A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Isabel Maria dos Santos
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/2966
Resumo: O presente estudo teve como finalidade realizar uma análise de manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano e de Ciências da Natureza do 5º ano, respectivamente dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, a fim de se saber se estes providenciam actividades potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de pensamento criativo. Enquadrou-se esta temática na importância da criatividade na Educação em Ciências no Ensino Básico e, em particular, nos manuais escolares. A metodologia qualitativa, do tipo descritivoexploratória, cujo locus concreto foram os referidos manuais escolares mais adoptados no ano lectivo de 2004/2005 no Concelho de Aveiro. O instrumento de recolha de dados foi a Lista de Verificação de Criatividade adaptada de Neves (1995). Concluiu-se, pelos dados coligidos e sua análise, que os referidos manuais não incluem, na globalidade, actividades promotoras da criatividade dos alunos e quando o fazem estas surgem de uma forma pontual e implícita. Tendo em conta os indicadores de criatividade a nível da detecção de problemas/falha de informação concluiu-se que apenas os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico contemplam alguns itens do referido indicador, tais como, delinear, identificar e contextualizar problemas. Quanto ao indicador da criatividade no que respeita formar ideias / hipóteses, todos os manuais apresentam algumas actividades que contêm itens deste indicador. No entanto, são os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico que sobressaem. Os resultados obtidos implicam que se continue a dar mais atenção na escrita de manuais escolares desta área, e respectiva selecção, para que se adoptem aqueles que incluam, também, actividades promotoras do desenvolvimento de capacidades criativas infundidas numa Educação em Ciências. ABSTRACT: The present study was done viewing the analysis of school books related to Social Studies of the 4th year and Natural Science of the 5th year, respectively the 1st and the 2nd stages of the Compulsory Educational System in order to provide activities that enable the development creative within thinking. This issue was analysed within the importance of creativity in Science Education in the Compulsory Educational System and mainly within school books. The qualitative methodology was an exploratory-descriptive instrument, whose specific locus was the above mentioned school books of the 4th and 5th years of the Compulsory Educational System, adopted during the schooling year of 2004/2005 in the Municipality of Aveiro. The gathering of data was based on the list of creativity Analysis adopted from Neves (1995). From the compiled data and through its analysis, it was possible to conclude that globally the analysed school books don’t promote creativity skills in students and when this occur, they appear in a sporadic and implicit way. Bearing in mind creativity markers related with problem detection/information failure, it seems that only the 5th year Natural Science school books in the 2nd stage of the Compulsory Educational System, contemplate some items of the referred marker, such as outline, identify and contextualize creativity markers related with building ideas/ hypothesis, all school books present some activities that are able to develop this skill. Despite this fact, the 5th year Natural Science School book in the 2nd stage of the Compulsory Educational System includes outstanding activities regarding this marker. The obtained results lead to the idea that more attention should given to the way school books are written regarding this level and respective selection, in order to adopt those ones that develop creative skills within Science contents.
id RCAP_f6cbd4355449525828eb0f87a0e7e4b7
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/2966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)Educação científicaManuais escolaresRecursos educativosCriatividadeO presente estudo teve como finalidade realizar uma análise de manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano e de Ciências da Natureza do 5º ano, respectivamente dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, a fim de se saber se estes providenciam actividades potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de pensamento criativo. Enquadrou-se esta temática na importância da criatividade na Educação em Ciências no Ensino Básico e, em particular, nos manuais escolares. A metodologia qualitativa, do tipo descritivoexploratória, cujo locus concreto foram os referidos manuais escolares mais adoptados no ano lectivo de 2004/2005 no Concelho de Aveiro. O instrumento de recolha de dados foi a Lista de Verificação de Criatividade adaptada de Neves (1995). Concluiu-se, pelos dados coligidos e sua análise, que os referidos manuais não incluem, na globalidade, actividades promotoras da criatividade dos alunos e quando o fazem estas surgem de uma forma pontual e implícita. Tendo em conta os indicadores de criatividade a nível da detecção de problemas/falha de informação concluiu-se que apenas os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico contemplam alguns itens do referido indicador, tais como, delinear, identificar e contextualizar problemas. Quanto ao indicador da criatividade no que respeita formar ideias / hipóteses, todos os manuais apresentam algumas actividades que contêm itens deste indicador. No entanto, são os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico que sobressaem. Os resultados obtidos implicam que se continue a dar mais atenção na escrita de manuais escolares desta área, e respectiva selecção, para que se adoptem aqueles que incluam, também, actividades promotoras do desenvolvimento de capacidades criativas infundidas numa Educação em Ciências. ABSTRACT: The present study was done viewing the analysis of school books related to Social Studies of the 4th year and Natural Science of the 5th year, respectively the 1st and the 2nd stages of the Compulsory Educational System in order to provide activities that enable the development creative within thinking. This issue was analysed within the importance of creativity in Science Education in the Compulsory Educational System and mainly within school books. The qualitative methodology was an exploratory-descriptive instrument, whose specific locus was the above mentioned school books of the 4th and 5th years of the Compulsory Educational System, adopted