Editoria de cultura: à descoberta de padrões na Agência Lusa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/46407 |
Resumo: | A partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, o presente relatório de estágio tem como objetivo delinear Padrões Discursivos e Estatísticos orientadores da metodologia de trabalho da única agência noticiosa em Portugal - a Agência Lusa - responsável pelos primeiros takes de assuntos da atualidade nacional e internacional. Uma amostra de, aproximadamente, 447 peças noticiosas escritas permitiu a elaboração dos oito gráficos que materializam este estudo quantitativo, mais específico. Se por um lado o ramo do jornalismo cultural é considerado heterogéneo, por outro, a cobertura informativa da editoria de cultura da Lusa é vista como homogénea, frequentemente à mercê de restrições temporais. O relatório em questão também examina, criticamente, a experiência de estágio nesta editoria e contém relatos de entrevistas a “protagonistas culturais” com as suas próprias agendas culturais. |
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Editoria de cultura: à descoberta de padrões na Agência LusaJornalismo CulturalAgência LusaAgência noticiosaEstatísticaAgenda culturalSociologiaCultural JournalismNews AgencyStatisticsCultural agendaSociologyA partir da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, o presente relatório de estágio tem como objetivo delinear Padrões Discursivos e Estatísticos orientadores da metodologia de trabalho da única agência noticiosa em Portugal - a Agência Lusa - responsável pelos primeiros takes de assuntos da atualidade nacional e internacional. Uma amostra de, aproximadamente, 447 peças noticiosas escritas permitiu a elaboração dos oito gráficos que materializam este estudo quantitativo, mais específico. Se por um lado o ramo do jornalismo cultural é considerado heterogéneo, por outro, a cobertura informativa da editoria de cultura da Lusa é vista como homogénea, frequentemente à mercê de restrições temporais. O relatório em questão também examina, criticamente, a experiência de estágio nesta editoria e contém relatos de entrevistas a “protagonistas culturais” com as suas próprias agendas culturais.Based on Pierre Bourdieu sociological theory, this internship paper has as its objective to delineate the Discursive and Statistical Patterns which guide the work methodology of the only news agency in Portugal - Agência Lusa - responsible for the first takes on today’s national and international headlines. A sample of, approximately, 447 written news pieces allowed for the making of eight charts which materialize this quantitative and more specific study. If, on the one hand, the branch of cultural journalism is considered heterogeneous, on the other, the informative coverage of Lusa’s culture section is seen as homogeneous, frequently at the mercy of temporal restrictions. The paper in question also examines, critically, the internship experience in this section and contains reports of interviews to “cultural protagonists” with their own cultural agendas.Baptista, CarlaRUNFutre, Maria Joana Cabral2019-05-29T00:30:58Z2018-05-292018-04-032018-05-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/46407TID:201930978porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:24:27Zoai:run.unl.pt:10362/46407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:31:58.902740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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