Estudo exploratório da utilização de meios de promoção online e offline
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14802 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Estudo exploratório da utilização de meios de promoção online e offlineCanais de promoção digitalmeios tradicionaisexigências do consumidormarcasdigitalizaçãoinvestimentostransformação digitaltipo de produto/serviçoredes sociaisrentabilidadeOnline promotion channelsoffline mediaconsumer demandsbrandsdigitizationinvestmentsdigital transformationproduct / service typesocial networksprofitabilityMestrado em MarketingA crescente digitalização e penetração mobile estão a alterar o comportamento e hábitos do consumidor. Como consequência, as marcas estão a reagir e a alterar os investimentos e estratégias de marketing. Os orçamentos já não estão apenas focados nos meios tradicionais, assistindo-se a uma passagem e tendência de maior peso para o meio online. Esta dissertação analisou a perspetiva empresarial de utilização dos diferentes meios (online e tradicionais), procurando explorar as suas tendências futuras. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, e realizaram-se oito entrevistas a diretores e responsáveis de marketing de grandes empresas a operar em Portugal. Conclui-se que todas as organizações pretendem investir no meio online, e que a transformação digital é uma prioridade geral. As exigências do consumidor de maior personalização e relevância são acompanhadas pelo meio digital. As redes sociais são identificadas como o principal canal de utilização dos consumidores, e com a maior atratividade para as empresas. O programático é um dos canais digitais com maior interesse por parte dos anunciantes e de aposta futura. A televisão é ainda vista como um meio importante e que gera cobertura. A Rádio é considerada um meio de retorno e relevância para as marcas e que permite uma comunicação eficaz e criativa. A categoria do produto é identificada como fator de impacto na eficácia dos esforços publicitários. Como tal, os esforços devem estar adaptados ao tipo de produtos, especificações de cada meio e focados cada vez mais na rentabilidade.The growing digitization and mobile penetration are causing changes in consumer behavior and habits. As a consequence, brands are reacting to that and changing their investments and marketing strategies. Budgets are no longer just focused on traditional media, witnessing a transition and trend of greater weight for the online medium. This dissertation analyzes a business perspective of different media usage (online and offline), looking for new trends in the future. A qualitative methodology was used, with eight interviews done to the marketing directors of large companies operating in Portugal. It is concluded that all organizations intend to invest in the online, and that digital transformation is a general priority. Consumer demands of greater personalization and relevance are accompanied by the digital medium. Social networks are identified as the main channel of consumer usage, with a greater attractiveness to the companies. Programmatic is one of the digital channels with the biggest interest for advertisers and future bet. Television is still seen as an important medium that generates coverage. Radio is considered a mean of return and relevance for brands that enables effective and creative communication. The product category is identified as an impact factor on the effectiveness of advertising efforts. Therefore, marketing efforts must be adapted to the type of products, specifications of each means and more and more focused on the profitability.Instituto Superior de Economia e GestãoVeríssimo, JoséRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Leonor Caeiro Baptista2018-01-30T11:28:34Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14802porFernandes, Leonor Caeiro Baptista (2017). "Estudo exploratório da utilização de meios de promoção online e offline". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:49Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:35.965233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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