Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Carla Patrícia Melício
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/95558
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_beb769590a0e9dea344e374ebefc8814
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/95558
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da AtualidadeTeaching of Mathematics: New Perspectives and Current ChallengesMatemáticaDocenteAlunosEstágio CurricularPedagogiaMathematicsTeacherStudentsCurricular InternshipPedagogyDissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaO Relatório de Estágio que aqui se inicia, redigido no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, compreende todas as atividades decorridas ao longo do Estágio Curricular, realizado no ano letivo 2020/2021, na Escola Secundária com 3º Ciclo D. Dinis, em Coimbra, cuja orientação científica foi da responsabilidade da Professora Doutora Helena Albuquerque, e orientação pedagógica da responsabilidade da Professora Sónia Florindo.No decorrer do Estágio Curricular, foi permitido à professora estagiária assumir a regência de uma turma de 8º ano, com supervisão da Orientadora Cooperante, e dar assistência à mesma nas turmas de 9º CEF (Curso de Educação e Formação) e 12º Ano do Curso de Ciências e Tecnologias. Durante esta experiência de prática letiva, a professora estagiária desenvolveu várias atividades, trabalhos e momentos de avaliação, que serão descritos em pormenor ao longo deste Relatório de Estágio.O documento está estruturado em capítulos, onde serão descritas, ao detalhe, todas as competências desenvolvidas e tarefas realizadas relacionadas com a prática letiva, desde a planificação de aulas à elaboração de momentos de avaliação, bem como a participação nas várias componentes de estrutura e organização inerentes ao normal funcionamento escolar, como as reuniões de Conselhos de Turma. Em modo de conclusão, será feita uma reflexão crítica sobre toda esta experiência no mundo escolar, relacionando com o universo do ensino e as suas metodologias atuais.The Internship Report that begins here, written as part of the Master's Degree in Mathematics Teaching at the Faculty of Science and Technology of the University of Coimbra, comprises all the activities carried out during the Curricular Internship, held in the 2020/2021 year, at the Secondary School with 3rd Cycle D. Dinis, in Coimbra, whose scientific supervision was the responsibility of Professor Helena Albuquerque, and pedagogical supervision of the responsibility of Teacher Sónia Florindo. During the Curricular Internship, the intern teacher was allowed to take over the regency of an 8th grade class, under the supervision of the Cooperating Supervisor, and assist her in the 9th CEF (Education and Training Course) and 12th Year of the Course Sciences and technologies. During this teaching practice experience, the intern teacher developed several activities, assignments and evaluation moments, which will be described in detail throughout this Internship Report. The document is structured in chapters, which will describe, in detail, all the skills developed and tasks performed related to the teaching practice, from the planning of classes to the preparation of evaluation moments, as well as participation in the various components of structure and organization inherent to normal school functioning, such as class council meetings. In conclusion, a critical reflection will be made on this entire experience in the school world, relating to the universe of teaching and its current methodologies.2021-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/95558http://hdl.handle.net/10316/95558TID:202753905porQueiroz, Carla Patrícia Melícioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:08:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/95558Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:01.802874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
Teaching of Mathematics: New Perspectives and Current Challenges
title Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
spellingShingle Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
Queiroz, Carla Patrícia Melício
Matemática
Docente
Alunos
Estágio Curricular
Pedagogia
Mathematics
Teacher
Students
Curricular Internship
Pedagogy
title_short Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
title_full Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
title_fullStr Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
title_full_unstemmed Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
title_sort Ensino da Matemática: Novas Perspetivas e Desafios da Atualidade
author Queiroz, Carla Patrícia Melício
author_facet Queiroz, Carla Patrícia Melício
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Carla Patrícia Melício
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Docente
Alunos
Estágio Curricular
Pedagogia
Mathematics
Teacher
Students
Curricular Internship
Pedagogy
topic Matemática
Docente
Alunos
Estágio Curricular
Pedagogia
Mathematics
Teacher
Students
Curricular Internship
Pedagogy
description Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Secundário apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/95558
http://hdl.handle.net/10316/95558
TID:202753905
url http://hdl.handle.net/10316/95558
identifier_str_mv TID:202753905
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134037851242496