Consulta virtual em oftalmologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/58062 |
Resumo: | Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2022 |
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Consulta virtual em oftalmologiaConsulta virtualModelo de saúdeOftalmologiaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2022Introdução e finalidade: As clínicas virtuais em oftalmologia têm aumentado exponencialmente em todo o mundo, para conseguirem lidar com as enormes listas de espera, particularmente nas áreas de glaucoma e retina. Este estudo avalia o impacto no número de dias entre a referenciação e a decisão médica informada no HSM-CHULN. Materiais e métodos: Foi implementada uma clínica virtual no HSM-CHULN em fevereiro de 2019. Sem mais recursos extra, um modelo de one-stop-shop foi montado para os exames complementares de diagnóstico e posterior análise dos resultados por um especialista em glaucoma. A gestão do paciente e as suas opções de tratamento na decisão informada na clínica virtual seguiram as guidelines atuais da NICE. Foi realizada uma análise retrospetiva de caso-controle. Foram estudadas coortes similares, pré e pós clínica virtual. Resultados relacionados com o tempo de entre referenciação e decisão informada, número de visitas hospitalares, taxa de alta e foram estudados. Resultados e Discussão: cohort pré-virtual: 132; cohort virtual: 160. O tempo de espera entre a referenciação e o primeiro contacto diminuiu 71.3 dias, enquanto o tempo de espera entre referenciação e a decisão médica informada decresceu em média 326.8 dias. O número de visitas hospitalares para obter a mesma decisão informada foi reduzida em 63.6%. Conclusões: A clínica virtual, mesmo sem alocação extra de recursos pode ser uma ferramenta valiosa no tratamento de glaucoma. A implementação da clínica virtual diminuiu significativamente o tempo de espera, as visitas hospitalares, aumentou a possibilidade de rastreamento efetivo e decisão clínica informada no primeiro contacto. Os resultados poderão ainda ser melhorados, mas este sistema é valioso para evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde, particularmente durante a pandemia Sars-Cov-2.Introduction and Purpose: Virtual ophthalmology clinics have been spreading worldwide to deal with the long waiting list of patients’ referrals and follow-up appointment overload, particularly in glaucoma and retina departments. This study evaluates the impact on number of waiting days between referral and informed decision by the doctor, in the HSM-CHULN. Setting and Methods: A virtual glaucoma clinic was set up at HSM-CHULN in February 2019. With no extra resources allocation, a standard model was provided to undergo complementary exams and post-hoc analysis of the results by a glaucoma specialist. Management and treatment options in this virtual assessment followed current NICE guidelines. A case-control retrospective analysis between similar cohorts before and after virtual clinic implementation was performed. Outcomes related to waiting time, number of hospital visits, decisions at first contact, dismiss rates were made. Results and Discussion: pre-virtual cohort: 132; virtual cohort: 160. Waiting time between referral and the first glaucoma contact decreased on average 71.3 days, while the waiting time between referral and the first informed glaucoma decision decreased on average 326.8 days. The number of patient visits to perform the same exams and obtain the same clinical decisions was reduced by 63.6%. Conclusions: Virtual clinics can be a valuable tool in optimizing glaucoma care. Our strategy significantly decreased waiting time, hospital visits, increased chances of data-assisted clinical decision. While results can be further improved, this system can be invaluable in an overburdened healthcare system, particularly in the era of coronavirus (SARS-CoV-2) pandemics.Pinto, Luís AbegãoRepositório da Universidade de LisboaFidalgo, Maria Joana Afonso2023-06-07T13:59:11Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/58062TID:203141121porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:06:47Zoai:repositorio.ul.pt:10451/58062Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:08:23.980825Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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