A transferência da aprendizagem: O papel preditor das características individuais e do design da formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borralho, Ana Patrícia Lopes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/19443
Resumo: O propósito da presente investigação é contribuir para o conhecimento dos fatores que afetam a transferência da formação para o local de trabalho. Para tal, procurou-se estudar o efeito a curto prazo dos programas de formação na eficácia organizacional. No modelo em análise foram consideradas as variáveis Expectativa de resultados, Crença de autoeficácia, Motivação para transferir e Perceção de utilidade de conteúdo e o seu papel preditor relativamente à Transferência realizada. Neste sentido, participaram no estudo 130 colaboradores de 23 empresas de diferentes setores em Portugal. A recolha dos dados foi feita através da aplicação de três questionários aplicados antes, no final e quatro semanas após a formação, tendo por base algumas das dimensões desenvolvidas na literatura. A análise do modelo permitiu concluir que existe uma relação positiva e significativa entre as variáveis Expectativa de resultados, Motivação para transferir, Perceção de utilidade de conteúdo e a Transferência realizada. Contudo, apesar do esperado, a variável Crença de autoeficácia não revelou estar significativamente relacionada com a transferência. O principal contributo do estudo centra-se no facto de se tratar de uma abordagem de caráter longitudinal e ter em conta variáveis de características individuais e design da formação como preditoras para a transferência realizada. O estudo permitiu contribuir não só para a literatura empírica da transferência da formação em Portugal, como também para que as empresas tenham mais conhecimento sobre o tema e consigam desenvolver estratégias que influenciem as variáveis em questão e aumentem a eficácia da formação.
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