Analisando a eficácia percebida de plataformas de e-commerce (PEEP) no comportamento do consumidor no contexto da pandemia Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Paula Gabriel de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/11968
Resumo: O comércio eletrônico tem sido um grande colaborador na transformação digital da sociedade, visto que tem a capacidade de atrair a adesão da tecnologia por parte dos consumidores que queiram buscar conveniência, comodidade e economia. Associado ao último acontecimento transformador, uma pandemia inesperada de proporção global, este recurso passou a ser ainda mais explorado, divulgado e aperfeiçoado na busca de atender as necessidades de seus usuários. Sendo oportuno tentar extrair deste momento difícil para o mundo, que precisou se adaptar em todos os segmentos a conviver com esta agressiva e traiçoeira doença, ao mesmo tempo em que a tecnologia conquista cada vez mais espaço na vida das pessoas, a presente investigação busca atestar se a percepção dos consumidores que utilizam o comércio eletrônico sofre alguma interferência diante do efeito de medo que pandemia de Covid-19 despertou na sociedade. Para averiguar essas relações, fez-se conveniente testar um modelo já desenvolvido e utilizado, que trouxe resultados interessantes sobre esta relação no Vietnã no período inicial do surto da doença. Utilizando-se dos mesmos critérios e métodos, este trabalho replicou a mesma pesquisa no contexto socioeconômico do Brasil, identificando divergências nos resultados e apontando diferentes implicações gerenciais para o mercado online brasileiro. Enquanto no Vietnã confirmou-se o efeito moderador positivo do medo na relação entre a PEEP e benefícios econômicos, no Brasil não se constatou este efeito. Já na relação entre benefícios econômicos e consumo sustentável, atestou-se que o medo modera a relação, mas diferente do previsto, isto ocorre quando o efeito do medo da pandemia é menor.
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