A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Patrícia Pilar Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/78708
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
id RCAP_be952b36e97301252cffcd0c929e8ee1
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º anoMathematical writing in solving problems involving direct proportionality: a Gallery walk experience with 7th gradersComunicação escritaProporcionalidade diretaResolução de problemasDirect proportionalityProblem solvingWritten comunicationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioO tema deste estudo incide em três tópicos, a resolução de problemas, a comunicação escrita e a função de proporcionalidade direta. Este estudo ocorreu numa turma do 7.º ano e recorreu-se a uma Gallery Walk para promover o desenvolvimento das capacidades em estudo (comunicação escrita e resolução de problemas). O principal objetivo deste projeto é compreender a forma como os alunos comunicam matematicamente aquando da resolução de problemas de proporcionalidade direta e compreender de que forma a experiência com uma Gallery Walk pode contribuir para a evolução da comunicação escrita e para a compreensão da proporcionalidade direta. Assim, pretende-se com este estudo responder às seguintes questões de investigação: 1. Quais as estratégias utilizadas na resolução de problemas de proporcionalidade direta? Que dificuldades sentem?; 2. Como explicitam os alunos as resoluções de problemas de proporcionalidade direta? Que dificuldades sentem na escrita?; 3. Na perspetiva dos alunos, qual o contributo do trabalho realizado através da Gallery Walk para a evolução da comunicação escrita? Para a compreensão da Proporcionalidade direta? Na maior parte da intervenção, recorreu-se a uma metodologia de trabalho de grupo. Os instrumentos de recolha de dados utilizados neste estudo foram: uma ficha de diagnóstico, com tarefas destinadas a analisar os pré-requisitos dos alunos; duas fichas de trabalho com problemas sobre o tópico em estudo, realizadas em grupo; Gallery Walk; uma ficha formativa, realizada individualmente; observação e gravação das aulas; um questionário, realizada individualmente e notas de campo. Os resultados obtidos demonstraram que a estratégia mais utilizada, pelos alunos, na resolução de problemas de proporcionalidade direta foi a “Regra de três simples” como esperado. No que diz respeito às dificuldades na resolução de problemas, as mais evidentes foram a compreensão do enunciado e a compreensão da própria situação apresentada no problema, se envolve ou não proporcionalidade direta. Por fim, sobre as dificuldades na escrita matemática, as mais notórias foram a construção frásica, a conversão das suas ideias em palavras e a explicitação do seu raciocínio.The theme of this study focuses on three topics, problem solving, written communication and the function of direct proportionality. This study took place in a 7th grade class and used a Gallery Walk to promote the development of the skills under study (written communication and problem solving). The main objective of this project is to understand how students communicate mathematically when solving problems of direct proportionality and understand how the experience with a Gallery Walk can contribute to the evolution of written communication and to the understanding of direct proportionality. Thus, this study aims to answer the following research questions: 1. What strategies are used in solving problems of direct proportionality? What difficulties do you have?; 2. How do students explain resolutions of prob lems of direct proportionality? What difficulties do you have in writing?; 3. From the students' perspective, what is the contribution of the work done through Gallery Walk to the evolution of written communication? For the understanding of direct proportionality? In most of the intervention, a group work methodology was used. The data collection tools used in this study were: a diagnostic form, with tasks designed to analyze the students' prerequisites; two worksheets with problems on the topic under study, carried out in groups; Gallery Walk; a formative form, performed individually; observation and recording of classes; a questionnaire, performed individually and field notes. The results showed that the most used strategy by the students in solving problems of direct proportionality was the "Simple Three Rule" as expected. With regard to the difficulties in solving prob lems, the most evident were the understanding of the utterance and the understanding of the situation presented in the problem itself, whether or not it involves direct proportionality. Finally, about the difficul ties in mathematical writing, the most notorious were the construction of music, the conversion of their ideas into words and the explicitness of his reasoning.Martinho, Maria HelenaUniversidade do MinhoVaz, Patrícia Pilar Martins2022-03-032022-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/78708por203007042info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:41Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/78708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:09.696994Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
Mathematical writing in solving problems involving direct proportionality: a Gallery walk experience with 7th graders
title A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
spellingShingle A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
Vaz, Patrícia Pilar Martins
Comunicação escrita
Proporcionalidade direta
Resolução de problemas
Direct proportionality
Problem solving
Written comunication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
title_full A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
title_fullStr A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
title_full_unstemmed A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
title_sort A escrita matemática na resolução de problemas envolvendo a proporcionalidade direta: uma experiência de Gallery Walk com alunos do 7.º ano
author Vaz, Patrícia Pilar Martins
author_facet Vaz, Patrícia Pilar Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martinho, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Patrícia Pilar Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação escrita
Proporcionalidade direta
Resolução de problemas
Direct proportionality
Problem solving
Written comunication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação escrita
Proporcionalidade direta
Resolução de problemas
Direct proportionality
Problem solving
Written comunication
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-03
2022-03-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/78708
url https://hdl.handle.net/1822/78708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203007042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132409351897088