Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/11478 |
Resumo: | Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal finalidade investigar as possibilidades da realização de práticas interdisciplinares entre as disciplinas de Física e de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio brasileiro. Nele participaram, através de entrevistas individuais semi-estruturadas, oito professores, quatro de Física e quatro de Artes, todos eles a ministrarem turmas de EJA em três escolas do município de Ananindeua, Pará, Brasil. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu inferir que ambos os grupos de participantes, apesar da escassa formação específica de que têm podido dispor, procuram, na medida do possível, realizar atividades interdisciplinares, mesmo em contexto de EJA. Apontaram, inclusivamente, efeitos positivos desse tipo de atividades, como seja o aumento das taxas de assiduidade, o desenvolvimento da competência interpretativa do aluno, além de sentirem que as aulas ficam mais produtivas e divertidas com motivacionais para os alunos. Manifestaram, contudo, insatisfação face a alguns obstáculos enfrentados, destacando a rigidez da estrutura curricular do sistema educativo brasileiro, caracterizado como complexo e demasiado fragmentado e a carga horária das disciplinas, a afetar de forma particularmente gravosa a disciplina de Artes; ### ABSTRACT: Cross-curricular practices in the relation between Physics and Art in the context of young and adult education: perspectives and experiences of Brazilian high school teachers The purpose of this work was to investigate the possibility of cross-curricular practice between Physics and Art subjects in the youth and adults education at Brazilian high schools. Four teachers of Art and four of physics participated on the work through individual semi-structured interviews. All of them were teaching physics and art subjects to classes of youth and adults education in three schools in Ananindeua city, State of Pará, Brazil. The results obtained allowed us to infer that both groups of participants, despite of its having had a bad specific education and training, were doing their best to make cross-curricular activities, even in the context of EJA. Teachers were supposed to have noticed positive effects of those type of activities on students learning, namely the increase of the attendance and the development of the interpretative competence of the students and a growing interest and motivation for their classes. They expressed, however, clear dissatisfaction regarding some obstacles faced, pointing out the rigidity of the curricular structure of the Brazilian education system, classifying it as complex and fragmented, and the workload of the subjects which seriously affects the subject of Art. |
id |
RCAP_beb0e5c7e922c92d17c93b92dc08a321 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/11478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiroInterdisciplinaridadeFísicaArtesEducação de jovens e adultosEnsino médioInterdisciplinarityPhysicsArtYouth and adults educationHigh schoolEste estudo, de natureza qualitativa, teve como principal finalidade investigar as possibilidades da realização de práticas interdisciplinares entre as disciplinas de Física e de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio brasileiro. Nele participaram, através de entrevistas individuais semi-estruturadas, oito professores, quatro de Física e quatro de Artes, todos eles a ministrarem turmas de EJA em três escolas do município de Ananindeua, Pará, Brasil. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu inferir que ambos os grupos de participantes, apesar da escassa formação específica de que têm podido dispor, procuram, na medida do possível, realizar atividades interdisciplinares, mesmo em contexto de EJA. Apontaram, inclusivamente, efeitos positivos desse tipo de atividades, como seja o aumento das taxas de assiduidade, o desenvolvimento da competência interpretativa do aluno, além de sentirem que as aulas ficam mais produtivas e divertidas com motivacionais para os alunos. Manifestaram, contudo, insatisfação face a alguns obstáculos enfrentados, destacando a rigidez da estrutura curricular do sistema educativo brasileiro, caracterizado como complexo e demasiado fragmentado e a carga horária das disciplinas, a afetar de forma particularmente gravosa a disciplina de Artes; ### ABSTRACT: Cross-curricular practices in the relation between Physics and Art in the context of young and adult education: perspectives and experiences of Brazilian high school teachers The purpose of this work was to investigate the possibility of cross-curricular practice between Physics and Art subjects in the youth and adults education at Brazilian high schools. Four teachers of Art and four of physics participated on the work through individual semi-structured interviews. All of them were teaching physics and art subjects to classes of youth and adults education in three schools in Ananindeua city, State of Pará, Brazil. The results obtained allowed us to infer that both groups of participants, despite of its having had a bad specific education and training, were doing their best to make cross-curricular activities, even in the context of EJA. Teachers were supposed to have noticed positive effects of those type of activities on students learning, namely