A representação do holocausto em Ilse Losa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavaco, Paulo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2530
Resumo: Dissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade Aberta
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spelling A representação do holocausto em Ilse LosaLosa, Ilse, 1913-2006LiteraturaHolocaustoRepresentações mentaisMemóriaIlse LosaHolocaustHolocaust literatureMemoryRepresentationDissertação de Mestrado em Estudos Portugueses Multidisciplinares apresentada à Universidade AbertaO Holocausto enquanto facto histórico de proporções sem precedente na história da Humanidade tornou-se um tema literário largamente abordado, inicialmente pelos sobreviventes, que sentiram a necessidade de partilhar a sua experiência, tendo o tema posteriormente também captado o interesse doutros autores. Este conjunto de obras literárias deu origem a um subgénero literário: a Literatura do Holocausto. Em Portugal, contudo, esta temática não suscitou o interesse do mundo literário, sendo Ilse Losa (1913-2006), autora de origem alemã, com ascendência judaica, vinda para Portugal em virtude da perseguição de que foi alvo pelos nazis na Alemanha, uma exceção. A temática do Holocausto é recorrente na obra narrativa desta escritora e constitui o tema da presente dissertação, intitulada A Representação do Holocausto em Ilse Losa. Este estudo centra-se na análise dos romances O mundo em que vivi (1949), Rio sem ponte (1952), Sob céus estranhos (1962) e em alguns contos integrados no volume Caminhos sem destino (1991). A leitura das narrativas da autora, focada no tema em questão, é entendida como uma proposta de roteiro de exploração, que, além de um capítulo dedicado à contextualização da obra losiana no âmbito da Literatura do Holocausto e da Literatura Portuguesa, se centra na análise dos seguintes aspetos: os períodos temporais que contextualizam o facto histórico (o tempo antes, durante e após o Holocausto) e os valores que predominam em cada um; os atores envolvidos no acontecimento (as vítimas, os perpetradores, os observadores passivos e os oponentes ao regime); as estratégias narrativas implementadas que sustentam essa representação (os tipos de narradores, o recurso à analepse e à prolepse, o uso da carta como recurso narrativo, a enunciação do ato de recordar e a descrição física); e os termos em que se pode conceber uma dimensão pedagógica nestas narrativas.The Holocaust as an unprecedented fact in the history of mankind has become a widely literary subject initiated by the survivors who felt the need to share their experience and then captivate the interest of other authors. This body of works gave origin to a literary subgenre: the Holocaust literature. However, in Portugal, writers did not show interest in that subject, except for Ilse Losa (1913-2006), a Portuguese/German author born to a Jewish family who was forced to leave Germany due to Nazi persecution. The Holocaust is a recurring subject in the work of this writer and it is the subject of this dissertation The Representation of Holocaust in Ilse Losa. This study focuses on the analyses of the novels O mundo em que vivi (1949), Rio sem ponte (1952), Sob céus estranhos (1962) and some short stories in the volume Caminhos sem destino (1991). In addition to a chapter dedicated to the contextualization of the work of Ilse Losa’s Holocaust Literature and Portuguese Literature, this authors’ novels are perceived as a guide to explore what is concentrated in the analysis of the following aspects: the time periods of the historical fact (the years before, during and after the Holocaust) and the values that prevailed; the elements involved in that event (the victims, the perpetrators, the bystanders and the opponents of the regime); the literary devices that sustained this representation (the type of narrator, the flashbacks and the flashforwards, the use of the letter as a narrative technique, the act of remembering and the physical description); and the words in which one can conceive a pedagogical dimension in these novels.Sequeira, Rosa MariaRepositório AbertoCavaco, Paulo2013-05-02T15:50:27Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2530porCavaco, Paulo - A representação do holocausto em Ilse Losa [Em linha]. Lisboa : [s.n.], 2012. 121 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:16:11Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2530Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:00.349220Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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