Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucas, Margarida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bem-Haja, Pedro, Moreira, António, Costa, Nilza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/31848
Resumo: Este artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.
id RCAP_bf14b24e4f5d0eb08ee1f202d3e61b81
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/31848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?DigCompImpactoAvaliaçãoLiteracia digitalInformaçãoComunicaçãoColaboraçãoEste artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.This article presents results on the impact of the use of tablets in the development of lower secondary students’ digital competence, regarding Information and data literacy and Communicaiton and collaboration, within the scope of a one-to-one (1:1) educational project. The case study adopted and adapted the European Digital Competence Framework for Citizens as background and guidance for the construction of data collection instruments. The data were collected through a questionnaire and focus groups. Results suggest a reduced impact of the use of tablets on the development of competences under study and point to reasons that may be underlying it (for example, how tablets were used by the teachers). In this sense, the article suggests recommendations for a more efficient use of tablets and indicates directions for future research.CIES-IUL Centro de Investigação e Estudos de Sociologia2021-08-25T09:09:39Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31848por1646-595410.15847/obsOBS13320191453Lucas, MargaridaBem-Haja, PedroMoreira, AntónioCosta, Nilzainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:28Zoai:ria.ua.pt:10773/31848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:38.498201Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
title Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
spellingShingle Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
Lucas, Margarida
DigComp
Impacto
Avaliação
Literacia digital
Informação
Comunicação
Colaboração
title_short Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
title_full Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
title_fullStr Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
title_full_unstemmed Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
title_sort Utilização de tablets e desenvolvimento de competências digitais: que impacto?
author Lucas, Margarida
author_facet Lucas, Margarida
Bem-Haja, Pedro
Moreira, António
Costa, Nilza
author_role author
author2 Bem-Haja, Pedro
Moreira, António
Costa, Nilza
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucas, Margarida
Bem-Haja, Pedro
Moreira, António
Costa, Nilza
dc.subject.por.fl_str_mv DigComp
Impacto
Avaliação
Literacia digital
Informação
Comunicação
Colaboração
topic DigComp
Impacto
Avaliação
Literacia digital
Informação
Comunicação
Colaboração
description Este artigo debruça-se sobre o impacto da utilização de tablets no desenvolvimento de competências digitais, especificamente nas áreas de Literacia de informação e de dados e de Comunicação e colaboração, de 80 alunos do 3.º ciclo do ensino básico de dois agrupamentos de escola da zona centro de Portugal, no âmbito de um projeto educativo de um-para-um (1:1). Trata-se de um estudo de caso enquadrado pelo DigComp, Quadro Europeu de Competência Digital para Cidadãos, enquanto referencial para a construção dos instrumentos de recolha de dados e sua interpretação. Os dados foram recolhidos por questionário e focus groups. Os resultados sugerem um reduzido impacto da utilização de tablets ao nível do desenvolvimento das competências digitais estudadas, e apontam para razões que lhe podem estar subjacentes (por exemplo, a forma como os tablets foram utilizados pelos professores). Neste sentido são sugeridas recomendações para um uso mais eficaz de tablets e, atendendo ao contexto em que o estudo foi realizado, são também indicados caminhos para investigações futuras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2021-08-25T09:09:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/31848
url http://hdl.handle.net/10773/31848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-5954
10.15847/obsOBS13320191453
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
publisher.none.fl_str_mv CIES-IUL Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137691805155328