Relatório de Estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Patrícia Sofia Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18208
Resumo: O presente relatório de estágio delineia a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde a colaboração se assumiu como um elemento central na construção de um perfil duplo de docente inovador. À vista disso,a elaboração deste documento possibilitou um maior enriquecimento do quadro conceptual teórico, contribuindo para o desenvolvimento de uma prática educativa mais rica e reflexiva, através da mobilização e aquisição de saberes. Ademais, importa destacar a pertinência da utilização da Metodologia de Investigação­ Ação que, pelas suas etapas dinâmicas, cíclicas e indivisíveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização de inúmeros saberes, visando o desenvolvimento de uma prática reflexiva mais contextualizada e com significado para as crianças e para a futura docente, permitindo responder aos interesses e às dificuldades observadas. Neste seguimento, as práticas educativas desenvolvidas em ambos os níveis educativos, basearam-se na promoção de aprendizagens significativas recorrendo-se a metodologias ativas que privilegiam a voz da criança e defendem um perfil humanista do currículo. Desta forma, tal como destacado pela Metodologia de Trabalho por Projeto, este tipo de práticas insere-se no paradigma socioconstrutivista, percecionando a criança como um agente central e ativo na (co)construção das suas próprias aprendizagens, sendo o docente um orientador desse processo. Assim, este mestrado que habilita para um perfil duplo permitiu o desenvolvimento de competências para a docência na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo, portanto, necessário um conhecimento aprofundado relativamente a ambos os níveis educativos.
id RCAP_d67cdb6a15b9d52e2a8bd1d9260e5270
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/18208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de EstágioCriançaPrática educativa supervisionadaMetodologia de investigação-açãoReflexãoChildSupervised educational practiceMethodology investigation-actionReflectionO presente relatório de estágio delineia a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde a colaboração se assumiu como um elemento central na construção de um perfil duplo de docente inovador. À vista disso,a elaboração deste documento possibilitou um maior enriquecimento do quadro conceptual teórico, contribuindo para o desenvolvimento de uma prática educativa mais rica e reflexiva, através da mobilização e aquisição de saberes. Ademais, importa destacar a pertinência da utilização da Metodologia de Investigação­ Ação que, pelas suas etapas dinâmicas, cíclicas e indivisíveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização de inúmeros saberes, visando o desenvolvimento de uma prática reflexiva mais contextualizada e com significado para as crianças e para a futura docente, permitindo responder aos interesses e às dificuldades observadas. Neste seguimento, as práticas educativas desenvolvidas em ambos os níveis educativos, basearam-se na promoção de aprendizagens significativas recorrendo-se a metodologias ativas que privilegiam a voz da criança e defendem um perfil humanista do currículo. Desta forma, tal como destacado pela Metodologia de Trabalho por Projeto, este tipo de práticas insere-se no paradigma socioconstrutivista, percecionando a criança como um agente central e ativo na (co)construção das suas próprias aprendizagens, sendo o docente um orientador desse processo. Assim, este mestrado que habilita para um perfil duplo permitiu o desenvolvimento de competências para a docência na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo, portanto, necessário um conhecimento aprofundado relativamente a ambos os níveis educativos.This internship report outlines the Supervised Educational Practice developed in the context of Preschool Education and Primary School, where collaboration was assumed as a central element in the construction of a double profile of an innovative teacher.ln view of this, the elaboration of this document has enabled a greater enrichment of the theoretical conceptual framework, contributing to the development of a richer and more reflective educational practice, through the mobilization and acquisition of knowledge. Furthermore, it is important to highlight the relevance of the use of the Action-Research Methodology which, due to its dynamic, cyclical and indivisible stages of observation, planning, action, reflection and evaluation, enabled the mobilization of numerous knowledge, aiming at the development of a more contextualized and meaningful reflective practice for the children and the future teacher, allowing for a response to the interests and difficulties observed. Therefore, the educational practices developed in both educationallevels were based on the promotion of significant learning using active methodologies that favor the voice of the child and defend a humanistic profile of the curriculum. Thus, as highlighted by the Project Work Methodology, this type of practice falls within the social constructivist paradigm, seeing the child as a central and active agent in the (co)construction of their own learning, with the teacher guiding this process. Thus, this master's degree, which qualifies for a double profile, allowed the development of teaching skills in Pre-School Education and Primary School Teaching, thus requiring in-depth knowledge of both educationallevels.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMarta, Maria Margarida CamposQuadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoRodrigues, Patrícia Sofia Azevedo2021-07-29T13:19:36Z202120212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/18208TID:202775909porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:12Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/18208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:37:48.821555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio
title Relatório de Estágio
spellingShingle Relatório de Estágio
Rodrigues, Patrícia Sofia Azevedo
Criança
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Reflexão
Child
Supervised educational practice
Methodology investigation-action
Reflection
title_short Relatório de Estágio
title_full Relatório de Estágio
title_fullStr Relatório de Estágio
title_full_unstemmed Relatório de Estágio
title_sort Relatório de Estágio
author Rodrigues, Patrícia Sofia Azevedo
author_facet Rodrigues, Patrícia Sofia Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marta, Maria Margarida Campos
Quadros-Flores, Paula Maria Gonçalves Alves de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Patrícia Sofia Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Reflexão
Child
Supervised educational practice
Methodology investigation-action
Reflection
topic Criança
Prática educativa supervisionada
Metodologia de investigação-ação
Reflexão
Child
Supervised educational practice
Methodology investigation-action
Reflection
description O presente relatório de estágio delineia a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde a colaboração se assumiu como um elemento central na construção de um perfil duplo de docente inovador. À vista disso,a elaboração deste documento possibilitou um maior enriquecimento do quadro conceptual teórico, contribuindo para o desenvolvimento de uma prática educativa mais rica e reflexiva, através da mobilização e aquisição de saberes. Ademais, importa destacar a pertinência da utilização da Metodologia de Investigação­ Ação que, pelas suas etapas dinâmicas, cíclicas e indivisíveis de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, possibilitou a mobilização de inúmeros saberes, visando o desenvolvimento de uma prática reflexiva mais contextualizada e com significado para as crianças e para a futura docente, permitindo responder aos interesses e às dificuldades observadas. Neste seguimento, as práticas educativas desenvolvidas em ambos os níveis educativos, basearam-se na promoção de aprendizagens significativas recorrendo-se a metodologias ativas que privilegiam a voz da criança e defendem um perfil humanista do currículo. Desta forma, tal como destacado pela Metodologia de Trabalho por Projeto, este tipo de práticas insere-se no paradigma socioconstrutivista, percecionando a criança como um agente central e ativo na (co)construção das suas próprias aprendizagens, sendo o docente um orientador desse processo. Assim, este mestrado que habilita para um perfil duplo permitiu o desenvolvimento de competências para a docência na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo, portanto, necessário um conhecimento aprofundado relativamente a ambos os níveis educativos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-29T13:19:36Z
2021
2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/18208
TID:202775909
url http://hdl.handle.net/10400.22/18208
identifier_str_mv TID:202775909
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131468150079488