Escola, estratégias e convenções: um olhar sociológico-organizacional a partir das representações docentes sobre a “autonomia” consagrada das escolas básicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Daniela Andrade Vilaverde e
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/35488
Resumo: Este artigo enquadra-se num registo disciplinar da sociologia das organizações educativas no qual procuramos desenvolver algumas dimensões teóricas do modelo político de análise das organizações as quais nos permitiram articular com um outro quadro teórico: a escola das convenções. Este enquadramento teórico insere-se numa linha de complementaridade A partir dos contributos desta agenda, delineamos cinco lógicas de acção na análise das organizações. Na fase final do artigo, pretendemos corroborar a convenção existente entre a lógica cívicacidadã e a cívica-estatal, a partir de uma investigação empírica num Agrupamento de Escolas do Ensino Básico, num contexto de autonomia consagrada no Decreto-Lei nº 115-A/98.
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