Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bruno Filipe Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9711
Resumo: A eficiente gestão da cadeia de abastecimento surge como um dos principais factores para a manutenção da competitividade num mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e de oscilações face à conjuntura actual. Neste âmbito, passa a ser importante para as empresas procurar adaptar as suas práticas a novos desafios. A presente dissertação consiste na apresentação da cadeia de abastecimento da empresa Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A. na óptica da distribuição moderna, com principal foco no serviço de atendimento ao cliente, onde será alvo de um estudo e reflexão com a apresentação de melhorias nos processos logísticos. A tarefa inicial consistiu no estudo minucioso sobre os conceitos logísticos com especial incidência na gestão da cadeia de abastecimento e serviço ao cliente de forma a obter uma melhor percepção para responder às necessidades dos clientes da distribuição moderna. Este estudo permitiu assim adquirir um conhecimento alargado de modo a garantir uma análise mais crítica aquando da passagem para o terreno. Numa etapa mais desenvolvida do trabalho, após estudo e reflexão dos processos logísticos do serviço atendimento e backoffice da empresa, foram detectadas duas possibilidades de melhoria, em que as mesmas incidiram na criação de um portal para colocação de encomendas de clientes provenientes da HORECA que não são munidos de EDI. O portal foi idealizado conforme consta em anexo desta dissertação, bem como o seu suporte técnico onde demonstra ter todas as possibilidades de ser implementado caso a empresa assim o entenda. A outra sugestão apresentada foi a criação de uma ferramenta que permitisse obter informação sobre o status de entrega da encomenda. A mesma foi igualmente idealizada e munida do seu suporte técnico. Todo o trabalho desenvolvido, permitiu de uma forma geral apresentar a cadeia de abastecimento da Unicer e com o principal intuito a modernização do serviço ao cliente de sistemas mais ágeis e inovadores de forma a poder acompanhar as tendências do mercado, como tem a empresa vindo a fazer em todos os seus anos de existência.
id RCAP_bec9faf99fa07be83c34d1c9d3dbb915
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/9711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição modernaCadeia de abastecimentoSupply chainLogísticaGestãoA eficiente gestão da cadeia de abastecimento surge como um dos principais factores para a manutenção da competitividade num mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e de oscilações face à conjuntura actual. Neste âmbito, passa a ser importante para as empresas procurar adaptar as suas práticas a novos desafios. A presente dissertação consiste na apresentação da cadeia de abastecimento da empresa Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A. na óptica da distribuição moderna, com principal foco no serviço de atendimento ao cliente, onde será alvo de um estudo e reflexão com a apresentação de melhorias nos processos logísticos. A tarefa inicial consistiu no estudo minucioso sobre os conceitos logísticos com especial incidência na gestão da cadeia de abastecimento e serviço ao cliente de forma a obter uma melhor percepção para responder às necessidades dos clientes da distribuição moderna. Este estudo permitiu assim adquirir um conhecimento alargado de modo a garantir uma análise mais crítica aquando da passagem para o terreno. Numa etapa mais desenvolvida do trabalho, após estudo e reflexão dos processos logísticos do serviço atendimento e backoffice da empresa, foram detectadas duas possibilidades de melhoria, em que as mesmas incidiram na criação de um portal para colocação de encomendas de clientes provenientes da HORECA que não são munidos de EDI. O portal foi idealizado conforme consta em anexo desta dissertação, bem como o seu suporte técnico onde demonstra ter todas as possibilidades de ser implementado caso a empresa assim o entenda. A outra sugestão apresentada foi a criação de uma ferramenta que permitisse obter informação sobre o status de entrega da encomenda. A mesma foi igualmente idealizada e munida do seu suporte técnico. Todo o trabalho desenvolvido, permitiu de uma forma geral apresentar a cadeia de abastecimento da Unicer e com o principal intuito a modernização do serviço ao cliente de sistemas mais ágeis e inovadores de forma a poder acompanhar as tendências do mercado, como tem a empresa vindo a fazer em todos os seus anos de existência.The efficient supply chain management arises as one of the principal factors for maintaining the competition in a market that is increasingly competitive and with oscillations in the actual conjuncture. In this range, it is getting important for the companies to try to adapt their practices to the new challenges. This dissertation consists in the presentation of the supply chain of the company Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A., in the perspective of modern distribution, with principal focus on the customer service, which will be subject of a study and reflection with the presentation of improvements in the logistic