Contributo para o estudo do desempenho linguístico de alunos dos 3.º e 4.º anos na expressão de nexos de causalidade/explicação em português
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/26786 |
Resumo: | O trabalho que se pretende apresentar é parte de um estudo em curso em que participam 209 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas do distrito de Coimbra, avaliados quanto ao seu desempenho linguístico na produção de frases complexas em língua materna. O conhecimento (meta)linguístico visado em tal estudo e na presente proposta de trabalho respeita à consciência sintática (Duarte 2010: 14) de alunos da faixa etária entre 8-10 anos na expressão de uma das relações lógicas mais comuns das experiências humanas, que é o nexo causa-efeito (Lopes 1971, p. 6). Muito embora a temática da coordenação e da subordinação adverbial causal não constitua matéria do currículo do 1.º ciclo do ensino básico, ela está presente em todos os conteúdos dos 3.º e 4.º anos que visam a produção escrita e estratégias de argumentação textual. Sabendo-se que a criança usa espontaneamente a conjunção porque desde os dois anos de idade, aproximadamente (Costa, Alexandre, Santos, & Soares 2008,p. 134), importa analisar os usos refletidos que alunos da idade escolar aqui prevista fazem de conetores tais como, porque, pois e até por para exprimir nexos de causalidade/explicação, e a sua consciencialização das diferenças que possuem tais unidades gramaticais na marcação de relações paratáticas e de dependência entre segmentos da frase. Os dados do estudo em curso mencionado permitirão fazer uma avaliação provisória do desempenho destes usos refletidos, e contribuir com dados teóricos e metodológicos do funcionalismo linguístico francês e espanhol para o já amplo elenco bibliográfico sobre o assunto em diversas línguas. Neste quadro teórico (Martinet 1985), conceitos operatórios como os de enunciado mínimo, expansão, determinação são pertinentes para a descrição do fenómeno da subordinação em geral, isto é, independentemente dos conteúdos de tempo, fim, condição, causa, etc. Por outro lado, a expressão da causa em particular (na sua pluralidade de significados) pode ser concebida ao nível de uma macrofunção (Hernández Alonso, 1996), de tipo periférico, cuja forma apresenta marcas prepositivas e conjuncionais de valor causal. |
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Contributo para o estudo do desempenho linguístico de alunos dos 3.º e 4.º anos na expressão de nexos de causalidade/explicação em portuguêsSintaxeSubordinação causalParataxeLinguística funcional1.º CEBO trabalho que se pretende apresentar é parte de um estudo em curso em que participam 209 alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade de escolas do distrito de Coimbra, avaliados quanto ao seu desempenho linguístico na produção de frases complexas em língua materna. O conhecimento (meta)linguístico visado em tal estudo e na presente proposta de trabalho respeita à consciência sintática (Duarte 2010: 14) de alunos da faixa etária entre 8-10 anos na expressão de uma das relações lógicas mais comuns das experiências humanas, que é o nexo causa-efeito (Lopes 1971, p. 6). Muito embora a temática da coordenação e da subordinação adverbial causal não constitua matéria do currículo do 1.º ciclo do ensino básico, ela está presente em todos os conteúdos dos 3.º e 4.º anos que visam a produção escrita e estratégias de argumentação textual. Sabendo-se que a criança usa espontaneamente a conjunção porque desde os dois anos de idade, aproximadamente (Costa, Alexandre, Santos, & Soares 2008,p. 134), importa analisar os usos refletidos que alunos da idade escolar aqui prevista fazem de conetores tais como, porque, pois e até por para exprimir nexos de causalidade/explicação, e a sua consciencialização das diferenças que possuem tais unidades gramaticais na marcação de relações paratáticas e de dependência entre segmentos da frase. Os dados do estudo em curso mencionado permitirão fazer uma avaliação provisória do desempenho destes usos refletidos, e contribuir com dados teóricos e metodológicos do funcionalismo linguístico francês e espanhol para o já amplo elenco bibliográfico sobre o assunto em diversas línguas. Neste quadro teórico (Martinet 1985), conceitos operatórios como os de enunciado mínimo, expansão, determinação são pertinentes para a descrição do fenómeno da subordinação em geral, isto é, independentemente dos conteúdos de tempo, fim, condição, causa, etc. Por outro lado, a expressão da causa em particular (na sua pluralidade de significados) pode ser concebida ao nível de uma macrofunção (Hernández Alonso, 1996), de tipo periférico, cuja forma apresenta marcas prepositivas e conjuncionais de valor causal.Porto, Escola Superior de Educação2020-02-05T14:35:27Z2020-02-052019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/26786http://hdl.handle.net/10174/26786porhttps://e68f2793-90ad-4ab1-8190-e7f2b864823b.filesusr.com/ugd/511b31_6d7b6525db8a46bc859867f3c1f8f5b6.pdfISBN: 978-972-8969-36-3simnaonaocf@uevora.ptnd618Fonseca, Maria do CéuCruz, Joaquina M. dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:21:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/26786Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:17:02.914900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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