Atividades promotoras de capacidades de pensamento crítico ligadas à credibilidade das fontes no 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Nance Isabel Gonçalves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23604
Resumo: O desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia ao longos dos últimos anos tem provocado transformações nas sociedades contemporâneas, nomeadamente a nível social, político, económico, científico e tecnológico. Neste quadro, pressupõem-se a existência de cidadãos com capacidade para reagir e atuar perante estas transformações, cidadãos que mais do que aceitarem o que lhes é apresentado ou se conformarem com as situações do dia-a-dia, olham criticamente para os problemas e agem sobre eles, tentando resolvê-los. Cidadãos que possuam capacidades de Pensamento Crítico (PC). Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido numa turma de 21 alunos do 4.º ano de escolaridade e teve como finalidade desenvolver (Adaptar / conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades promotoras de PC ligadas essencialmente à avaliação da credibilidade de uma fonte para alunos do 1.º CEB, em contexto da interdisciplinaridade entre Estudo do Meio, Matemática, Português e Expressões Artísticas e Físico-Motoras. A partir desta finalidade, definiu-se a questão de investigação: Qual o contributo das atividades desenvolvidas neste estudo na mobilização de capacidades dos alunos do 1.º CEB ligadas à avaliação da credibilidade de uma fonte? A metodologia utilizada nesta investigação assenta num paradigma socio-crítico, é de natureza mista e insere-se num plano de investigação-ação. A recolha de dados e de evidências de mobilização de capacidades de PC realizou-se através de distintas técnicas e utilizando vários instrumentos, tais como questionários e o Teste de PC de Vieira (2003). Na análise dos dados, utilizou-se essencialmente análise de conteúdo e a análise estatística descritiva. Os resultados obtidos mostram, ainda que de forma heterogénea, a mobilização de capacidades de PC dos alunos, evidente na resposta aos questionários e às fichas com questões promotoras de PC, nas listas de verificação e, ainda, na subida da cotação média da aplicação inicial e da aplicação final do Teste de PC. Desta análise é possível concluir que existem evidências de que os alunos inseridos nesta investigação mobilizaram e desenvolveram capacidades de PC no âmbito da credibilidade das fontes. Este estudo apresenta-se, assim, como um modesto contributo para as práticas educativas promotoras de PC para o 1.º CEB, numa perspetiva de interdisciplinaridade
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Neste sentido, o presente estudo foi desenvolvido numa turma de 21 alunos do 4.º ano de escolaridade e teve como finalidade desenvolver (Adaptar / conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades promotoras de PC ligadas essencialmente à avaliação da credibilidade de uma fonte para alunos do 1.º CEB, em contexto da interdisciplinaridade entre Estudo do Meio, Matemática, Português e Expressões Artísticas e Físico-Motoras. A partir desta finalidade, definiu-se a questão de investigação: Qual o contributo das atividades desenvolvidas neste estudo na mobilização de capacidades dos alunos do 1.º CEB ligadas à avaliação da credibilidade de uma fonte? A metodologia utilizada nesta investigação assenta num paradigma socio-crítico, é de natureza mista e insere-se num plano de investigação-ação. A recolha de dados e de evidências de mobilização de capacidades de PC realizou-se através de distintas técnicas e utilizando vários instrumentos, tais como questionários e o Teste de PC de Vieira (2003). Na análise dos dados, utilizou-se essencialmente análise de conteúdo e a análise estatística descritiva. Os resultados obtidos mostram, ainda que de forma heterogénea, a mobilização de capacidades de PC dos alunos, evidente na resposta aos questionários e às fichas com questões promotoras de PC, nas listas de verificação e, ainda, na subida da cotação média da aplicação inicial e da aplicação final do Teste de PC. Desta análise é possível concluir que existem evidências de que os alunos inseridos nesta investigação mobilizaram e desenvolveram capacidades de PC no âmbito da credibilidade das fontes. Este estudo apresenta-se, assim, como um modesto contributo para as práticas educativas promotoras de PC para o 1.º CEB, numa perspetiva de interdisciplinaridadeThe development of Science and Technology over the last few years has caused modifications in contemporary societies, specially at social, political, economic, scientific and technological levels. In this context, it is expected that citizens have the capacity to react and act according to these transformations, that they, more than accepting what is presented to them or conforming to everyday situations, look critically at the problems and act upon them, try to solve them. Citizens that have Critical Thinking (CT) capacities. In this sense, the present study was developed in a class of 21 students of the 4th year of primary school and aims to develop (Adapt / conceive, produce, implement and evaluate) activities promoting CT capacities related essentially to the evaluation of the credibility of a source for primary school, in a context of interdisciplinary between Science, Mathematics, Portuguese and Artistic and Physical-Motor Expressions. From this, was defined a research question: What is the contribution of the activities developed in this study in the mobilization of the capacities of the primary school students linked to the evaluation of the credibility of a source? The methodology use in this research is based on a socio-critical paradigm, with mixed methods research and inserted on a research action plan. The collection of data and evidence of CT capacities mobilization took place through different techniques and using various instruments, such as questionnaires and a CT test from Vieira (2003). In the analysis of the data, it was used essentially content analysis and the statistic descriptive analysis. The results show, even though in a heterogeneous way, the mobilization of CT capacities, evident in questionnaires responses, in the checklist and also in the increase of average quotation between the initial and the final applications of the CT test. From this analysis, it is possible to conclude that there are evidence that the students included in this research mobilized and developed CT capabilities of the credibility of the sources. This study presents, therefore, a modest contribution to the educational practices promoting CT capacities for primary school, in a perspective of interdisciplinary.Universidade de Aveiro2018-06-21T09:25:32Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23604TID:201939835porPinheiro, Nance Isabel Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:46:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:36.125316Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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