A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goma, Jane Lopes de Sousa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Manrique, Ana Lúcia, Martinho, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/76006
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental1 em relação ao pensamento algébrico. A partir das quatro dimensões da comunicação matemática escrita – clareza, fundamentação, lógica e profundidade –, identificadas pelo referencial teórico adotado, foram organizados e interpretados os dados recolhidos. Os materiais analisados foram os registos escritos pelos participantes quando da realização de uma tarefa. Os registos apresentam, em relação à dimensão clareza, ideias definidas, mas utilizam vocabulário pouco preciso ou compreensível e recorrem a representações pouco adequadas. Em relação à dimensão fundamentação, os registos não apresentaram ideias formalizadas. Na dimensão lógica, os registos tiveram concentrações predominantes nos níveis baixo e médio, por apresentarem uma organização lógica superficial ou imprecisa. Quanto à dimensão profundidade, observa-se que os registos não apresentam explicações algébricas sobre a situação. De um modo global, o estudo revelou que as futuras professoras participantes não conseguiram expressar com precisão construções algébricas para explicar determinadas situações, por vezes no próprio contexto das tarefas.
id RCAP_bf283d1bf1ff869c5bdea26fc4f681c9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébricoWritten mathematics communication of future teachers from the early years of elementary school involving algebraic thinkingComunicação matemática escritaPensamento algébricoFuturos professoresÁlgebra nos anos iniciaisWritten mathematical communicationAlgebraic thinkingProspective teachersEarly algebraCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeEste artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental1 em relação ao pensamento algébrico. A partir das quatro dimensões da comunicação matemática escrita – clareza, fundamentação, lógica e profundidade –, identificadas pelo referencial teórico adotado, foram organizados e interpretados os dados recolhidos. Os materiais analisados foram os registos escritos pelos participantes quando da realização de uma tarefa. Os registos apresentam, em relação à dimensão clareza, ideias definidas, mas utilizam vocabulário pouco preciso ou compreensível e recorrem a representações pouco adequadas. Em relação à dimensão fundamentação, os registos não apresentaram ideias formalizadas. Na dimensão lógica, os registos tiveram concentrações predominantes nos níveis baixo e médio, por apresentarem uma organização lógica superficial ou imprecisa. Quanto à dimensão profundidade, observa-se que os registos não apresentam explicações algébricas sobre a situação. De um modo global, o estudo revelou que as futuras professoras participantes não conseguiram expressar com precisão construções algébricas para explicar determinadas situações, por vezes no próprio contexto das tarefas.This article presents results of a research that aimed at investigating the written mathematical communication of future teachers of the first years of elementary school, in relation to algebraic thinking. From the four dimensions of written mathematical communication – clarity, reasoning, logic, and depth –, identified by the adopted theoretical framework, an organization and interpretation of the data was carried out. The analyzed materials were the records written by the participating preservice teachers when they solved a task. The results reveal that, in relation to the clarity dimension, the registers present definite ideas, but they use vocabulary that is not very precise or understandable and they resort to inappropriate representations. Regarding the reasoning dimension, the records did not present formalized ideas. In the logical dimension, the records had predominant concentrations in the low and medium levels, as they present a superficial or imprecise logical organization. As for the depth dimension, it is observed that the records do not present algebraic explanations about the situation. The data indicates that future teachers are not able, in general, to accurately express algebraic constructions to explain certain situations, sometimes in the context of the tasks.Este trabalho é financiado pela PUC-SP e Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Bolsa PROSUC e pelo CIEd – Centro de Investigação em Educação, projetos UID/CED/1661/2013 e UID/CED/1661/2016, Instituto de Educação, Universidade do Minho, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação de Professores de Matemática (APM)Universidade do MinhoGoma, Jane Lopes de SousaManrique, Ana LúciaMartinho, Maria Helena2020-12-022020-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/76006porGoma, J. L. S., Manrique, A. L., Martinho, M. H. (2020). A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico. Quadrante, 29(2), 47-67. https://doi.org/10.48489/quadrante.225710872-39152183-283810.48489/quadrante.22571https://quadrante.apm.pt/article/view/22571info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:59:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/76006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:49:19.854737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
Written mathematics communication of future teachers from the early years of elementary school involving algebraic thinking
title A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
spellingShingle A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
Goma, Jane Lopes de Sousa
Comunicação matemática escrita
Pensamento algébrico
Futuros professores
Álgebra nos anos iniciais
Written mathematical communication
Algebraic thinking
Prospective teachers
Early algebra
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
title_full A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
title_fullStr A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
title_full_unstemmed A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
title_sort A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico
author Goma, Jane Lopes de Sousa
author_facet Goma, Jane Lopes de Sousa
Manrique, Ana Lúcia
Martinho, Maria Helena
author_role author
author2 Manrique, Ana Lúcia
Martinho, Maria Helena
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Goma, Jane Lopes de Sousa
Manrique, Ana Lúcia
Martinho, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação matemática escrita
Pensamento algébrico
Futuros professores
Álgebra nos anos iniciais
Written mathematical communication
Algebraic thinking
Prospective teachers
Early algebra
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Comunicação matemática escrita
Pensamento algébrico
Futuros professores
Álgebra nos anos iniciais
Written mathematical communication
Algebraic thinking
Prospective teachers
Early algebra
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre a comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental1 em relação ao pensamento algébrico. A partir das quatro dimensões da comunicação matemática escrita – clareza, fundamentação, lógica e profundidade –, identificadas pelo referencial teórico adotado, foram organizados e interpretados os dados recolhidos. Os materiais analisados foram os registos escritos pelos participantes quando da realização de uma tarefa. Os registos apresentam, em relação à dimensão clareza, ideias definidas, mas utilizam vocabulário pouco preciso ou compreensível e recorrem a representações pouco adequadas. Em relação à dimensão fundamentação, os registos não apresentaram ideias formalizadas. Na dimensão lógica, os registos tiveram concentrações predominantes nos níveis baixo e médio, por apresentarem uma organização lógica superficial ou imprecisa. Quanto à dimensão profundidade, observa-se que os registos não apresentam explicações algébricas sobre a situação. De um modo global, o estudo revelou que as futuras professoras participantes não conseguiram expressar com precisão construções algébricas para explicar determinadas situações, por vezes no próprio contexto das tarefas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2020-12-02T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/76006
url http://hdl.handle.net/1822/76006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Goma, J. L. S., Manrique, A. L., Martinho, M. H. (2020). A comunicação matemática escrita de futuras professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental envolvendo o pensamento algébrico. Quadrante, 29(2), 47-67. https://doi.org/10.48489/quadrante.22571
0872-3915
2183-2838
10.48489/quadrante.22571
https://quadrante.apm.pt/article/view/22571
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática (APM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132257414283264