Dynamic Difficulty Adjustment in FirstPerson Shooters

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Knorr , Johann Wolfgang Botelho Macedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/18311
Resumo: Os desenvolvedores de videojogos perceberam que jogadores, com vários níveis de competência, necessitam de desafios diferentes para desfrutar totalmente das suas experiências de jogo. Tradicionalmente, os jogos digitais permitem que o jogador selecione o nível de dificuldade antes de começar o jogo, contudo este método tem o problema de ser demasiado rígido e limitado, dado que muitos jogadores tem a sua zona de conforto entre os níveis existentes. Neste projeto, analisamos como o Dynamic Difficulty Adjustment (DDA) pode ser usado para melhorar a experiência dos jogadores durante as suas sessões de jogo e assim aumentar o valor que um jogo lhes oferece. Após um breve resumo do estado da arte e das suas descobertas, iremos propor a nossa própria solução para o problema. Para isso desenvolvemos um sistema que analisa o comportamento do jogador durante o jogo e ajusta o desafio de acordo. Após a implementação do sistema, realizamos um teste piloto para avaliar se o sistema foi capaz de melhorar a experiência dos jogadores e identificar os principais fatores que permitem os jogadores superar os desafios que oferecemos. Os resultados do estudo demonstram que o sistema é capaz de melhorar a experiência dos jogadores, nomeadamente em termos de desafio, experiência positiva e concentração no jogo.
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