processes. The initial task consisted of detailed study on the logistic concepts with particular focus on supply chain management and customer service to obtain a better perception to respond to the needs of the customers from the modern distribution. Thus, this study allowed to acquire a broad knowledge in order to ensure a more critical analysis during the transition on the ground. At a more developed level of the work, and after the study and reflection of the companies’ logistic processes of the customer and back office service, there were identified two possibilities of improvement, which focused in creation of a site for placing orders from customers of the HORECA sector, not provided with EDI. The site was designed as attachment of this dissertation, as well as his technical support which demonstrates to have all the possibilities to be implemented if the company approves. The other suggestion was to create a tool that would allow to obtain information about the delivery status of the order. This was also designed and provided with his technical support. All developed work allowed a general presentation of the supply chain of Unicer and with the main objective to modernize the customer service with more agile and innovative systems in order to be able to follow market trends, as the company has been doing in all its years of existence.Pinho, Tiago Miguel Santa Rita Simões deLima, Jonas André Rodrigues Henriques deMartins, Jorge Manuel GonçalvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSoares, Bruno Filipe Vieira2017-03-24T12:24:09Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9711TID:202765717porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:51:10Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:14.420538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
title Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
spellingShingle Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
Soares, Bruno Filipe Vieira
Cadeia de abastecimento
Supply chain
Logística
Gestão
title_short Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
title_full Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
title_fullStr Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
title_full_unstemmed Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
title_sort Cadeia de abastecimento da Unicer na óptica da distribuição moderna
author Soares, Bruno Filipe Vieira
author_facet Soares, Bruno Filipe Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Tiago Miguel Santa Rita Simões de
Lima, Jonas André Rodrigues Henriques de
Martins, Jorge Manuel Gonçalves
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Bruno Filipe Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Cadeia de abastecimento
Supply chain
Logística
Gestão
topic Cadeia de abastecimento
Supply chain
Logística
Gestão
description A eficiente gestão da cadeia de abastecimento surge como um dos principais factores para a manutenção da competitividade num mercado que se apresenta cada vez mais competitivo e de oscilações face à conjuntura actual. Neste âmbito, passa a ser importante para as empresas procurar adaptar as suas práticas a novos desafios. A presente dissertação consiste na apresentação da cadeia de abastecimento da empresa Unicer – Distribuição de Bebidas, S.A. na óptica da distribuição moderna, com principal foco no serviço de atendimento ao cliente, onde será alvo de um estudo e reflexão com a apresentação de melhorias nos processos logísticos. A tarefa inicial consistiu no estudo minucioso sobre os conceitos logísticos com especial incidência na gestão da cadeia de abastecimento e serviço ao cliente de forma a obter uma melhor percepção para responder às necessidades dos clientes da distribuição moderna. Este estudo permitiu assim adquirir um conhecimento alargado de modo a garantir uma análise mais crítica aquando da passagem para o terreno. Numa etapa mais desenvolvida do trabalho, após estudo e reflexão dos processos logísticos do serviço atendimento e backoffice da empresa, foram detectadas duas possibilidades de melhoria, em que as mesmas incidiram na criação de um portal para colocação de encomendas de clientes provenientes da HORECA que não são munidos de EDI. O portal foi idealizado conforme consta em anexo desta dissertação, bem como o seu suporte técnico onde demonstra ter todas as possibilidades de ser implementado caso a empresa assim o entenda. A outra sugestão apresentada foi a criação de uma ferramenta que permitisse obter informação sobre o status de entrega da encomenda. A mesma foi igualmente idealizada e munida do seu suporte técnico. Todo o trabalho desenvolvido, permitiu de uma forma geral apresentar a cadeia de abastecimento da Unicer e com o principal intuito a modernização do serviço ao cliente de sistemas mais ágeis e inovadores de forma a poder acompanhar as tendências do mercado, como tem a empresa vindo a fazer em todos os seus anos de existência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2017-03-24T12:24:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/9711
TID:202765717
url http://hdl.handle.net/10400.22/9711
identifier_str_mv TID:202765717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131398793068544