Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10545
Resumo: O presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”.
id RCAP_bee952bc2749f4b00122c0d0bd9b9ac7
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/10545
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprenderPrática educativaReflexãoInvestigaçãoIdentidade profissionalLiteracia CientíficaEducational practiceReflectioninvestigationProfessional identityScientific LiteracyDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”.This internship report has as major reason to describe and reflect about the evolutionary course I have made as a Educational Master Student during the curricular unity of Supervised Teaching Practice, one of the most wanted stages by students who dream to be teachers. During this particular phase we start to build a professional identity, being guided by expectations and findings about the professionalism of teaching, in order to mobilize and articulate scientific, educational and pedagogical knowledge. This adventure, lined with the willing to grow and evolve, professionally and personally, gets stronger in an educational context and allows reflecting on the many dimensions that creates a good teacher profile. Along this journey, the role of the cooperatives guiding teachers, institutional supervisors and pedagogical teams was fundamental and necessary in order to enable the development of a collaborative and reflexive work. This present work has also an investigative aspect needed to be pointed, which made visible another role performed by the professors. In this investigative project is approached the Scientific Literacy progress as a relevant factor to educate critical/argumentative and reflexive citizens, believing that they will become more actives. At the end of this journey, this master student has the conviction that there is still a lot to learn and build. Furthermore, points the importance of a contextualized and meaningful teaching to the students which made sense to this document title “The adventure of teaching and learning”.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoPinto, José AlexandreCardia, PedroRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPessoa, Patrícia Alexandra Fonseca2017-11-27T11:57:32Z201720172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10545TID:201765276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:52:04Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10545Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:30:57.010650Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
title Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
spellingShingle Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca
Prática educativa
Reflexão
Investigação
Identidade profissional
Literacia Científica
Educational practice
Reflection
investigation
Professional identity
Scientific Literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
title_full Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
title_fullStr Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
title_full_unstemmed Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
title_sort Relatório de Estágio: A aventura de ensinar e aprender
author Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca
author_facet Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, José Alexandre
Cardia, Pedro
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessoa, Patrícia Alexandra Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa
Reflexão
Investigação
Identidade profissional
Literacia Científica
Educational practice
Reflection
investigation
Professional identity
Scientific Literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa
Reflexão
Investigação
Identidade profissional
Literacia Científica
Educational practice
Reflection
investigation
Professional identity
Scientific Literacy
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio tem como principal função descrever e refletir sobre o percurso evolutivo da mestranda na unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada, uma das etapas mais aguardadas pelos estudantes que sonham ser professores. É nesta fase que se constrói continuamente a identidade profissional, sendo guiada por expectativas e descobertas acerca da profissionalidade docente, mobilizando e articulando saberes científicos, didáticos e pedagógicos. Esta aventura, pautada pela vontade de crescer e evoluir, tanto a nível profissional como pessoal, ganha força em contexto educativo e possibilita a reflexão sobre as diversas dimensões que abrangem o perfil de um bom professor. Ao longo deste percurso o papel de professores orientadores cooperantes, de supervisores institucionais e do par pedagógico foi preponderante e essencial, permitindo o desenvolvimento de um trabalho colaborativo e reflexivo. Realça-se o cariz investigativo, que o presente trabalho também apresenta, tornando visível outro papel desempenhado por docentes. Neste projeto é abordado o desenvolvimento da Literacia Científica como um fator relevante para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, acreditando que consequentemente se tornarão ativos. No final deste percurso a mestranda têm a convicção de que há muito mais para aprender e construir. Assim, evidencia a importância de um ensino contextualizado e com significado para o estudante, para que se possa dar sentido ao título atribuído a este documento “A Aventura de Ensinar e Aprender”.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-27T11:57:32Z
2017
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/10545
TID:201765276
url http://hdl.handle.net/10400.22/10545
identifier_str_mv TID:201765276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131405382320128