A relação entre o sono e o rendimento escolar : estudo com adolescentes de Monção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1650 |
Resumo: | Antigamente o sono era visto como mera necessidade fisiológica. Hoje sabemos que o sono tem funções vitais no desenvolvimento físico e psicossocial. A entrada no período da adolescência é acompanhada de várias mudanças que podem induzir alterações nos hábitos e qualidade do ciclo sono-vigília e consequências no rendimento escolar. Este estudo teve como objetivos principais a análise e a compreensão do desenvolvimento de alguns comportamentos relativos a hábitos e qualidade do sono e a sua relação no rendimento escolar, em adolescentes, entre os 13 e os 20 anos. Para a realização deste estudo foi utilizada uma metodologia do tipo exploratório, descritivo, correlacional e transversal, na medida que consideramos uma variável em relação à outra com o propósito de descobrir possíveis relações. A amostra de conveniência compreendeu 120 adolescentes que frequentavam o 3º ciclo do ensino básico e o ensino secundário frequentando todos a mesma escola. Para a obtenção dos dados relativamente à qualidade e hábitos do sono, foi utilizado como instrumento de avaliação o questionário de Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (IQSP).Para avaliar dados pessoais, rendimento escolar e sonolência diurna, foi utilizado um questionário sociodemográfico e para classificar os alunos do 11º ano, quanto ao cronótipo, foi utilizado o questionário Compósito de Matutinidade. Os resultados encontrados no presente estudo permitem-nos afirmar que os alunos do 8ºano e do 11º ano não diferem nos valores de qualidade de sono, nem existem diferenças entre os alunos com boa qualidade de sono e os alunos com má qualidade em relação ao rendimento escolar. Relativamente aos hábitos de sono, embora as diferenças encontradas não tenham sido estatisticamente significativas, constata-se no entanto, que as suas preferências tendem para horários mais tardios, o que demonstra a alteração dos padrões do sono-vigília. Os resultados do estudo salientaram a necessidade de alertar, quer os adolescentes, quer a família e educadores em geral, para a importância da qualidade do sono e de uma boa higiene do sono. |
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