Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Sara Dias
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santo, Eniel do Espírito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Práxis Educacional (Online)
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336
Resumo: O uso de tecnologias digitais em ambientes educativos tem vindo a ser discutido nos últimos anos, dando destaque à necessidade de formação adequada para que este uso proporcione uma efetiva melhoria dos processos educativos e potencie as aprendizagens dos estudantes. Quando a pandemia da Covid-19 obrigou as instituições de ensino a encerrar as portas físicas, o projeto que se apresenta neste trabalho encontrava-se em curso e tinha por objetivo avaliar o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), para de seguida organizar formação docente adequada ao suprimento das necessidades verificadas no corpo docente daquela instituição. A pandemia, e a consequente necessidade de aposta num ensino digital de qualidade acelerou o trabalho do projeto em curso, para que a referida formação fosse preparada e adequada às necessidades decorrentes da continuidade de um ensino completamente a distância. Os resultados deste estudo mostraram as fragilidades dos 182 docentes respondentes, em particular na área da avaliação da aprendizagem, levando à preparação de formação docente que se encontra já em fase de implementação na UFRB.
id UESB-7_d932631d403b475260bca958eb224e12
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8336
network_acronym_str UESB-7
network_name_str Práxis Educacional (Online)
repository_id_str
spelling Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação DigcompeduCompetencias digitales de los profesores universitarios en tiempos de pandemia: análisis de autoevaluación Digcompedu Professor’s digital competences in pandemic times: Digcompedu self-assessment analysisCompetências digitaisCOVID-19DigCompEduCompetencias DigitalesCOVID19DigCompEduDigital CompetencesCOVID19DigCompEduO uso de tecnologias digitais em ambientes educativos tem vindo a ser discutido nos últimos anos, dando destaque à necessidade de formação adequada para que este uso proporcione uma efetiva melhoria dos processos educativos e potencie as aprendizagens dos estudantes. Quando a pandemia da Covid-19 obrigou as instituições de ensino a encerrar as portas físicas, o projeto que se apresenta neste trabalho encontrava-se em curso e tinha por objetivo avaliar o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), para de seguida organizar formação docente adequada ao suprimento das necessidades verificadas no corpo docente daquela instituição. A pandemia, e a consequente necessidade de aposta num ensino digital de qualidade acelerou o trabalho do projeto em curso, para que a referida formação fosse preparada e adequada às necessidades decorrentes da continuidade de um ensino completamente a distância. Os resultados deste estudo mostraram as fragilidades dos 182 docentes respondentes, em particular na área da avaliação da aprendizagem, levando à preparação de formação docente que se encontra já em fase de implementação na UFRB.The use of digital technologies in educational environments has been largely discussed in recent years, highlighting the need for adequate training so that its use can provide an effective improvement of educational processes and enhance student learning. When the Covid-19 pandemic forced educational institutions to close their physical doors, the research presented in this work was in progress and aimed to assess the level of digital skills of teachers at the Federal University of Bahia's Recôncavo (UFRB), based on the DigCompEdu self-assessment tool, validated by Dias-Trindade, Moreira and Nunes (2019), to subsequently organize adequate teacher training to meet the needs of the teaching staff of that institution. The pandemic, and the consequent need to invest in quality digital education, accelerated the project’s work, and the referred training was duly prepared and adapted to the needs arising from the continuity of distance education. The results of this study showed the weaknesses of the 182 respondent teachers, particularly in the area of ​​learning assessment, leading to the teacher training preparation, already being implemented at UFRB.El uso de tecnologías digitales en entornos educativos ha sido ampliamente discutido en los últimos años, destacando la necesidad de una formación adecuada para que su uso pueda proporcionar una mejora efectiva de los procesos educativos y potenciar el aprendizaje de los estudiantes. Cuando la pandemia Covid-19 obligó a las instituciones educativas a cerrar sus puertas físicas, la investigación presentada en este trabajo estaba en progreso y tenía como objetivo evaluar el nivel de competencias digitales de los docentes de la Universidad Federal del Recôncavo da Bahia (UFRB), con base en la herramienta de autoevaluación DigCompEdu, validada por Dias-Trindade, Moreira y Nunes (2019), para posteriormente organizar una formación docente adecuada