Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/8036 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado realizada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
id |
RCAP_bf59d348206d82bfbf45050bab849ab0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8036 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a práticaEducação pré escolarEnsino básicoTransição escolarPráticas de transiçãoProfissionais de educaçãoPreschoolPrimary schoolTransition to schoolTransition practicesEducational professionalsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado realizada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalA transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico é um tema atual e tem sido objeto de estudo e de preocupação, tanto a nível nacional como internacional. O presente trabalho tem como principal objetivo, a partir de um levantamento consistente da literatura existente sobre o tema, proceder à construção de materiais de suporte para apoiar o planeamento e implementação de práticas de transição intencionais e de qualidade, adaptadas ao contexto nacional. Desta forma, procurou-se entender a problemática da transição, os desafios colocados aos diferentes intervenientes, realizar um levantamento de programas, estratégias, práticas e materiais existentes, para posteriormente serem desenvolvidos materiais, práticos e informativos, destinados a educadores. Foram desenvolvidas seis propostas de intervenção, integrando um conjunto diversificado de atividades e ainda dois questionários. Um deles tem como objetivo promover, por parte dos educadores, uma reflexão sobre as suas práticas de transição e identificarem o que poderão melhorar. O outro visa a avaliação das propostas desenvolvidas neste trabalho. As propostas foram elaboradas tendo em mente o envolvimento dos principais intervenientes, nomeadamente as crianças, as famílias e os profissionais de educação. Este trabalho permite disponibilizar materiais que possam auxiliar os educadores no desenvolvimento e implementação de práticas de qualidade, no apoio às crianças e famílias, no processo de transição para o 1º ciclo.The transition from Preschool to Primary School is an actual topic and has been a subject of study and a concern, at both national and international levels. The main purpose of this work is, based on a consistent survey of existing literature on the subject, to build support materials to guide the planning and implementation of intentional and quality transition practices, adapted to the national context. Therefore, we tried to understand the transition problem, the challenges posed to the existing actors, through the mapping of existing programs, strategies, practices and materials to later develop practical and informative materials for educators. Six intervention proposals were developed, integrating a diverse set of activities and two questionnaires. While one of the surveys provides a reflection on the educators’ transition practices and the identification of areas of improvement, the other aims at evaluating the proposals elaborated in this work. The proposals were elaborated while considering the involvement of the main actors, namely children, families and education professionals. This work offers materials that can assist educators in the development and implementation of quality practices, in the support to children and families, as well as in the process of transition to basic education.Mata, LourdesRepositório do ISPAMartins, Catarina Chambel Pista Craveiro2022-01-25T01:30:09Z2021-02-03T00:00:00Z2021-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8036202643255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:52.877553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
title |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
spellingShingle |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro Educação pré escolar Ensino básico Transição escolar Práticas de transição Profissionais de educação Preschool Primary school Transition to school Transition practices Educational professionals Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
title_full |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
title_fullStr |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
title_full_unstemmed |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
title_sort |
Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática |
author |
Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro |
author_facet |
Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Lourdes Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré escolar Ensino básico Transição escolar Práticas de transição Profissionais de educação Preschool Primary school Transition to school Transition practices Educational professionals Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Educação pré escolar Ensino básico Transição escolar Práticas de transição Profissionais de educação Preschool Primary school Transition to school Transition practices Educational professionals Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de Mestrado realizada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-03T00:00:00Z 2021-02-03T00:00:00Z 2022-01-25T01:30:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/8036 202643255 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/8036 |
identifier_str_mv |
202643255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130121809952768 |