A experiência de um curso de literatura universal no ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.478 |
Resumo: | O artigo discute a concepção do curso “Literatura Universal dos Últimos Trezentos Anos”, ministrado entre 2005 e 2009 para alunos do ensino médio do então CEFET-SP, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serviram como concepções metodológicas, inicialmente, certos postulados teóricos de Satre e Merleau-Ponty, que foram articulados à experiência prática e à fundamentação teórica dos autores deste artigo, bem como às ideias e concepções de ensaísticas de diversas matrizes, em alguns pontos até aparentemente antagônicas, mas que produziram práticas dialógicas inesperadamente novas, fundadoras e relevantes, como as dos diálogos que se estabeleceram entre as obras de Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia e Ítalo Calvino. O curso, em razão de sua abertura, possibilitou na prática a ampliação de repertório e de bagagem cultural, a incorporação estilística e de procedimentos redacionais criativos de alunos com produção textual e/ou analítica promissora, a produção de intertextualidades e a discussão do cânone sob várias perspectivas. |
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A experiência de um curso de literatura universal no ensino médioNúmero 19 - O ensino da língua portuguesa: bases epistemológicas, objectivos e conteúdos.O artigo discute a concepção do curso “Literatura Universal dos Últimos Trezentos Anos”, ministrado entre 2005 e 2009 para alunos do ensino médio do então CEFET-SP, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Serviram como concepções metodológicas, inicialmente, certos postulados teóricos de Satre e Merleau-Ponty, que foram articulados à experiência prática e à fundamentação teórica dos autores deste artigo, bem como às ideias e concepções de ensaísticas de diversas matrizes, em alguns pontos até aparentemente antagônicas, mas que produziram práticas dialógicas inesperadamente novas, fundadoras e relevantes, como as dos diálogos que se estabeleceram entre as obras de Mikhail Bakhtin, Eric Auerbach, Roland Barthes, Ezra Pound, Haroldo de Campos, Antônio Cândido, Ricardo Piglia e Ítalo Calvino. O curso, em razão de sua abertura, possibilitou na prática a ampliação de repertório e de bagagem cultural, a incorporação estilística e de procedimentos redacionais criativos de alunos com produção textual e/ou analítica promissora, a produção de intertextualidades e a discussão do cânone sob várias perspectivas.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2011-11-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.478por1646-2335Püschel, Raul de SouzaCorvacho, SuelySouto, Carla Cristina Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:08:57Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:40.690609Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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