À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989 |
Resumo: | O presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural. |
id |
RCAP_bea9d7192fac4e23b33d7978e15244c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1989 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridadeIdentidadeMemóriaPatrimónioIdentityHeritageMemoryO presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural.This report was developed as part of the course Practice Teaching Supervised (SEP), part the Master in Preschool Education and primary education, within the social environment. As such, a study was developed that was entitled "to the discovery of ... (locality where the stage was realized)", given the exploratory character realized around the village and its cultural heritage. The educational intervention ran for four months in a school in the municipality of Viana do Castelo and, therefore, this report has exposed this course, focusing more on accomplishment a small study circumscribed to the block of local past, which occurred in three phases different. The diagnostic phase, in which was implemented a questionnaire to the students, the intervention phase where they have developed different tasks and the post-intervention phase in which the second questionnaire was carried out. Today, we live in an increasingly globalized society where local identities tend to fragment. In this sense, this case study seeks to highlight the specific local characteristics that make each parish, village, city unique. Seeking to revive in children this belonging to their locality raising in them the importance of preserving and enhancing their heritage and building their cultural identity. The school emerges, then, as a vehicle for the promotion and protection of this culture. In this sense, in the face of this problem, considerations on the subject and what this involves have been appreciated by various authors, in particular the local cultural heritage, social memory and cultural identity.2018-03-16T17:10:44Z2018-01-17T00:00:00Z2018-01-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1989TID:201881438porCoelho, Cristiana da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:37:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1989Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:41.024843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
title |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
spellingShingle |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade Coelho, Cristiana da Silva Identidade Memória Património Identity Heritage Memory |
title_short |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
title_full |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
title_fullStr |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
title_sort |
À descoberta da Identidade Cultural Local : estudo numa turma do 3ºano de escolaridade |
author |
Coelho, Cristiana da Silva |
author_facet |
Coelho, Cristiana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Cristiana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade Memória Património Identity Heritage Memory |
topic |
Identidade Memória Património Identity Heritage Memory |
description |
O presente relatório de estágio, foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1ºciclo do ensino básico, no âmbito do meio-social. Como tal, desenvolveu-se um estudo que se intitulou “à descoberta da Identidade Cultural Local: estudo numa turma do 3ºano de escolaridade” dado o caráter exploratório realizado em torno da vila e do seu património. A intervenção educativa, decorreu durante quatro meses numa escola do concelho de Viana do Castelo e, assim sendo, este relatório vem expor esse percurso, focando-se mais na realização de um pequeno estudo circunscrito ao bloco do passado local, que ocorreu em três fases distintas. A fase de diagnóstico, na qual foi implementado um questionário aos alunos, a fase de intervenção em que se desenvolveram tarefas distintas e a fase de pós-intervenção na qual se realizou o segundo questionário à turma. Hoje, vivemos numa sociedade cada vez mais globalizada em que as identidades locais tendem a fragmentar-se. Nesse sentido, este estudo de caso procura realçar as caraterísticas específicas locais que fazem com que cada freguesia, vila, cidade seja única. Procura reavivar nas crianças essa pertença à sua localidade suscitando nestas a importância da preservação e valorização do seu património e da construção da sua identidade cultural. A escola surge, então, como veículo para a promoção e proteção desta realidade cultural. Neste sentido, perante esta problemática, foram apreciadas as considerações de diversos autores sobre o assunto e o que este envolve, nomeadamente, o património cultural local, a memória social e a identidade cultural. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-16T17:10:44Z 2018-01-17T00:00:00Z 2018-01-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989 TID:201881438 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1989 |
identifier_str_mv |
TID:201881438 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131522654011392 |