A avaliação curricular como estratégia de enriquecimento e valorização na Polícia de Segurança Pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho, Liliana Patrícia Pinto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/34616
Resumo: A gestão de recursos humanos e de carreiras assume-se, na sociedade atual, como a pedra angular de qualquer gestor, porque o capital humano, fundamental em qualquer organização, exige ser motivado e reconhecido. Neste sentido, a Polícia de Segurança Pública, apesar de manter uma estrutura organizacional de matriz weberiana, tem vindo a adotar a meritocracia como método de ascensão na carreira. Importa, por isso, aferir, recorrendo à revisão documental e à observação participante, se a materialização do método de avaliação curricular, utilizado para recrutamento para categoria superior na carreira policial da Polícia de Segurança Pública, é blindado e consubstancia uma estratégia para o enriquecimento e valorização do pessoal policial. Conclui-se que o modelo está desprotegido, identificando-se fatores que carecem de ser expurgados, porque não garantem os princípios da equidade, da justiça e da igualdade de oportunidade e condições de todos os candidatos, baluartes neste processo. Em consequência, ferem a consciência estamental do trabalhador e conduzem à sua desmotivação.
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