b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Maria Eva Alves Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1379
Resumo: O presente estudo – b-learning na aprendizagem da Língua Portuguesa – extensão da sala de aula ao ciberespaço – integra-se num trabalho de investigação do Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. Refere-se à análise das potencialidades da implementação de um modelo de b-learning, que assenta essencialmente, na construção do eportefólio do aluno. O estudo decorreu ao longo do ano lectivo de 2007/08 no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, com uma turma do 9.º ano de escolaridade. Na primeira parte, é feita a caracterização da Sociedade dos Fluxos, no sentido de se compreender a sua dinâmica, os desafios e as possibilidades que coloca à instituição escolar. Na segunda parte, apresentamos a peça de software que serve de suporte à criação do e-portefólio do aluno na disciplina de Língua Portuguesa e o modo como esta actividade se desenvolveu ao longo do ano lectivo, de forma a auxiliar a abordagem dos conteúdos e o desenvolvimento de competências. Na terceira parte, são apresentadas as opções metodológicas seguidas no âmbito desta investigação de natureza predominantemente qualitativa. Além do objecto de investigação e das questões orientadoras, são especificados os instrumentos de recolha de dados e a sua finalidade. Na quarta parte, é descrito o contexto de implementação do projecto, com a caracterização da escola e dos intervenientes no estudo. Na quinta parte, são apresentados e analisados os dados obtidos a partir dos instrumentos de recolha definidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a construção do e-portefólio pelo aluno contribuiu para que este demonstrasse um maior interesse e motivação para a realização das actividades da disciplina, permitiu a reflexão acerca do seu percurso de aprendizagem, facilitou o aperfeiçoamento das suas produções e contribuiu para o seu progresso na aprendizagem. ABSTRACT: “B-learning in Portuguese Language Learning – from classroom to Cyberspace” is an essay which is part of an investigation work of the Master’s Degree in Multimedia in Education provided by the University of Aveiro. This work considers the implement of a b-learning model and its potential factors which are mainly supported on the student’s e-portefolio construction. This essay was made in a teaching and learning context, in Portuguese subject lessons, during the school year 2007/2008 with a 9th grade class. In the first part of this essay, we describe the so-called flux society, in order to understand the dynamic, the challenge and the possibilities that school faces nowadays. In the second part, we introduce a software application which is used to build up the student´s e-portefolio to Portuguese subject. Moreover, we will be able to comprehend the way this software and student’s e-portefolio worked out along the school year and how that was relevant to assist the content achievement and skills development. In the third part, the methodology used in this research is presented, as well as the study object, the guiding questions, the queries, the surveys and their purposes. You can identify the project context, that is, the school environment and the subjects that made part of this study. This is the reason of the fourth part. The assessment and query instruments will provided sufficient data which will be presented and analyzed in the fifth part. As far as the results are concerned, we can conclude that the building up of a student’s e-portefolio has helped the student himself to gain higher awareness and motivation to perform the class task. We can also state that is has set a new kind of personal self-thinking about the learning course and it has certainly eased the process and the quality of the student’s contribution to succeed in better learning.
id RCAP_bf7b56507962ec19abb4843ad8ef5c5a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/1379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaçoEnsino multimédiaB-learningLíngua portuguesaEstratégias da aprendizagemEnsino básico 3º cicloO presente estudo – b-learning na aprendizagem da Língua Portuguesa – extensão da sala de aula ao ciberespaço – integra-se num trabalho de investigação do Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. Refere-se à análise das potencialidades da implementação de um modelo de b-learning, que assenta essencialmente, na construção do eportefólio do aluno. O estudo decorreu ao longo do ano lectivo de 2007/08 no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, com uma turma do 9.º ano de escolaridade. Na primeira parte, é feita a caracterização da Sociedade dos Fluxos, no sentido de se compreender a sua dinâmica, os desafios e as possibilidades que coloca à instituição escolar. Na segunda parte, apresentamos a peça de software que serve de suporte à criação do e-portefólio do aluno na disciplina de Língua Portuguesa e o modo como esta actividade se desenvolveu ao longo do ano lectivo, de forma a auxiliar a abordagem dos conteúdos e o desenvolvimento de competências. Na terceira parte, são apresentadas as opções metodológicas seguidas no âmbito desta investigação de natureza predominantemente qualitativa. Além do objecto de investigação e das questões orientadoras, são especificados os instrumentos de recolha de dados e a sua finalidade. Na quarta parte, é descrito o contexto de implementação do projecto, com a caracterização da escola e dos intervenientes no estudo. Na quinta parte, são apresentados e analisados os dados obtidos a partir dos instrumentos de recolha definidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a construção do e-portefólio pelo aluno contribuiu para que este demonstrasse um maior interesse e motivação para a realização das actividades da disciplina, permitiu a reflexão acerca do seu percurso de aprendizagem, facilitou o aperfeiçoamento das suas produções e contribuiu para o seu progresso na aprendizagem. ABSTRACT: “B-learning in Portuguese Language Learning – from classroom to Cyberspace” is an essay which is part of an investigation work of the Master’s Degree in Multimedia in Education provided by the University of Aveiro. This work considers the implement of a b-learning model and its potential factors which are mainly supported on the student’s e-portefolio construction. This essay was made in a teaching and learning context, in Portuguese subject lessons, during the school year 2007/2008 with a 9th grade class. In the first part of this essay, we describe the so-called flux society, in order to understand