A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Débora Susana Mendes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18949
Resumo: Trabalho de projeto
id RCAP_beadc70e491137088ad4308ca547c600
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18949
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"CinemaPerguntaMemento moriRoy AnderssonProcesso criativoQuestionCreative processDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesTrabalho de projetoO ensaio aqui desenvolvido resulta de um raciocínio circular em torno de três questões. A primeira “O que é a morte?”, seguida por: “Porque é que devemos pensar na Morte?”, “Como é que devemos representar a morte?” A morte é o grande enigma da humanidade, e para nenhuma das questões existe uma resposta efetiva, e, por isso, ao longo deste ensaio são apresentadas apenas sugestões que podem guiar a uma possível resolução. Na primeira parte as tentativas de reposta baseiam-se no conceito Memento Mori. Desde a resposta filosófica dada na obra Fédon de Platão, à análise de algumas pinturas de Caravaggio e Jacques-Louis David, é possível depreender a morte como uma inevitabilidade que compreende uma profunda motivação artística. No cinema, o interesse foi motivado pela filmografia do realizador sueco, Roy Andersson, que de modo ímpar sugere uma análise de todas as questões, e inspirou o desenvolvimento da curta-metragem A Felicidade e Coisas Mórbidas, cujo processo criativo é motivo de reflexão na segunda parte do ensaio.The essay developed here results from circular reasoning around three questions. The first “What is death?”, followed by: “Why should we think about Death?”, “How should we represent death?” Death is the great enigma of humanity, and none of the questions has an effective answer, and, therefore, throughout this essay, there is the only probability that can guide to a possible resolution. In the first part how the definition of response is based on the Memento Mori concept. From the philosophical answer given in Plato's Phaedo to the analysis of some paintings by Caravaggio and Jacques-Louis David, it is possible to understand death as an inevitability that comprises a profound artistic motivation. In cinema, the interest was motivated by the filmography of the Swedish director, Roy Andersson, who is an incomparable way analysis of all the issues, and inspired the development of the short film A Felicidade e Coisas Mórbidas, whose creative process is a reason for reflection in the second part of the essay.Martins, FilipeRibeiro, Pedro AzevedoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoGonçalves, Débora Susana Mendes2021-11-25T10:20:11Z2021-10-222021-10-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18949TID:202797988porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-20T01:54:46Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18949Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:00.005863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
title A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
spellingShingle A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
Gonçalves, Débora Susana Mendes
Cinema
Pergunta
Memento mori
Roy Andersson
Processo criativo
Question
Creative process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
title_full A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
title_fullStr A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
title_full_unstemmed A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
title_sort A morte e as suas sucessivas representações: argumento e realização da curta-metragem "A Felicidade e Coisas Mórbidas"
author Gonçalves, Débora Susana Mendes
author_facet Gonçalves, Débora Susana Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Filipe
Ribeiro, Pedro Azevedo
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Débora Susana Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Pergunta
Memento mori
Roy Andersson
Processo criativo
Question
Creative process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Cinema
Pergunta
Memento mori
Roy Andersson
Processo criativo
Question
Creative process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description Trabalho de projeto
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-25T10:20:11Z
2021-10-22
2021-10-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18949
TID:202797988
url http://hdl.handle.net/10400.22/18949
identifier_str_mv TID:202797988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131477987819520