procedimentos, situações e acontecimentos que em tendência surgirão no futuro, assim deste modo foi possível orientar o nosso trabalho. Como futuro profissional, desejando evoluir não só profissional, mas também pessoalmente e optando por um estudo de caso, foi oportuno analisar o desenvolvimento de um novo produto pois este vai ter aplicação prática imediata e vai certamente ser uma mais-valia para a empresa. Procuramos assim neste trabalho de investigação responder à questão, se é possível criar um airbag com capacidade de proteger o condutor nos diversos cenários que advém dos sistemas de condução autónoma? Partindo de uma análise bibliográfica conexa com o produto airbag condutor e seus componentes, verificamos que é possível proteger o condutor nos diversos cenários e situações previstas nos testes de segurança realizados pelas agências de segurança internacionais. Concluímos então que é possível desenvolver uma nova geometria de airbag e um sistema de retenção, com capacidade para proteger o condutor num acidente, estando o automóvel em condução autónoma ou assistida.
id RCAP_d171b756e6f5f920df7c63b68e811c58
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/12011
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónomaairbagOs airbags são um produto de segurança que visam minimizar os danos sofridos em acidentes. Com a evolução da tecnologia, a evolução dos automóveis e consequentemente das normas de segurança, os airbags têm também vindo a evoluir sucessivamente. A revisão bibliográfica realizada permitiu compreender algumas técnicas, testes, procedimentos, situações e acontecimentos que em tendência surgirão no futuro, assim deste modo foi possível orientar o nosso trabalho. Como futuro profissional, desejando evoluir não só profissional, mas também pessoalmente e optando por um estudo de caso, foi oportuno analisar o desenvolvimento de um novo produto pois este vai ter aplicação prática imediata e vai certamente ser uma mais-valia para a empresa. Procuramos assim neste trabalho de investigação responder à questão, se é possível criar um airbag com capacidade de proteger o condutor nos diversos cenários que advém dos sistemas de condução autónoma? Partindo de uma análise bibliográfica conexa com o produto airbag condutor e seus componentes, verificamos que é possível proteger o condutor nos diversos cenários e situações previstas nos testes de segurança realizados pelas agências de segurança internacionais. Concluímos então que é possível desenvolver uma nova geometria de airbag e um sistema de retenção, com capacidade para proteger o condutor num acidente, estando o automóvel em condução autónoma ou assistida.Airbags are a safety product that aims to minimize the damage suffered in accidents. With the evolution of technology, the evolution of automobiles and consequently of safety standards, airbags have also been evolving successively. The bibliographic review carried out made it possible to understand some techniques, tests, procedures, situations and events that will tend to emerge in the future, so it was possible to guide our work. As a professional future, wishing to evolve not only professionally but also personally and opting for a case study, it was opportune to analyze the development of a new product as it will have immediate application and will certainly be an asset for the company. We therefore seek in this research work to answer the question, whether it is possible to create a new airbag with the ability to protect the driver in the different scenarios that come from autonomous driving systems? Starting from a bibliographic analysis related to the driver airbag product and its components, we found that it is possible to protect the driver in the various scenarios and situations provided for in the safety tests carried out by the international safety agencies. We then concluded that it is possible to develop a new airbag geometry and a restraint system, capable of protecting the driver in an accident, whether the car is driving autonomously or assisted.2023-12-07T12:04:15Z2023-03-24T00:00:00Z2023-03-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/12011pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Bartolomeureponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:46:13Zoai:repositorio.utad.pt:10348/12011Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:08.452889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
title Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
spellingShingle Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
Franco, Bartolomeu
airbag
title_short Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
title_full Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
title_fullStr Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
title_full_unstemmed Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
title_sort Um novo airbag para proteção de condutores. Estudo de caso para condução autónoma
author Franco, Bartolomeu
author_facet Franco, Bartolomeu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Bartolomeu
dc.subject.por.fl_str_mv airbag
topic airbag
description Os airbags são um produto de segurança que visam minimizar os danos sofridos em acidentes. Com a evolução da tecnologia, a evolução dos automóveis e consequentemente das normas de segurança, os airbags têm também vindo a evoluir sucessivamente. A revisão bibliográfica realizada permitiu compreender algumas técnicas, testes, procedimentos, situações e acontecimentos que em tendência surgirão no futuro, assim deste modo foi possível orientar o nosso trabalho. Como futuro profissional, desejando evoluir não só profissional, mas também pessoalmente e optando por um estudo de caso, foi oportuno analisar o desenvolvimento de um novo produto pois este vai ter aplicação prática imediata e vai certamente ser uma mais-valia para a empresa. Procuramos assim neste trabalho de investigação responder à questão, se é possível criar um airbag com capacidade de proteger o condutor nos diversos cenários que advém dos sistemas de condução autónoma? Partindo de uma análise bibliográfica conexa com o produto airbag condutor e seus componentes, verificamos que é possível proteger o condutor nos diversos cenários e situações previstas nos testes de segurança realizados pelas agências de segurança internacionais. Concluímos então que é possível desenvolver uma nova geometria de airbag e um sistema de retenção, com capacidade para proteger o condutor num acidente, estando o automóvel em condução autónoma ou assistida.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-07T12:04:15Z
2023-03-24T00:00:00Z
2023-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/12011
url http://hdl.handle.net/10348/12011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137127043170304