O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Carolina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/41194
Resumo: A aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários.
id RCAP_bf264e932f81ff23f000913feff84981
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41194
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolarAprendizagem significativaEducação pré-escolarJogoLúdicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários.Leitão, Ana RitaRepositório ComumRamos, Carolina2022-06-25T14:30:44Z2022-02-112022-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41194TID:203026578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.361460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
title O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
spellingShingle O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
Ramos, Carolina
Aprendizagem significativa
Educação pré-escolar
Jogo
Lúdico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
title_full O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
title_fullStr O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
title_full_unstemmed O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
title_sort O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
author Ramos, Carolina
author_facet Ramos, Carolina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leitão, Ana Rita
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Educação pré-escolar
Jogo
Lúdico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Aprendizagem significativa
Educação pré-escolar
Jogo
Lúdico
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-25T14:30:44Z
2022-02-11
2022-02-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/41194
TID:203026578
url http://hdl.handle.net/10400.26/41194
identifier_str_mv TID:203026578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134918091997184