the increase of the attendance and the development of the interpretative competence of the students and a growing interest and motivation for their classes. They expressed, however, clear dissatisfaction regarding some obstacles faced, pointing out the rigidity of the curricular structure of the Brazilian education system, classifying it as complex and fragmented, and the workload of the subjects which seriously affects the subject of Art.Universidade de Évora2014-09-26T16:56:42Z2014-09-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/11478http://hdl.handle.net/10174/11478TID:201241749porDepartamento de Pedagogia e Educaçãooneliasal@hotmail.com229Araújo, Onélia Cilene Sales deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:54:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/11478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:05:05.512153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
title |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
spellingShingle |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro Araújo, Onélia Cilene Sales de Interdisciplinaridade Física Artes Educação de jovens e adultos Ensino médio Interdisciplinarity Physics Art Youth and adults education High school |
title_short |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
title_full |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
title_fullStr |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
title_full_unstemmed |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
title_sort |
Práticas interdisciplinares na relação entre física e artes no contexto da educação de jovens e adultos: perspectivas e vivências de professores do ensino médio brasileiro |
author |
Araújo, Onélia Cilene Sales de |
author_facet |
Araújo, Onélia Cilene Sales de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Onélia Cilene Sales de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Física Artes Educação de jovens e adultos Ensino médio Interdisciplinarity Physics Art Youth and adults education High school |
topic |
Interdisciplinaridade Física Artes Educação de jovens e adultos Ensino médio Interdisciplinarity Physics Art Youth and adults education High school |
description |
Este estudo, de natureza qualitativa, teve como principal finalidade investigar as possibilidades da realização de práticas interdisciplinares entre as disciplinas de Física e de Artes na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio brasileiro. Nele participaram, através de entrevistas individuais semi-estruturadas, oito professores, quatro de Física e quatro de Artes, todos eles a ministrarem turmas de EJA em três escolas do município de Ananindeua, Pará, Brasil. A análise de conteúdo dos dados recolhidos permitiu inferir que ambos os grupos de participantes, apesar da escassa formação específica de que têm podido dispor, procuram, na medida do possível, realizar atividades interdisciplinares, mesmo em contexto de EJA. Apontaram, inclusivamente, efeitos positivos desse tipo de atividades, como seja o aumento das taxas de assiduidade, o desenvolvimento da competência interpretativa do aluno, além de sentirem que as aulas ficam mais produtivas e divertidas com motivacionais para os alunos. Manifestaram, contudo, insatisfação face a alguns obstáculos enfrentados, destacando a rigidez da estrutura curricular do sistema educativo brasileiro, caracterizado como complexo e demasiado fragmentado e a carga horária das disciplinas, a afetar de forma particularmente gravosa a disciplina de Artes; ### ABSTRACT: Cross-curricular practices in the relation between Physics and Art in the context of young and adult education: perspectives and experiences of Brazilian high school teachers The purpose of this work was to investigate the possibility of cross-curricular practice between Physics and Art subjects in the youth and adults education at Brazilian high schools. Four teachers of Art and four of physics participated on the work through individual semi-structured interviews. All of them were teaching physics and art subjects to classes of youth and adults education in three schools in Ananindeua city, State of Pará, Brazil. The results obtained allowed us to infer that both groups of participants, despite of its having had a bad specific education and training, were doing their best to make cross-curricular activities, even in the context of EJA. Teachers were supposed to have noticed positive effects of those type of activities on students learning, namely the increase of the attendance and the development of the interpretative competence of the students and a growing interest and motivation for their classes. They expressed, however, clear dissatisfaction regarding some obstacles faced, pointing out the rigidity of the curricular structure of the Brazilian education system, classifying it as complex and fragmented, and the workload of the subjects which seriously affects the subject of Art. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-26T16:56:42Z 2014-09-26 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/11478 http://hdl.handle.net/10174/11478 TID:201241749 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/11478 |
identifier_str_mv |
TID:201241749 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação oneliasal@hotmail.com 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136536296423424 |