Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/35488 |
Resumo: | Este artigo enquadra-se num registo disciplinar da sociologia das organizações educativas no qual procuramos desenvolver algumas dimensões teóricas do modelo político de análise das organizações as quais nos permitiram articular com um outro quadro teórico: a escola das convenções. Este enquadramento teórico insere-se numa linha de complementaridade A partir dos contributos desta agenda, delineamos cinco lógicas de acção na análise das organizações. Na fase final do artigo, pretendemos corroborar a convenção existente entre a lógica cívicacidadã e a cívica-estatal, a partir de uma investigação empírica num Agrupamento de Escolas do Ensino Básico, num contexto de autonomia consagrada no Decreto-Lei nº 115-A/98. |
id |
RCAP_bf3b2f1838cf4ead4988c2aba4c427d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicasSchool strategies and conventions: a sociological-organizational perspective from teachers representations about acclaimed "autonomy" of the basic schoolsEscolaAutonomiaConvençõesSchoolConventionsAutonomyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste artigo enquadra-se num registo disciplinar da sociologia das organizações educativas no qual procuramos desenvolver algumas dimensões teóricas do modelo político de análise das organizações as quais nos permitiram articular com um outro quadro teórico: a escola das convenções. Este enquadramento teórico insere-se numa linha de complementaridade A partir dos contributos desta agenda, delineamos cinco lógicas de acção na análise das organizações. Na fase final do artigo, pretendemos corroborar a convenção existente entre a lógica cívicacidadã e a cívica-estatal, a partir de uma investigação empírica num Agrupamento de Escolas do Ensino Básico, num contexto de autonomia consagrada no Decreto-Lei nº 115-A/98.This article was written within a disciplinary register of the educational organizations of sociology in which we propose to develop some theoretical dimensions of the political model of the organizations’ analysis which allows us to articulate with another theoretical approach: the conventions’ school. This theoretical approach comes within a complementary line. From this agenda’s contributions, we have defined five logics of action while analysing the organizations. In the final part of the article, we intend to corroborate the existing convention between the civic – citizen logic and the civic – state logic, from an empirical investigation carried out in a group of schools belonging to the Elementary Education, in an autonomy context acclaimed in the decree nr 115-A/98.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoSilva, Daniela Andrade Vilaverde e20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/35488por0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:53:19Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/35488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:52:40.376137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas School strategies and conventions: a sociological-organizational perspective from teachers representations about acclaimed "autonomy" of the basic schools |
title |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
spellingShingle |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas Silva, Daniela Andrade Vilaverde e Escola Autonomia Convenções School Conventions Autonomy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
title_full |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
title_fullStr |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
title_full_unstemmed |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
title_sort |
Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas |
author |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
author_facet |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Daniela Andrade Vilaverde e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Autonomia Convenções School Conventions Autonomy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola Autonomia Convenções School Conventions Autonomy Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Este artigo enquadra-se num registo disciplinar da sociologia das organizações educativas no qual procuramos desenvolver algumas dimensões teóricas do modelo político de análise das organizações as quais nos permitiram articular com um outro quadro teórico: a escola das convenções. Este enquadramento teórico insere-se numa linha de complementaridade A partir dos contributos desta agenda, delineamos cinco lógicas de acção na análise das organizações. Na fase final do artigo, pretendemos corroborar a convenção existente entre a lógica cívicacidadã e a cívica-estatal, a partir de uma investigação empírica num Agrupamento de Escolas do Ensino Básico, num contexto de autonomia consagrada no Decreto-Lei nº 115-A/98. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/35488 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/35488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133120286425088 |