Análise comparativa de diferentes tipos de interseções em meio urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Inês Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18805
Resumo: Atualmente, devido à melhoria das condições de vida das sociedades modernas tem-se verificado um crescimento do uso do transporte rodoviário, nomeadamente do transporte individual. Por esta razão, o controlo de tráfego nas interseções urbanas tornou-se mais exigente e importante, afetando com isso a capacidade, o tempo de viagem, a eficiência de desempenho e segurança de toda a rede de tráfego. Esta dissertação pretende contribuir para o estudo e avaliação da substituição de uma interseção semaforizada por uma rotunda em Perafita (Matosinhos), avaliando o desempenho de ambas as interseções e comparando-as. Para a comparação e caracterização do desempenho de ambas as interseções foi necessário recorrer a indicadores de desempenho, que se basearam no volume de tráfego que chega à interseção. Desta forma, foram utilizados como indicadores, a capacidade, o grau de saturação, o atraso médio por veículo e o comprimento das filas de espera. Para estimar os valores desses indicadores foram utilizadas metodologias específicas para cada interseção (TRL, SETRA, FCTUC e HCM) e um software de simulação de tráfego, o AIMSUN. Primeiramente, os resultados da simulação foram comparados com os resultados dos modelos clássicos, ficando patente as vantagens do recurso à microssimulação. Em segundo, o impacto da substituição da interseção semaforizada pela rotunda, utilizando os resultados obtidos pelo software, determinaram que a rotunda, para aquela localização e condições de tráfego, apresenta um melhor desempenho previsto, uma vez que, a simulação da rotunda face à interseção semaforizada apresentou maior capacidade, menor atraso médio, menor comprimento de filas de espera, menor grau de saturação, menor tempo de viagem e menor tempo de paragem por veículo. O que demonstra que em termos de condições operacionais, a rotunda traz mais vantagens para todo o tipo de veículos.
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