O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41194 |
Resumo: | A aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários. |
id |
RCAP_bf264e932f81ff23f000913feff84981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/41194 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolarAprendizagem significativaEducação pré-escolarJogoLúdicoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários.Leitão, Ana RitaRepositório ComumRamos, Carolina2022-06-25T14:30:44Z2022-02-112022-02-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41194TID:203026578porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-10T04:20:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41194Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:35:24.361460Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
title |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
spellingShingle |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar Ramos, Carolina Aprendizagem significativa Educação pré-escolar Jogo Lúdico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
title_full |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
title_fullStr |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
title_full_unstemmed |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
title_sort |
O lúdico como forma de potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na educação pré-escolar |
author |
Ramos, Carolina |
author_facet |
Ramos, Carolina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leitão, Ana Rita Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Educação pré-escolar Jogo Lúdico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Aprendizagem significativa Educação pré-escolar Jogo Lúdico Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A aprendizagem através do lúdico tem vindo a ganhar um papel cada vez mais relevante na área da educação. O recurso ao jogo, como estratégia de promover uma aprendizagem significativa, tem-se revelado um ótimo instrumento pedagógico e de motivação para as crianças. Por outro, o lúdico é inerente à criança, tão necessário à sua existência como respirar, alimentar-me ou dormir. Neste sentido, e direcionado para o ensino do Pré-Escolar, o presente estudo visa identificar e refletir de que forma o lúdico pode potenciar o desenvolvimento da criança e a aquisição de aprendizagens na Educação Pré-Escolar, partindo das seguintes questões: se o educador prioriza o desenvolvimento de jogos educacionais e atividades lúdicas em determinadas áreas de conteúdo/ em domínios específicos; no plano da criação dos recursos, se o educador cria de raiz, se implementa materiais pré-existentes e/ou se os adapta; se o educador observa padrões de progresso da criança quando esta é motivada pelo lúdico e pelas brincadeiras. Este estudo enquadra-se numa abordagem mista na qual serão empregues técnicas e instrumentos de recolha de dados com base em entrevistas e questionários. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-25T14:30:44Z 2022-02-11 2022-02-11T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/41194 TID:203026578 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/41194 |
identifier_str_mv |
TID:203026578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134918091997184 |