the dynamic, the challenge and the possibilities that school faces nowadays. In the second part, we introduce a software application which is used to build up the student´s e-portefolio to Portuguese subject. Moreover, we will be able to comprehend the way this software and student’s e-portefolio worked out along the school year and how that was relevant to assist the content achievement and skills development. In the third part, the methodology used in this research is presented, as well as the study object, the guiding questions, the queries, the surveys and their purposes. You can identify the project context, that is, the school environment and the subjects that made part of this study. This is the reason of the fourth part. The assessment and query instruments will provided sufficient data which will be presented and analyzed in the fifth part. As far as the results are concerned, we can conclude that the building up of a student’s e-portefolio has helped the student himself to gain higher awareness and motivation to perform the class task. We can also state that is has set a new kind of personal self-thinking about the learning course and it has certainly eased the process and the quality of the student’s contribution to succeed in better learning.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:39:21Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1379porPires, Maria Eva Alves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:57:10Zoai:ria.ua.pt:10773/1379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:04.103727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
title b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
spellingShingle b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
Pires, Maria Eva Alves Pereira
Ensino multimédia
B-learning
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
title_short b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
title_full b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
title_fullStr b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
title_full_unstemmed b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
title_sort b-learning na aprendizagem da língua portuguesa : extensão da sala de aula ao ciberespaço
author Pires, Maria Eva Alves Pereira
author_facet Pires, Maria Eva Alves Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Maria Eva Alves Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino multimédia
B-learning
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
topic Ensino multimédia
B-learning
Língua portuguesa
Estratégias da aprendizagem
Ensino básico 3º ciclo
description O presente estudo – b-learning na aprendizagem da Língua Portuguesa – extensão da sala de aula ao ciberespaço – integra-se num trabalho de investigação do Mestrado em Multimédia em Educação da Universidade de Aveiro. Refere-se à análise das potencialidades da implementação de um modelo de b-learning, que assenta essencialmente, na construção do eportefólio do aluno. O estudo decorreu ao longo do ano lectivo de 2007/08 no contexto da disciplina de Língua Portuguesa, com uma turma do 9.º ano de escolaridade. Na primeira parte, é feita a caracterização da Sociedade dos Fluxos, no sentido de se compreender a sua dinâmica, os desafios e as possibilidades que coloca à instituição escolar. Na segunda parte, apresentamos a peça de software que serve de suporte à criação do e-portefólio do aluno na disciplina de Língua Portuguesa e o modo como esta actividade se desenvolveu ao longo do ano lectivo, de forma a auxiliar a abordagem dos conteúdos e o desenvolvimento de competências. Na terceira parte, são apresentadas as opções metodológicas seguidas no âmbito desta investigação de natureza predominantemente qualitativa. Além do objecto de investigação e das questões orientadoras, são especificados os instrumentos de recolha de dados e a sua finalidade. Na quarta parte, é descrito o contexto de implementação do projecto, com a caracterização da escola e dos intervenientes no estudo. Na quinta parte, são apresentados e analisados os dados obtidos a partir dos instrumentos de recolha definidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que a construção do e-portefólio pelo aluno contribuiu para que este demonstrasse um maior interesse e motivação para a realização das actividades da disciplina, permitiu a reflexão acerca do seu percurso de aprendizagem, facilitou o aperfeiçoamento das suas produções e contribuiu para o seu progresso na aprendizagem. ABSTRACT: “B-learning in Portuguese Language Learning – from classroom to Cyberspace” is an essay which is part of an investigation work of the Master’s Degree in Multimedia in Education provided by the University of Aveiro. This work considers the implement of a b-learning model and its potential factors which are mainly supported on the student’s e-portefolio construction. This essay was made in a teaching and learning context, in Portuguese subject lessons, during the school year 2007/2008 with a 9th grade class. In the first part of this essay, we describe the so-called flux society, in order to understand the dynamic, the challenge and the possibilities that school faces nowadays. In the second part, we introduce a software application which is used to build up the student´s e-portefolio to Portuguese subject. Moreover, we will be able to comprehend the way this software and student’s e-portefolio worked out along the school year and how that was relevant to assist the content achievement and skills development. In the third part, the methodology used in this research is presented, as well as the study object, the guiding questions, the queries, the surveys and their purposes. You can identify the project context, that is, the school environment and the subjects that made part of this study. This is the reason of the fourth part. The assessment and query instruments will provided sufficient data which will be presented and analyzed in the fifth part. As far as the results are concerned, we can conclude that the building up of a student’s e-portefolio has helped the student himself to gain higher awareness and motivation to perform the class task. We can also state that is has set a new kind of personal self-thinking about the learning course and it has certainly eased the process and the quality of the student’s contribution to succeed in better learning.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2011-04-19T13:39:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/1379
url http://hdl.handle.net/10773/1379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137450123067392