Estudo sociométrico na turma 8º A do Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6669 |
Resumo: | O presente trabalho desenvolveu‐se no âmbito do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário durante o ano letivo transato, em dois contextos educativos distintos referentes a diferentes etapas de ensino. Assim, tendo em conta as especificidades de cada contexto educativo em geral, e de cada aluno em particular, encaramos o currículo como algo aberto e dinâmico que se adapta àquelas particularidades. Por isso, optámos pela realização de um estudo sociométrico que, além de nos permitir conhecer melhor a relação que os alunos mantém com esta área curricular, facilita a compreensão da dinâmica da turma, possibilitando a definição de estratégias de intervenção mais adequadas às suas necessidades. Desta forma, as relações interpessoais surgem no centro do nosso estudo, pela importância que assumem, não só em contextos académicos/escolares mas, principalmente, na vida em sociedade, onde se pretende que os alunos se insiram de forma ativa e crítica, tornando‐se cidadãos verdadeiramente ativos. Os resultados obtidos, apesar de restritos ao contexto educativo estudado, revelam a importância das relações interpessoais no processo de ensino‐aprendizagem. Além disso, pelo seu carácter transversal, tendem a caminhar, como importante indicador, no sentido de uma verdadeira escola inclusiva. |
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O presente trabalho desenvolveu‐se no âmbito do Mestrado de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário durante o ano letivo transato, em dois contextos educativos distintos referentes a diferentes etapas de ensino. Assim, tendo em conta as especificidades de cada contexto educativo em geral, e de cada aluno em particular, encaramos o currículo como algo aberto e dinâmico que se adapta àquelas particularidades. Por isso, optámos pela realização de um estudo sociométrico que, além de nos permitir conhecer melhor a relação que os alunos mantém com esta área curricular, facilita a compreensão da dinâmica da turma, possibilitando a definição de estratégias de intervenção mais adequadas às suas necessidades. Desta forma, as relações interpessoais surgem no centro do nosso estudo, pela importância que assumem, não só em contextos académicos/escolares mas, principalmente, na vida em sociedade, onde se pretende que os alunos se insiram de forma ativa e crítica, tornando‐se cidadãos verdadeiramente ativos. Os resultados obtidos, apesar de restritos ao contexto educativo estudado, revelam a importância das relações interpessoais no processo de ensino‐aprendizagem. Além disso, pelo seu carácter transversal, tendem a caminhar, como importante indicador, no sentido de uma verdadeira escola inclusiva. |
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