Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Onélia Cilene Sales de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/11478
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal finalidade investigar as possibilidades da realização de práticas interdisciplinares entre as disciplinas de Física e de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio brasileiro. Nele participaram, através de entrevistas individuais semi-estruturadas, oito professores, quatro de Física e quatro de Artes, todos eles a ministrarem turmas de EJA em três escolas do município de Ananindeua, Pará, Brasil. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu inferir que ambos os grupos de participantes, apesar da escassa formação específica de que têm podido dispor, procuram, na medida do possível, realizar atividades interdisciplinares, mesmo em contexto de EJA. Apontaram, inclusivamente, efeitos positivos desse tipo de atividades, como seja o aumento das taxas de assiduidade, o desenvolvimento da competência interpretativa do aluno, além de sentirem que as aulas ficam mais produtivas e divertidas com motivacionais para os alunos. Manifestaram, contudo, insatisfação face a alguns obstáculos enfrentados, destacando a rigidez da estrutura curricular do sistema educativo brasileiro, caracterizado como complexo e demasiado fragmentado e a carga horária das disciplinas, a afetar de forma particularmente gravosa a disciplina de Artes; ### ABSTRACT: Cross-curricular practices in the relation between Physics and Art in the context of young and adult education: perspectives and experiences of Brazilian high school teachers The purpose of this work was to investigate the possibility of cross-curricular practice between Physics and Art subjects in the youth and adults education at Brazilian high schools. Four teachers of Art and four of physics participated on the work through individual semi-structured interviews. All of them were teaching physics and art subjects to classes of youth and adults education in three schools in Ananindeua city, State of Pará, Brazil. The results obtained allowed us to infer that both groups of participants, despite of its having had a bad specific education and training, were doing their best to make cross-curricular activities, even in the context of EJA. Teachers were supposed to have noticed positive effects of those type of activities on students learning, namely the increase of the attendance and the development of the interpretative competence of the students and a growing interest and motivation for their classes. They expressed, however, clear dissatisfaction regarding some obstacles faced, pointing out the rigidity of the curricular structure of the Brazilian education system, classifying it as complex and fragmented, and the workload of the subjects which seriously affects the subject of Art.
id RCAP_beb0e5c7e922c92d17c93b92dc08a321
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/11478
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiroInterdisciplinaridadeFísicaArtesEducação de jovens e adultosEnsino médioInterdisciplinarityPhysicsArtYouth and adults educationHigh schoolEste estudo, de natureza qualitativa, teve como principal finalidade investigar as possibilidades da realização de práticas interdisciplinares entre as disciplinas de Física e de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio brasileiro. Nele participaram, através de entrevistas individuais semi-estruturadas, oito professores, quatro de Física e quatro de Artes, todos eles a ministrarem turmas de EJA em três escolas do município de Ananindeua, Pará, Brasil. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu inferir que ambos os grupos de participantes, apesar da escassa formação específica de que têm podido dispor, procuram, na medida do possível, realizar atividades interdisciplinares, mesmo em contexto de EJA. Apontaram, inclusivamente, efeitos positivos desse tipo de atividades, como seja o aumento das taxas de assiduidade, o desenvolvimento da competência interpretativa do aluno, além de sentirem que as aulas ficam mais produtivas e divertidas com motivacionais para os alunos. Manifestaram, contudo, insatisfação face a alguns obstáculos enfrentados, destacando a rigidez da estrutura curricular do sistema educativo brasileiro, caracterizado como complexo e demasiado fragmentado e a carga horária das disciplinas, a afetar de forma particularmente gravosa a disciplina de Artes; ### ABSTRACT: Cross-curricular practices in the relation between Physics and Art in the context of young and adult education: perspectives and experiences of Brazilian high school teachers The purpose of this work was to investigate the possibility of cross-curricular practice between Physics and Art subjects in the youth and adults education at Brazilian high schools. Four teachers of Art and four of physics participated on the work through individual semi-structured interviews. All of them were teaching physics and art subjects to classes of youth and adults education in three schools in Ananindeua city, State of Pará, Brazil. The results obtained allowed us to infer that both groups of participants, despite of its having had a bad specific education and training, were doing their best to