Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26746 |
Resumo: | O presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações. |
id |
RCAP_be84e56216c70a64124fa6e6ccfe5ea9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/26746 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009)LinguísticaComunicação verbalManuais escolaresO presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações.Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora2020-02-04T09:28:01Z2020-02-042019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/26746http://hdl.handle.net/10174/26746por978-972-778-137-9https://www.amazon.es/comunica%C3%A7%C3%A3o-verbal-manuais-escolares-Ensino/dp/9727781373naosimndcf@uevora.pt622Dias, Maria Helina Roque das NevesFonseca, Maria do Céuinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:41Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26746Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:16:57.748722Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
title |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
spellingShingle |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) Dias, Maria Helina Roque das Neves Linguística Comunicação verbal Manuais escolares |
title_short |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
title_full |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
title_fullStr |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
title_full_unstemmed |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
title_sort |
Um olhar sobre a comunicação verbal em manuais escolares do 2º ciclo do Ensino Básico (segundo os Programas de Português do Ensino Básico, 2009) |
author |
Dias, Maria Helina Roque das Neves |
author_facet |
Dias, Maria Helina Roque das Neves Fonseca, Maria do Céu |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Maria do Céu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Maria Helina Roque das Neves Fonseca, Maria do Céu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Comunicação verbal Manuais escolares |
topic |
Linguística Comunicação verbal Manuais escolares |
description |
O presente trabalho visa o estudo de práticas de comunicação verbal em manuais de Língua Portuguesa (Castro e Sousa, 1998), adotados para o 5º ano de escolaridade em várias escolas do ensino básico do distrito de Évora, no ano letivo 2011/2012. Considerando que o objetivo principal do ensino de Língua Portuguesa consiste no desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências comunicativas dos alunos, se é que assim se pode sintetizar a diversidade das aprendizagens essenciais desta disciplina no 2.º ciclo do Ensino Básico, interessa lançar um olhar sobre modalidades de comunicação verbal mais valorizadas em tais manuais, em conformidade com orientações programáticas oficiais. Considerando, por outro lado, que estes normativos curriculares se consubstanciam naqueles que são tidos pelos instrumentos mais usados em contexto escolar – os manuais escolares –, uns e outros constituem barómetro sensível da educação linguística, em geral, e da comunicação verbal, no caso em apreço. Entende-se serem os manuais escolares, independentemente da sua historicidade (Magalhães, 2011: 15), um guião do processo de ensino e aprendizagem, na medida em constituem o principal recurso pedagógico de professores e alunos, condicionando grande parte das atividades desenvolvidas na sala de aula. Uma vez elaborados a partir de orientações programáticas oficiais, determinam a prática letiva, e ajudam os professores a definir objetivos e a construir planificações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-04T09:28:01Z 2020-02-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/26746 http://hdl.handle.net/10174/26746 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/26746 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-972-778-137-9 https://www.amazon.es/comunica%C3%A7%C3%A3o-verbal-manuais-escolares-Ensino/dp/9727781373 nao sim nd cf@uevora.pt 622 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos em Letras - Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136652114788352 |