Empreendedorismo de base tecnológica : o estudo de caso do Instituto Pedro Nunes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4621 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 20 de fevereiro de 2018, Universidade dos Açores. |
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Empreendedorismo de base tecnológica : o estudo de caso do Instituto Pedro NunesInstituto Pedro NunesEmpreendedorismoIncubadora de EmpresasServiços de Valor AcrescentadoBusiness IncubatorsEntrepreneurshipStartupsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 20 de fevereiro de 2018, Universidade dos Açores.O empreendedorismo é um fenómeno atual à escala global, está na moda e é um conceito atualmente invocado nas mais variadas esferas políticas e económicas dos países. Este conceito é encarado como a solução milagrosa para o crescimento e prosperidade económica das nações. As primeiras referências ao empreendedorismo já não são atuais e o conceito e a atividade empreendedora ganharam novas proporções no decorrer do século XX, com expoente máximo nos Estados Unidos da América, e atualizações muito relevantes no século XXI. As novas atualizações, no que ao empreendedorismo diz respeito, no presente século prendem-se, sobretudo, com questões de coesão, desemprego, desinvestimento e agravamento da crise na Europa. O empreendedorismo passou a ser uma bandeira política da União Europeia, descrita e assinada no Tratado de Lisboa, como uma das vias para o desenvolvimento económico, criação de riqueza, fixação e criação de empregos de talentos qualificados e recuperação da coesão social. Não descurando o conceito de empreendedorismo, este trabalho promove a investigação de um dos fenómenos/medidas ex-ante para o fomento do empreendedorismo no União Europeia: as incubadoras de empresas e, mais concretamente, o Instituto Pedro Nunes. Portugal tem-se revelado um dos países onde o empreendedorismo tem crescido exponencialmente muito devido a uma alteração de política que encara o empreendedorismo como uma oportunidade para o desenvolvimento económico. O Instituto Pedro Nunes, incubadora de empresas criada em 1996 fruto de uma parceria entre a Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra, foi em 2010 considerada a melhor incubadora de base tecnológica do mundo. O empreendedorismo é hoje tema de estudo de muitos atores nacionais como Marques (2005 e 2009) e Caetano (2012) em que abordam as infraestruturas facilitadoras e promotoras do empreendedorismo como entidades essenciais no processo empreendedor e identificam a quantidade e diversidade dos serviços promovidos para apoiar empreendedores. Este estudo pretende investigar sobre o case study que é o Instituto Pedro Nunes e identificar quais os serviços mais importantes e utilizados pelos empreendedores que escolhem o IPN como incubadora de empresas para os ajudar a desenvolver as suas ideias de negócio e fazer crescer as suas empresas.ABSTRACT: Entrepreneurship is a current phenomenon on a global scale. It is fashionable and is a concept currently invoked in the most varied political and economic spheres of the countries. This concept is regarded as the miracle solution to the growth and economic prosperity of nations. The first references to entrepreneurship are no longer current and the concept and entrepreneurial activity gained new proportions during the twentieth century, with maximum exponential in the United States of America, and new updates in the 21st century. The new developments in entrepreneurship in the present century are mainly related to issues of cohesion, unemployment, disinvestment and aggravation of the crisis in Europe. Entrepreneurship has become a political flag of the European Union, described and signed in the Treaty of Lisbon, as one of the means for economic development, wealth creation, job creation and creation of skilled talent and recovery of social cohesion. Not disregarding the concept of entrepreneurship, this work promotes the investigation of one of the phenomena / ex-ante measures for the promotion of entrepreneurship in the European Union: business incubators and, more specifically, the Pedro Nunes Institute. Portugal has proved to be one of the countries where entrepreneurship has grown exponentially much due to a policy change that views entrepreneurship as an opportunity for economic development. The Pedro Nunes Institute, a business incubator created in 1996 by a partnership between the University of Coimbra and Coimbra City Council, was considered the best technology-based incubator in the world in 2010. Entrepreneurship is now the subject of study by many national actors such as Marques (2005 and 2009) and Caetano (2012) in which they approach entrepreneurship facilitators and entrepreneurs as essential entities in the entrepreneurial process and identify the quantity and diversity of the services promoted to support Entrepreneurs. This study intends to investigate about the case study that is the Pedro Nunes Institute and to identify which services are most important and used by the entrepreneurs who choose IPN as incubator of companies that help them to develop their business ideas and to grow their companies.Faria, Sandra DiasRepositório da Universidade dos AçoresValadão, Rui Adriano dos Santos2018-03-23T13:23:15Z2018-02-202018-02-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4621201875543porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:51Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:59.010830Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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