Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8036
Resumo: Dissertação de Mestrado realizada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
id RCAP_bf59d348206d82bfbf45050bab849ab0
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a práticaEducação pré escolarEnsino básicoTransição escolarPráticas de transiçãoProfissionais de educaçãoPreschoolPrimary schoolTransition to schoolTransition practicesEducational professionalsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado realizada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia EducacionalA transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico é um tema atual e tem sido objeto de estudo e de preocupação, tanto a nível nacional como internacional. O presente trabalho tem como principal objetivo, a partir de um levantamento consistente da literatura existente sobre o tema, proceder à construção de materiais de suporte para apoiar o planeamento e implementação de práticas de transição intencionais e de qualidade, adaptadas ao contexto nacional. Desta forma, procurou-se entender a problemática da transição, os desafios colocados aos diferentes intervenientes, realizar um levantamento de programas, estratégias, práticas e materiais existentes, para posteriormente serem desenvolvidos materiais, práticos e informativos, destinados a educadores. Foram desenvolvidas seis propostas de intervenção, integrando um conjunto diversificado de atividades e ainda dois questionários. Um deles tem como objetivo promover, por parte dos educadores, uma reflexão sobre as suas práticas de transição e identificarem o que poderão melhorar. O outro visa a avaliação das propostas desenvolvidas neste trabalho. As propostas foram elaboradas tendo em mente o envolvimento dos principais intervenientes, nomeadamente as crianças, as famílias e os profissionais de educação. Este trabalho permite disponibilizar materiais que possam auxiliar os educadores no desenvolvimento e implementação de práticas de qualidade, no apoio às crianças e famílias, no processo de transição para o 1º ciclo.The transition from Preschool to Primary School is an actual topic and has been a subject of study and a concern, at both national and international levels. The main purpose of this work is, based on a consistent survey of existing literature on the subject, to build support materials to guide the planning and implementation of intentional and quality transition practices, adapted to the national context. Therefore, we tried to understand the transition problem, the challenges posed to the existing actors, through the mapping of existing programs, strategies, practices and materials to later develop practical and informative materials for educators. Six intervention proposals were developed, integrating a diverse set of activities and two questionnaires. While one of the surveys provides a reflection on the educators’ transition practices and the identification of areas of improvement, the other aims at evaluating the proposals elaborated in this work. The proposals were elaborated while considering the involvement of the main actors, namely children, families and education professionals. This work offers materials that can assist educators in the development and implementation of quality practices, in the support to children and families, as well as in the process of transition to basic education.Mata, LourdesRepositório do ISPAMartins, Catarina Chambel Pista Craveiro2022-01-25T01:30:09Z2021-02-03T00:00:00Z2021-02-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8036202643255porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:52.877553Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
title Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
spellingShingle Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro
Educação pré escolar
Ensino básico
Transição escolar
Práticas de transição
Profissionais de educação
Preschool
Primary school
Transition to school
Transition practices
Educational professionals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
title_full Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
title_fullStr Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
title_full_unstemmed Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
title_sort Uma viagem para o 1º ciclo - A transição da Educação Pré-Escolar para o Ensino Básico: estratégias e materiais para a prática
author Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro
author_facet Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mata, Lourdes
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Catarina Chambel Pista Craveiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré escolar
Ensino básico
Transição escolar
Práticas de transição
Profissionais de educação
Preschool
Primary school
Transition to school
Transition practices
Educational professionals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Educação pré escolar
Ensino básico
Transição escolar
Práticas de transição
Profissionais de educação
Preschool
Primary school
Transition to school
Transition practices
Educational professionals
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado realizada para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-03T00:00:00Z
2021-02-03T00:00:00Z
2022-01-25T01:30:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8036
202643255
url http://hdl.handle.net/10400.12/8036
identifier_str_mv 202643255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130121809952768