make cross-curricular activities, even in the context of EJA. Teachers were supposed to have noticed positive effects of those type of activities on students learning, namely the increase of the attendance and the development of the interpretative competence of the students and a growing interest and motivation for their classes. They expressed, however, clear dissatisfaction regarding some obstacles faced, pointing out the rigidity of the curricular structure of the Brazilian education system, classifying it as complex and fragmented, and the workload of the subjects which seriously affects the subject of Art.Universidade de Évora2014-09-26T16:56:42Z2014-09-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11478http://hdl.handle.net/10174/11478TID:201241749porDepartamento de Pedagogia e Educaçãooneliasal@hotmail.com229Araújo, Onélia Cilene Sales deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:05.512153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
title Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
spellingShingle Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
Araújo, Onélia Cilene Sales de
Interdisciplinaridade
Física
Artes
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Interdisciplinarity
Physics
Art
Youth and adults education
High school
title_short Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
title_full Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
title_fullStr Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
title_full_unstemmed Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
title_sort Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
author Araújo, Onélia Cilene Sales de
author_facet Araújo, Onélia Cilene Sales de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Onélia Cilene Sales de
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Física
Artes
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Interdisciplinarity
Physics
Art
Youth and adults education
High school
topic Interdisciplinaridade
Física
Artes
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Interdisciplinarity
Physics
Art
Youth and adults education
High school
description Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal finalidade investigar as possibilidades da realização de práticas interdisciplinares entre as disciplinas de Física e de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio brasileiro. Nele participaram, através de entrevistas individuais semi-estruturadas, oito professores, quatro de Física e quatro de Artes, todos eles a ministrarem turmas de EJA em três escolas do município de Ananindeua, Pará, Brasil. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu inferir que ambos os grupos de participantes, apesar da escassa formação específica de que têm podido dispor, procuram, na medida do possível, realizar atividades interdisciplinares, mesmo em contexto de EJA. Apontaram, inclusivamente, efeitos positivos desse tipo de atividades, como seja o aumento das taxas de assiduidade, o desenvolvimento da competência interpretativa do aluno, além de sentirem que as aulas ficam mais produtivas e divertidas com motivacionais para os alunos. Manifestaram, contudo, insatisfação face a alguns obstáculos enfrentados, destacando a rigidez da estrutura curricular do sistema educativo brasileiro, caracterizado como complexo e demasiado fragmentado e a carga horária das disciplinas, a afetar de forma particularmente gravosa a disciplina de Artes; ### ABSTRACT: Cross-curricular practices in the relation between Physics and Art in the context of young and adult education: perspectives and experiences of Brazilian high school teachers The purpose of this work was to investigate the possibility of cross-curricular practice between Physics and Art subjects in the youth and adults education at Brazilian high schools. Four teachers of Art and four of physics participated on the work through individual semi-structured interviews. All of them were teaching physics and art subjects to classes of youth and adults education in three schools in Ananindeua city, State of Pará, Brazil. The results obtained allowed us to infer that both groups of participants, despite of its having had a bad specific education and training, were doing their best to make cross-curricular activities, even in the context of EJA. Teachers were supposed to have noticed positive effects of those type of activities on students learning, namely the increase of the attendance and the development of the interpretative competence of the students and a growing interest and motivation for their classes. They expressed, however, clear dissatisfaction regarding some obstacles faced, pointing out the rigidity of the curricular structure of the Brazilian education system, classifying it as complex and fragmented, and the workload of the subjects which seriously affects the subject of Art.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-26T16:56:42Z
2014-09-26
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/11478
http://hdl.handle.net/10174/11478
TID:201241749
url http://hdl.handle.net/10174/11478
identifier_str_mv TID:201241749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
oneliasal@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136536296423424