A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10017 |
Resumo: | Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki. |
id |
RCAP_439aabe5cda8cf716572f76b00af0d53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/10017 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEBEnsino multimédiaEnsino da escrita: Ensino básico 3º cicloExpressão escritaErros ortográficosLíngua portuguesaEstratégias da aprendizagemWeb 2.0Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki.This study aims at highlighting the potential of wikis as a web 2.0 tool to develop and implement teaching and learning strategies that enable students to improve their writing skills as to the correction of orthographic errors correction in their mother tongue. Thus, based on a theoretical framework, which seeks to frame this study within the research held on writing skills and orthographic errors and the case study as research methodology, an empirical study was developed. It was organized in 4 phases which involved 16 8th grade students and the teacher of Portuguese Language. The 1st Stage (Preliminary study) refers to the first objective defined for this work, i.e. to identify the most common types of errors in texts written by then participants. In the 2nd Stage (Structuring the wiki) and 3rd Stage (Operationalization), oriented according to the second and third objective, the most common types of errors were identified and a strategy for the correction and consequent improvement of writing skills was defined, in which a wiki was designed so that students could collaborate. Finally, in the 4th Stage (Evaluation), it was intended to evaluate the impact of the use of wiki in the development orthographic skills. Finally, in Chapter 5, the most relevant conclusions are put forward, as well as suggestions for future work regarding the use of other teaching and learning strategies based on the wiki.Universidade de Aveiro2013-03-27T16:45:33Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10017porRibeiro, Jaime Manuel Varejãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:17:21Zoai:ria.ua.pt:10773/10017Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:46:41.735544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
title |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
spellingShingle |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB Ribeiro, Jaime Manuel Varejão Ensino multimédia Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo Expressão escrita Erros ortográficos Língua portuguesa Estratégias da aprendizagem Web 2.0 |
title_short |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
title_full |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
title_fullStr |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
title_full_unstemmed |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
title_sort |
A Wiki e a correção do erro em língua materna: um estudo no 3º CEB |
author |
Ribeiro, Jaime Manuel Varejão |
author_facet |
Ribeiro, Jaime Manuel Varejão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Jaime Manuel Varejão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino multimédia Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo Expressão escrita Erros ortográficos Língua portuguesa Estratégias da aprendizagem Web 2.0 |
topic |
Ensino multimédia Ensino da escrita: Ensino básico 3º ciclo Expressão escrita Erros ortográficos Língua portuguesa Estratégias da aprendizagem Web 2.0 |
description |
Este estudo pretende pôr em evidência as potencialidades da wiki enquanto ferramenta web 2.0 para desenvolver e aplicar estratégias de ensino e de aprendizagem que permitam aos alunos melhorar as competências de escrita ao nível da correção do erro em língua materna. Assim, com base num referencial teórico, onde se procura enquadrar este estudo no âmbito da investigação realizada sobre competências de escrita e erro ortográfico e sobre o estudo de caso, enquanto metodologia de investigação, desenvolveu-se um estudo empírico, organizado em 4 etapas, que envolveu 16 alunos do 8.º ano de escolaridade e o respetivo professor de Português. A 1.ª etapa (Estudo preliminar) perseguiu o primeiro objetivo estabelecido: identificar os tipos de erro mais frequentes nos textos redigidos pelos participantes no estudo. A 2.ª Etapa (Estruturação da wiki) e a 3.ª Etapa (Operacionalização) orientaram-se em função do segundo e terceiro objetivos: identificar as tipologias de erro mais frequentes nos textos dos alunos e delinear uma estratégia de correção do erro e consequente melhoramento da expressão escrita, com recurso à construção colaborativa de uma wiki. Por fim, com a 4.ª etapa (Avaliação), pretendeu-se avaliar o impacto da utilização da wiki nas competências ortográficas dos participantes no estudo. Por último, no Capítulo 5, são apresentadas as conclusões mais relevantes e sugestões de trabalho futuro, em especial no que se refere à aplicação de outras estratégias de ensino e de aprendizagem baseadas numa wiki. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2013-03-27T16:45:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/10017 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/10017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137518792212480 |