Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13527 |
Resumo: | Perante uma sociedade em constante evolução e mutação, nomeadamente a nível cientifico-tecnológico, o indivíduo é chamado, cada vez mais, a intervir como construtor dessa mesma sociedade. Para que essa intervenção aconteça de forma produtiva, importa que esse mesmo indivíduo seja dotado de uma educação que lhe permita, também, o desenvolvimento das suas capacidades. Capacidades, indutoras de tomadas de posições, críticas e reflexivas, perante a resolução de um problema, que poderão ser alcançadas mediante o desenvolvimento explícito do pensamento crítico (PC). Assim, e no contexto educativo, a educação em ciências surge como área de destaque no ensino básico, uma vez que permite a aquisição de conhecimentos e capacidades de pensamento. É neste sentido que se integra a relevância deste estudo, o qual pretende evidenciar a aplicação de estratégias que estimulem o desenvolvimento das capacidades de PC. Pois só possuidores de PC, os indivíduos poderão responder, próativamente, às exigências de uma sociedade em constante transformação. Contudo, pesquisas revelam que as estratégias usadas nas práticas de ensino não objetivam, maioritariamente, as capacidades de PC. É neste enquadramento que surge o presente estudo, o qual apresenta como finalidade o desenvolvimento de capacidades de PC de clarificação elementar (segundo a Taxonomia de Ennis), através da diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem. Deste modo, de acordo com a finalidade supra citada, apresenta-se como questão de investigação: São as estratégias: debate, mapa de conceitos e trabalho experimental, promotoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos, particularmente de clarificação elementar? A investigação assentou numa metodologia de investigação-ação do tipo qualitativo tendo como público – alvo uma turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), composta por 22 alunos. A recolha das evidências realizou-se através de diversos instrumentos como: diário do investigador, gravações áudio das sessões, registos dos alunos (guião do aluno) e grelhas de auto avaliação. De acordo com os dados recolhidos e pela análise dos resultados obtidos, concluímos que estes evidenciam, embora não de forma homogénea, o uso de capacidades de PC, pelos alunos, na área da clarificação elementar, nomeadamente a capacidade de focar uma questão, a capacidade de analisar argumentos e a capacidade de fazer e responder a questões de clarificação e desafio. Consideramos, por isso, que as estratégias usadas são potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB. No entanto, é necessário que a sua implementação seja realizada de forma mais frequente, pois só assim poderemos aferir do seu desenvolvimento. |
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Estratégias promotoras de capacidades de pensamento crítico nos alunosEducação em ciênciasEnsino das ciênciasEnsino básico 1º cicloPensamento críticoEstratégias da aprendizagemPerante uma sociedade em constante evolução e mutação, nomeadamente a nível cientifico-tecnológico, o indivíduo é chamado, cada vez mais, a intervir como construtor dessa mesma sociedade. Para que essa intervenção aconteça de forma produtiva, importa que esse mesmo indivíduo seja dotado de uma educação que lhe permita, também, o desenvolvimento das suas capacidades. Capacidades, indutoras de tomadas de posições, críticas e reflexivas, perante a resolução de um problema, que poderão ser alcançadas mediante o desenvolvimento explícito do pensamento crítico (PC). Assim, e no contexto educativo, a educação em ciências surge como área de destaque no ensino básico, uma vez que permite a aquisição de conhecimentos e capacidades de pensamento. É neste sentido que se integra a relevância deste estudo, o qual pretende evidenciar a aplicação de estratégias que estimulem o desenvolvimento das capacidades de PC. Pois só possuidores de PC, os indivíduos poderão responder, próativamente, às exigências de uma sociedade em constante transformação. Contudo, pesquisas revelam que as estratégias usadas nas práticas de ensino não objetivam, maioritariamente, as capacidades de PC. É neste enquadramento que surge o presente estudo, o qual apresenta como finalidade o desenvolvimento de capacidades de PC de clarificação elementar (segundo a Taxonomia de Ennis), através da diversificação de estratégias de ensino/aprendizagem. Deste modo, de acordo com a finalidade supra citada, apresenta-se como questão de investigação: São as estratégias: debate, mapa de conceitos e trabalho experimental, promotoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos, particularmente de clarificação elementar? A investigação assentou numa metodologia de investigação-ação do tipo qualitativo tendo como público – alvo uma turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico (CEB), composta por 22 alunos. A recolha das evidências realizou-se através de diversos instrumentos como: diário do investigador, gravações áudio das sessões, registos dos alunos (guião do aluno) e grelhas de auto avaliação. De acordo com os dados recolhidos e pela análise dos resultados obtidos, concluímos que estes evidenciam, embora não de forma homogénea, o uso de capacidades de PC, pelos alunos, na área da clarificação elementar, nomeadamente a capacidade de focar uma questão, a capacidade de analisar argumentos e a capacidade de fazer e responder a questões de clarificação e desafio. Consideramos, por isso, que as estratégias usadas são potenciadoras do desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB. No entanto, é necessário que a sua implementação seja realizada de forma mais frequente, pois só assim poderemos aferir do seu desenvolvimento.Given a society in constant evolution and mutation, namely at a scientific and technological level, the individual is called to intervene as a builder of that same society. For this intervention to happen productively, it is important that the same individual is endowed with an education that will enable, also, the development of his/hers capabilities. These capabilities will allow the individual to make critical and reflective decisions, before solving a problem, which can be achieved through the explicit development of critical thinking (CT). Thus a science education emerges as an area of importance in an elementary education, since it allows the acquisition of knowledge and thinking skills. This study will demonstrate relevance of the application of strategies that encourage the development of CT skills. Only possessors of CT may respond proactively to the demands of a society in constant transformation. However, research shows that the strategies used in teaching practices do not plan for CT capabilities. The purpose of this present study is to clarify the development of elementary CT capabilities (according to the Taxonomy of Ennis), through diversified teaching/education strategies. So at this point, the ultimate research question that is presented is: Are the strategies: debates, concept maps and experimental work, promoting the development of CT capabilities in students, particularly in elementary clarification? The investigation was based on a research/action methodology in a qualitative capacity, using a small group consisting of 22 students in the 2end Year of Primary School. The collection of evidence was possible with the following instruments: researcher journals, audio recordings of meetings, student records (student screenplay) and self-evaluation grids. According to the data collected and the analysis of the results obtained, although not homogeneously, we conclude that they show evidence of the use of CT skills by students in the area of elementary clarification, in particular, the ability to focus one question, analyze arguments and ask and answer questions of clarification and challenge. We consider that the strategies used potentiate the development of 1st year Primary school students CT skills. However, it is necessary that its implementation be carried out more frequently, because only then can we assess their development.Universidade de Aveiro2015-02-25T19:11:01Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13527TID:201573830porGonçalves, Emília Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:24:37Zoai:ria.ua.pt:10773/13527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:21.539638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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