A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abalos Junior, Jose Luis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251765
Resumo: Esse trabalho de conclusão inserido no curso de Licenciatura em Ciências Sociais busca refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, trazendo um relato de experiência de estágio docente na disciplina de sociologia. A história da EJA como ferramenta política educacional no estado brasileiro é repleta de disputas e olhares procuro relatar, colocando-os em articulação com uma prática docente que pude vivenciar junto a turma 101 da EJA da Escola Anne Frank, em Porto Alegre. Percebida como uma modalidade acolhedora de egressos do “ensino normal” a EJA pode ser entendida como um espaço marcado pela presença dos alunos que “não deram certo” em suas trajetórias educacionais. Esse trabalho busca uma perspectiva inversa: perceber a EJA como uma modalidade de ensino potente no qual se pode aprender e ensinar sociologia levando em conta as particularidades dos seus alunos e alunas. Por fim, demonstro como as questões curriculares e de (auto) avaliação são de importantes discursões sobre a EJA, e sobre a participação da sociologia como componente disciplinar.
id UFRGS-2_c0442615bbb97a8ad7d22cadf611eecb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251765
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Abalos Junior, Jose LuisSilva, Rosimeri Aquino da2022-11-24T04:47:51Z2022http://hdl.handle.net/10183/251765001153646Esse trabalho de conclusão inserido no curso de Licenciatura em Ciências Sociais busca refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, trazendo um relato de experiência de estágio docente na disciplina de sociologia. A história da EJA como ferramenta política educacional no estado brasileiro é repleta de disputas e olhares procuro relatar, colocando-os em articulação com uma prática docente que pude vivenciar junto a turma 101 da EJA da Escola Anne Frank, em Porto Alegre. Percebida como uma modalidade acolhedora de egressos do “ensino normal” a EJA pode ser entendida como um espaço marcado pela presença dos alunos que “não deram certo” em suas trajetórias educacionais. Esse trabalho busca uma perspectiva inversa: perceber a EJA como uma modalidade de ensino potente no qual se pode aprender e ensinar sociologia levando em conta as particularidades dos seus alunos e alunas. Por fim, demonstro como as questões curriculares e de (auto) avaliação são de importantes discursões sobre a EJA, e sobre a participação da sociologia como componente disciplinar.This work inserted in the Degree in Social Sciences seeks to reflect on Educação de Jovens e Adultos (EJA) in Brazil, bringing an experience report of teaching internship in the discipline of sociology. The history of EJA as an educational policy tool in the Brazilian state is full of disputes and perspectives I try to report, putting them in articulation with a teaching practice that I was able to experience with class 101 of EJA at Anne Frank School, in Porto Alegre. Perceived as a welcoming modality for graduates of “normal education”, EJA can be understood as a space marked by the presence of students who “did not work out” in their educational trajectories. This work seeks an inverse perspective: to perceive EJA as a powerful teaching modality in which sociology can be learned and taught, taking into account the particularities of its students. Finally, I demonstrate how curricular and (self) evaluation issues are of important discussion on EJA, and on the participation of sociology as a disciplinary component.application/pdfporEducação de jovens e adultosEnsino médioAlfabetizaçãoEnsino de sociologiaPolítica educacionalHigh SchoolLiteracySociologyYouthAdultsA Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-R2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153646.pdf.txt001153646.pdf.txtExtracted Texttext/plain106048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251765/2/001153646.pdf.txt32e8c67a97e863b372aef12969274d34MD52ORIGINAL001153646.pdfTexto completoapplication/pdf1508759http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251765/1/001153646.pdf00d2f8037301f245b464932f6c91e385MD5110183/2517652022-11-25 05:46:51.505562oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251765Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-25T07:46:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
title A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
spellingShingle A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
Abalos Junior, Jose Luis
Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Alfabetização
Ensino de sociologia
Política educacional
High School
Literacy
Sociology
Youth
Adults
title_short A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
title_full A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
title_fullStr A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
title_full_unstemmed A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
title_sort A Educação de Jovens e Adultos (EJA) : histórias, contextos e docência em sociologia
author Abalos Junior, Jose Luis
author_facet Abalos Junior, Jose Luis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abalos Junior, Jose Luis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
contributor_str_mv Silva, Rosimeri Aquino da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Alfabetização
Ensino de sociologia
Política educacional
topic Educação de jovens e adultos
Ensino médio
Alfabetização
Ensino de sociologia
Política educacional
High School
Literacy
Sociology
Youth
Adults
dc.subject.eng.fl_str_mv High School
Literacy
Sociology
Youth
Adults
description Esse trabalho de conclusão inserido no curso de Licenciatura em Ciências Sociais busca refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, trazendo um relato de experiência de estágio docente na disciplina de sociologia. A história da EJA como ferramenta política educacional no estado brasileiro é repleta de disputas e olhares procuro relatar, colocando-os em articulação com uma prática docente que pude vivenciar junto a turma 101 da EJA da Escola Anne Frank, em Porto Alegre. Percebida como uma modalidade acolhedora de egressos do “ensino normal” a EJA pode ser entendida como um espaço marcado pela presença dos alunos que “não deram certo” em suas trajetórias educacionais. Esse trabalho busca uma perspectiva inversa: perceber a EJA como uma modalidade de ensino potente no qual se pode aprender e ensinar sociologia levando em conta as particularidades dos seus alunos e alunas. Por fim, demonstro como as questões curriculares e de (auto) avaliação são de importantes discursões sobre a EJA, e sobre a participação da sociologia como componente disciplinar.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-24T04:47:51Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251765
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153646
url http://hdl.handle.net/10183/251765
identifier_str_mv 001153646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251765/2/001153646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251765/1/001153646.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 32e8c67a97e863b372aef12969274d34
00d2f8037301f245b464932f6c91e385
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447323550941184