ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA)
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Viana, Raissa de Morais; Universidade Regional do Cariri (URCA), Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará (UECE), Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/3509
Resumo: O estágio é um momento importante no processo de formação profissional, em que o aluno tem a oportunidade de vivenciar e aperfeiçoar seus conhecimentos entre a teoria e a prática. Desse modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física durante as regências do Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental I. O campo dessa experiência foi a escola de Ensino Fundamental localizada no município de Iguatu-Ce. Ao ser realizada uma avaliação diagnóstica do perfil dos alunos, bem como ao considerar o plano de ensino do professor preceptor, foram selecionados os conteúdos a serem desenvolvidos nas regências, sendo eles: ginástica, atletismo, jogos e brincadeiras, danças e lutas. Tais conteúdos se encontram em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências vivenciadas possibilitaram aos acadêmicos a articulação com a teoria estudada nas disciplinas do curso, e esclarecer muitas dúvidas, entre elas, podendo ser destacado o aperfeiçoamento na elaboração dos planos de aula, o relacionamento que foi criado com os alunos, assim como o acolhimento e aprendizado dos profissionais da escola. Acreditamos que as atividades realizadas, além de promover as práticas esportivas, também contribuíram para melhorar as relações interpessoais e o respeito às diversidades.
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Tais conteúdos se encontram em conformidade com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) da Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As experiências vivenciadas possibilitaram aos acadêmicos a articulação com a teoria estudada nas disciplinas do curso, e esclarecer muitas dúvidas, entre elas, podendo ser destacado o aperfeiçoamento na elaboração dos planos de aula, o relacionamento que foi criado com os alunos, assim como o acolhimento e aprendizado dos profissionais da escola. Acreditamos que as atividades realizadas, além de promover as práticas esportivas, também contribuíram para melhorar as relações interpessoais e o respeito às diversidades.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAGama, Carlla Beatriz Rodrigues; Universidade Regional do Cariri (URCA)Viana, Raissa de Morais; Universidade Regional do Cariri (URCA)Medeiros Filho, Antonio Evanildo Cardoso; Universidade Estadual do Ceará (UECE)Pontes Junior, José Airton de Freitas; Universidade Estadual do Ceará (UECE)2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRelatos de Experiênciaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/350910.25190/rec.v9i1.3509Revista Expressão Católica; v. 9, n. 1 (2020): Rev. Expr. 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