a las necesidades del profesorado de esa institución. La pandemia, y la consecuente necesidad de invertir en educación digital de calidad, aceleró el trabajo del proyecto, y la referida capacitación fue debidamente preparada y adaptada a las necesidades derivadas de la continuidad de la educación a distancia. Los resultados de este estudio evidenciaron las debilidades de los 182 docentes encuestados, particularmente en el área de evaluación de aprendizajes, que llevaron a la preparación de formación docente, que ya se está implementando en la UFRB.Edições UESB2021-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/833610.22481/praxisedu.v17i45.8336Práxis Educacional; v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 100-116Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 100-116Práxis Educacional; Vol. 17 No. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 100-1162178-26791809-0249reponame:Práxis Educacional (Online)instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336/5695http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrindade, Sara DiasSanto, Eniel do Espírito2021-08-28T13:24:28Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/8336Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/indexPUBhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/oaipraxisedu@uesb.edu.br||2178-26791809-0249opendoar:2021-08-28T13:24:28Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
Competencias digitales de los profesores universitarios en tiempos de pandemia: análisis de autoevaluación Digcompedu
Professor’s digital competences in pandemic times: Digcompedu self-assessment analysis
title Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
spellingShingle Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
Trindade, Sara Dias
Competências digitais
COVID-19
DigCompEdu
Competencias Digitales
COVID19
DigCompEdu
Digital Competences
COVID19
DigCompEdu
title_short Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
title_full Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
title_fullStr Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
title_full_unstemmed Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
title_sort Competências digitais de docentes universitários em tempos de pandemia: análise da autoavaliação Digcompedu
author Trindade, Sara Dias
author_facet Trindade, Sara Dias
Santo, Eniel do Espírito
author_role author
author2 Santo, Eniel do Espírito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Sara Dias
Santo, Eniel do Espírito
dc.subject.por.fl_str_mv Competências digitais
COVID-19
DigCompEdu
Competencias Digitales
COVID19
DigCompEdu
Digital Competences
COVID19
DigCompEdu
topic Competências digitais
COVID-19
DigCompEdu
Competencias Digitales
COVID19
DigCompEdu
Digital Competences
COVID19
DigCompEdu
description O uso de tecnologias digitais em ambientes educativos tem vindo a ser discutido nos últimos anos, dando destaque à necessidade de formação adequada para que este uso proporcione uma efetiva melhoria dos processos educativos e potencie as aprendizagens dos estudantes. Quando a pandemia da Covid-19 obrigou as instituições de ensino a encerrar as portas físicas, o projeto que se apresenta neste trabalho encontrava-se em curso e tinha por objetivo avaliar o nível de competências digitais dos docentes da Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB), a partir do questionário de autoavaliação DigCompEdu, validado por Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), para de seguida organizar formação docente adequada ao suprimento das necessidades verificadas no corpo docente daquela instituição. A pandemia, e a consequente necessidade de aposta num ensino digital de qualidade acelerou o trabalho do projeto em curso, para que a referida formação fosse preparada e adequada às necessidades decorrentes da continuidade de um ensino completamente a distância. Os resultados deste estudo mostraram as fragilidades dos 182 docentes respondentes, em particular na área da avaliação da aprendizagem, levando à preparação de formação docente que se encontra já em fase de implementação na UFRB.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336
10.22481/praxisedu.v17i45.8336
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336
identifier_str_mv 10.22481/praxisedu.v17i45.8336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8336/5695
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Práxis Educacional; v. 17 n. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 100-116
Práxis Educacional; Vol. 17 Núm. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 100-116
Práxis Educacional; Vol. 17 No. 45 (2021): Dossiê: Educação e cultura digital na Covid-19 (abr/jun); 100-116
2178-2679
1809-0249
reponame:Práxis Educacional (Online)
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Práxis Educacional (Online)
collection Práxis Educacional (Online)
repository.name.fl_str_mv Práxis Educacional (Online) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv praxisedu@uesb.edu.br||
_version_ 1797068820265828352