during the schooling year of 2004/2005 in the Municipality of Aveiro. The gathering of data was based on the list of creativity Analysis adopted from Neves (1995). From the compiled data and through its analysis, it was possible to conclude that globally the analysed school books don’t promote creativity skills in students and when this occur, they appear in a sporadic and implicit way. Bearing in mind creativity markers related with problem detection/information failure, it seems that only the 5th year Natural Science school books in the 2nd stage of the Compulsory Educational System, contemplate some items of the referred marker, such as outline, identify and contextualize creativity markers related with building ideas/ hypothesis, all school books present some activities that are able to develop this skill. Despite this fact, the 5th year Natural Science School book in the 2nd stage of the Compulsory Educational System includes outstanding activities regarding this marker. The obtained results lead to the idea that more attention should given to the way school books are written regarding this level and respective selection, in order to adopt those ones that develop creative skills within Science contents.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:30:43Z2007-01-01T00:00:00Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/2966porPereira, Isabel Maria dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:01:37Zoai:ria.ua.pt:10773/2966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:18.509172Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
title A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
spellingShingle A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
Pereira, Isabel Maria dos Santos
Educação científica
Manuais escolares
Recursos educativos
Criatividade
title_short A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
title_full A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
title_fullStr A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
title_full_unstemmed A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
title_sort A criatividade em manuais escolares de ciências do ensino básico : análise de manuais de estudo do meio (1º ciclo) e de ciências da natureza (2º ciclo)
author Pereira, Isabel Maria dos Santos
author_facet Pereira, Isabel Maria dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Isabel Maria dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica
Manuais escolares
Recursos educativos
Criatividade
topic Educação científica
Manuais escolares
Recursos educativos
Criatividade
description O presente estudo teve como finalidade realizar uma análise de manuais escolares de Estudo do Meio do 4º ano e de Ciências da Natureza do 5º ano, respectivamente dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, a fim de se saber se estes providenciam actividades potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de pensamento criativo. Enquadrou-se esta temática na importância da criatividade na Educação em Ciências no Ensino Básico e, em particular, nos manuais escolares. A metodologia qualitativa, do tipo descritivoexploratória, cujo locus concreto foram os referidos manuais escolares mais adoptados no ano lectivo de 2004/2005 no Concelho de Aveiro. O instrumento de recolha de dados foi a Lista de Verificação de Criatividade adaptada de Neves (1995). Concluiu-se, pelos dados coligidos e sua análise, que os referidos manuais não incluem, na globalidade, actividades promotoras da criatividade dos alunos e quando o fazem estas surgem de uma forma pontual e implícita. Tendo em conta os indicadores de criatividade a nível da detecção de problemas/falha de informação concluiu-se que apenas os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico contemplam alguns itens do referido indicador, tais como, delinear, identificar e contextualizar problemas. Quanto ao indicador da criatividade no que respeita formar ideias / hipóteses, todos os manuais apresentam algumas actividades que contêm itens deste indicador. No entanto, são os manuais de Ciências da Natureza do 5º ano do 2º Ciclo do Ensino Básico que sobressaem. Os resultados obtidos implicam que se continue a dar mais atenção na escrita de manuais escolares desta área, e respectiva selecção, para que se adoptem aqueles que incluam, também, actividades promotoras do desenvolvimento de capacidades criativas infundidas numa Educação em Ciências. ABSTRACT: The present study was done viewing the analysis of school books related to Social Studies of the 4th year and Natural Science of the 5th year, respectively the 1st and the 2nd stages of the Compulsory Educational System in order to provide activities that enable the development creative within thinking. This issue was analysed within the importance of creativity in Science Education in the Compulsory Educational System and mainly within school books. The qualitative methodology was an exploratory-descriptive instrument, whose specific locus was the above mentioned school books of the 4th and 5th years of the Compulsory Educational System, adopted during the schooling year of 2004/2005 in the Municipality of Aveiro. The gathering of data was based on the list of creativity Analysis adopted from Neves (1995). From the compiled data and through its analysis, it was possible to conclude that globally the analysed school books don’t promote creativity skills in students and when this occur, they appear in a sporadic and implicit way. Bearing in mind creativity markers related with problem detection/information failure, it seems that only the 5th year Natural Science school books in the 2nd stage of the Compulsory Educational System, contemplate some items of the referred marker, such as outline, identify and contextualize creativity markers related with building ideas/ hypothesis, all school books present some activities that are able to develop this skill. Despite this fact, the 5th year Natural Science School book in the 2nd stage of the Compulsory Educational System includes outstanding activities regarding this marker. The obtained results lead to the idea that more attention should given to the way school books are written regarding this level and respective selection, in order to adopt those ones that develop creative skills within Science contents.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-01T00:00:00Z
2007
2011-04-19T14:30:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/2966
url http://hdl.handle.net/10773/2966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137461265235968