Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10545 |
Resumo: | O presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”. |
id |
RCAP_bee952bc2749f4b00122c0d0bd9b9ac7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10545 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprenderPrática educativaReflexãoInvestigaçãoIdentidade profissionalLiteracia CientíficaEducational practiceReflectioninvestigationProfessional identityScientific LiteracyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”.This internship report has as major reason to describe and reflect about the evolutionary course I have made as a Educational Master Student during the curricular unity of Supervised Teaching Practice, one of the most wanted stages by students who dream to be teachers. During this particular phase we start to build a professional identity, being guided by expectations and findings about the professionalism of teaching, in order to mobilize and articulate scientific, educational and pedagogical knowledge. This adventure, lined with the willing to grow and evolve, professionally and personally, gets stronger in an educational context and allows reflecting on the many dimensions that creates a good teacher profile. Along this journey, the role of the cooperatives guiding teachers, institutional supervisors and pedagogical teams was fundamental and necessary in order to enable the development of a collaborative and reflexive work. This present work has also an investigative aspect needed to be pointed, which made visible another role performed by the professors. In this investigative project is approached the Scientific Literacy progress as a relevant factor to educate critical/argumentative and reflexive citizens, believing that they will become more actives. At the end of this journey, this master student has the conviction that there is still a lot to learn and build. Furthermore, points the importance of a contextualized and meaningful teaching to the students which made sense to this document title “The adventure of teaching and learning”.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José AlexandreCardia, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessoa, Patrícia Alexandra Fonseca2017-11-27T11:57:32Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10545TID:201765276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:57.010650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
title |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
spellingShingle |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca Prática educativa Reflexão Investigação Identidade profissional Literacia Científica Educational practice Reflection investigation Professional identity Scientific Literacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
title_full |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
title_fullStr |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
title_sort |
Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender |
author |
Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca |
author_facet |
Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, José Alexandre Cardia, Pedro Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa Reflexão Investigação Identidade profissional Literacia Científica Educational practice Reflection investigation Professional identity Scientific Literacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa Reflexão Investigação Identidade profissional Literacia Científica Educational practice Reflection investigation Professional identity Scientific Literacy Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27T11:57:32Z 2017 2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/10545 TID:201765276 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/10545 |
identifier_str_mv |
TID:201765276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131405382320128 |