Interdisciplinaridade na formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Luís
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Capelo, Ana, Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos, Abrantes, I., Ribeiro, António Augusto Gaspar, Carvalho, Paula, Novais, Anabela, Mendes, Cristiana, martins, ana patrícia, Rodrigues, Dalila, Gomes, Cristina Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6085
Resumo: Estão em curso profundas transformações com impactos acentuados na qualidade de vida de cada um. Tais impactos impõem uma reflexão sobre a própria evolução da(s) ciência(s), a sua utilização produtiva à escala real, bem como sobre a formação de profissionais, em geral, e de professores, em particular. De facto, se as mudanças que todos enfrentam são complexas, requerendo respostas de cariz interdisciplinar, a educação parece fechar-se numa matriz curricular e departamental onde é difícil desenvolver uma compreensão profunda dessa complexidade. Reduzir as fronteiras entre as disciplinas tornou-se, nas últimas décadas, matéria de interesse na agenda de organizações internacionais de cooperação, como, por exemplo, a OCDE. Neste enquadramento, implementou-se o projeto PRINT1 que tinha como objetivo central compreender o fenómeno da interdisciplinaridade no ensino superior em contexto da formação inicial de professores. Através da inquirição, por questionário e entrevista, de formadores de professores (professores/coordenadores de curso do ensino superior), pretendeu-se conhecer (i) perspetivas sobre interdisciplinaridade (ID) e (ii) práticas interdisciplinares (PI) em termos de planificação, operacionalização, contextos, avaliação e impactos. Os resultados evidenciam que os professores/coordenadores de curso do ensino superior distinguem interdisciplinaridade de pluridisciplinaridade e que promovem práticas de ensino e contextos de aprendizagem orientados para a promoção de interdisciplinaridade, em modalidades designadas por práticas de comprometimento, instrumentais ou relacionais. O estudo revela também que mais de metade dos professores/coordenadores consideram que as PI proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para a sua formação pessoal e social, para além da formação profissional.
id RCAP_bea3a9a5509ba9443b0174c4d33b50e3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interdisciplinaridade na formação de professoresFormação de professoresSignificados e práticas de InterdisciplinaderidadeEnsino superiorEstão em curso profundas transformações com impactos acentuados na qualidade de vida de cada um. Tais impactos impõem uma reflexão sobre a própria evolução da(s) ciência(s), a sua utilização produtiva à escala real, bem como sobre a formação de profissionais, em geral, e de professores, em particular. De facto, se as mudanças que todos enfrentam são complexas, requerendo respostas de cariz interdisciplinar, a educação parece fechar-se numa matriz curricular e departamental onde é difícil desenvolver uma compreensão profunda dessa complexidade. Reduzir as fronteiras entre as disciplinas tornou-se, nas últimas décadas, matéria de interesse na agenda de organizações internacionais de cooperação, como, por exemplo, a OCDE. Neste enquadramento, implementou-se o projeto PRINT1 que tinha como objetivo central compreender o fenómeno da interdisciplinaridade no ensino superior em contexto da formação inicial de professores. Através da inquirição, por questionário e entrevista, de formadores de professores (professores/coordenadores de curso do ensino superior), pretendeu-se conhecer (i) perspetivas sobre interdisciplinaridade (ID) e (ii) práticas interdisciplinares (PI) em termos de planificação, operacionalização, contextos, avaliação e impactos. Os resultados evidenciam que os professores/coordenadores de curso do ensino superior distinguem interdisciplinaridade de pluridisciplinaridade e que promovem práticas de ensino e contextos de aprendizagem orientados para a promoção de interdisciplinaridade, em modalidades designadas por práticas de comprometimento, instrumentais ou relacionais. O estudo revela também que mais de metade dos professores/coordenadores consideram que as PI proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para a sua formação pessoal e social, para além da formação profissional.FCT/IPVUniversidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e PsicometriaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMenezes, LuísCapelo, AnaGomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosAbrantes, I.Ribeiro, António Augusto GasparCarvalho, PaulaNovais, AnabelaMendes, Cristianamartins, ana patríciaRodrigues, DalilaGomes, Cristina Azevedo2020-01-03T14:01:20Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6085porMenezes, L., Capelo, A., Gomes, H., Abrantes, I., Ribeiro, A., Carvalho, M. P., Novais, A., Mendes, C., Martins, A. P., Rodrigues, D., & Gomes, M. C. (2019). Interdisciplinaridade na formação de professores, in A. M. Seixas (Coord.), Atas do XIV Congresso SPCE Ciências, Culturas e Cidadanias (pp. 450-459). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra: Coimbra.978-989-99775-5-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-09T02:32:08Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.417535Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade na formação de professores
title Interdisciplinaridade na formação de professores
spellingShingle Interdisciplinaridade na formação de professores
Menezes, Luís
Formação de professores
Significados e práticas de Interdisciplinaderidade
Ensino superior
title_short Interdisciplinaridade na formação de professores
title_full Interdisciplinaridade na formação de professores
title_fullStr Interdisciplinaridade na formação de professores
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade na formação de professores
title_sort Interdisciplinaridade na formação de professores
author Menezes, Luís
author_facet Menezes, Luís
Capelo, Ana
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Abrantes, I.
