À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Cristiana da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989
Resumo: O presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural.
id RCAP_bea9d7192fac4e23b33d7978e15244c5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1989
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridadeIdentidadeMemóriaPatrimónioIdentityHeritageMemoryO presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural.This report was developed as part of the course Practice Teaching Supervised (SEP), part the Master in Preschool Education and primary education, within the social environment. As such, a study was developed that was entitled "to the discovery of ... (locality where the stage was realized)", given the exploratory character realized around the village and its cultural heritage. The educational intervention ran for four months in a school in the municipality of Viana do Castelo and, therefore, this report has exposed this course, focusing more on accomplishment a small study circumscribed to the block of local past, which occurred in three phases different. The diagnostic phase, in which was implemented a questionnaire to the students, the intervention phase where they have developed different tasks and the post-intervention phase in which the second questionnaire was carried out. Today, we live in an increasingly globalized society where local identities tend to fragment. In this sense, this case study seeks to highlight the specific local characteristics that make each parish, village, city unique. Seeking to revive in children this belonging to their locality raising in them the importance of preserving and enhancing their heritage and building their cultural identity. The school emerges, then, as a vehicle for the promotion and protection of this culture. In this sense, in the face of this problem, considerations on the subject and what this involves have been appreciated by various authors, in particular the local cultural heritage, social memory and cultural identity.2018-03-16T17:10:44Z2018-01-17T00:00:00Z2018-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1989TID:201881438porCoelho, Cristiana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:41.024843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
title À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
spellingShingle À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
Coelho, Cristiana da Silva
Identidade
Memória
Património
Identity
Heritage
Memory
title_short À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
title_full À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
title_fullStr À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
title_full_unstemmed À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
title_sort À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
author Coelho, Cristiana da Silva
author_facet Coelho, Cristiana da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Cristiana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade
Memória
Património
Identity
Heritage
Memory
topic Identidade
Memória
Património
Identity
Heritage
Memory
description O presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-16T17:10:44Z
2018-01-17T00:00:00Z
2018-01-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989
TID:201881438
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989
identifier_str_mv TID:201881438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131522654011392