Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Helina Roque das Neves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fonseca, Maria do Céu
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/26746
Resumo: O presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações.
id RCAP_be84e56216c70a64124fa6e6ccfe5ea9
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/26746
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)LinguísticaComunicação verbalManuais escolaresO presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações.Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora2020-02-04T09:28:01Z2020-02-042019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/26746http://hdl.handle.net/10174/26746por978-972-778-137-9https://www.amazon.es/comunica%C3%A7%C3%A3o-verbal-manuais-escolares-Ensino/dp/9727781373naosimndcf@uevora.pt622Dias, Maria Helina Roque das NevesFonseca, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:57.748722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
title Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
spellingShingle Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
Dias, Maria Helina Roque das Neves
Linguística
Comunicação verbal
Manuais escolares
title_short Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
title_full Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
title_fullStr Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
title_full_unstemmed Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
title_sort Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
author Dias, Maria Helina Roque das Neves
author_facet Dias, Maria Helina Roque das Neves
Fonseca, Maria do Céu
author_role author
author2 Fonseca, Maria do Céu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Helina Roque das Neves
Fonseca, Maria do Céu
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Comunicação verbal
Manuais escolares
topic Linguística
Comunicação verbal
Manuais escolares
description O presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-04T09:28:01Z
2020-02-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/26746
http://hdl.handle.net/10174/26746
url http://hdl.handle.net/10174/26746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-972-778-137-9
https://www.amazon.es/comunica%C3%A7%C3%A3o-verbal-manuais-escolares-Ensino/dp/9727781373
nao
sim
nd
cf@uevora.pt
622
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136652114788352