Ribeiro, António Augusto Gaspar
Carvalho, Paula
Novais, Anabela
Mendes, Cristiana
martins, ana patrícia
Rodrigues, Dalila
Gomes, Cristina Azevedo
author_role author
author2 Capelo, Ana
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Abrantes, I.
Ribeiro, António Augusto Gaspar
Carvalho, Paula
Novais, Anabela
Mendes, Cristiana
martins, ana patrícia
Rodrigues, Dalila
Gomes, Cristina Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Luís
Capelo, Ana
Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos
Abrantes, I.
Ribeiro, António Augusto Gaspar
Carvalho, Paula
Novais, Anabela
Mendes, Cristiana
martins, ana patrícia
Rodrigues, Dalila
Gomes, Cristina Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Significados e práticas de Interdisciplinaderidade
Ensino superior
topic Formação de professores
Significados e práticas de Interdisciplinaderidade
Ensino superior
description Estão em curso profundas transformações com impactos acentuados na qualidade de vida de cada um. Tais impactos impõem uma reflexão sobre a própria evolução da(s) ciência(s), a sua utilização produtiva à escala real, bem como sobre a formação de profissionais, em geral, e de professores, em particular. De facto, se as mudanças que todos enfrentam são complexas, requerendo respostas de cariz interdisciplinar, a educação parece fechar-se numa matriz curricular e departamental onde é difícil desenvolver uma compreensão profunda dessa complexidade. Reduzir as fronteiras entre as disciplinas tornou-se, nas últimas décadas, matéria de interesse na agenda de organizações internacionais de cooperação, como, por exemplo, a OCDE. Neste enquadramento, implementou-se o projeto PRINT1 que tinha como objetivo central compreender o fenómeno da interdisciplinaridade no ensino superior em contexto da formação inicial de professores. Através da inquirição, por questionário e entrevista, de formadores de professores (professores/coordenadores de curso do ensino superior), pretendeu-se conhecer (i) perspetivas sobre interdisciplinaridade (ID) e (ii) práticas interdisciplinares (PI) em termos de planificação, operacionalização, contextos, avaliação e impactos. Os resultados evidenciam que os professores/coordenadores de curso do ensino superior distinguem interdisciplinaridade de pluridisciplinaridade e que promovem práticas de ensino e contextos de aprendizagem orientados para a promoção de interdisciplinaridade, em modalidades designadas por práticas de comprometimento, instrumentais ou relacionais. O estudo revela também que mais de metade dos professores/coordenadores consideram que as PI proporcionam aos estudantes o desenvolvimento de competências essenciais para a sua formação pessoal e social, para além da formação profissional.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-03T14:01:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6085
url http://hdl.handle.net/10400.19/6085
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Menezes, L., Capelo, A., Gomes, H., Abrantes, I., Ribeiro, A., Carvalho, M. P., Novais, A., Mendes, C., Martins, A. P., Rodrigues, D., & Gomes, M. C. (2019). Interdisciplinaridade na formação de professores, in A. M. Seixas (Coord.), Atas do XIV Congresso SPCE Ciências, Culturas e Cidadanias (pp. 450-459). Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra: Coimbra.
978-989-99775-5-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910641094656