Clima parental, inteligência emocional e adaptação na adolescência: Uma análise de mediação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Helena, Rute Isabel Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1986
Resumo: Apesar de a investigação sobre a inteligência emocional ter crescido exponencialmente nos últimos anos, ainda é escassa no que concerne a influência dos contextos familiares no seu desenvolvimento e a sua relação com a adaptação dos adolescentes. O presente estudo procurou analisar o papel mediador que a inteligência emocional desempenha na relação entre o clima parental, enquanto facilitador da autodeterminação dos adolescentes, e adaptação numa perspetiva multifacetada, indicada pela satisfação das necessidades psicológicas básicas, balanço afetivo, satisfação com a vida e rendimento académico. Participaram neste estudo 393 adolescentes do 8º e 9º ano de duas escolas do ensino público com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos (M = 14.10, DP = 0.96), sendo 53 % sexo masculino. Os resultados sugerem, que um clima parental mais positivo, em termos de suporte à autonomia, envolvimento e calor afetivo, está positivamente relacionado com melhor adaptação. A análise de mediação permitiu concluir que a inteligência emocional é um mediador significativo da relação entre o clima parental e indicadores de adaptação dos adolescentes. Os resultados são discutidos à luz da investigação prévia, apresentando-se ainda algumas sugestões para estudos futuros e implicações para a prática ao nível psicoeducacional.
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