Escrita literária em contexto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Inês Maria Henriques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/154159
Resumo: Neste trabalho, descreve-se a metodologia de ensino implementada, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Durante o estágio, que é ponto de partida deste relatório, aplicou-se, em duas turmas (de oitavo e décimo ano de escolaridade), um método criativo de ensino da escrita e do que, em literatura, é ensinável. Este método assenta no pressuposto de que é útil, para reforçar as competências dos discentes, escrever à maneira literária, em contextos muito específicos: designadamente, de imitação condicionada do estilo de autores consagrados. Através de um conjunto coerente de itinerários literários, que incluem sequências de determinados exercícios de interpretação e de oficinas de escrita, pretendeu-se que os alunos começassem a escrever mais, e melhor, e a ler mais, e melhor. Tirou-se partido do cruzamento entre a escrita e a educação literária, por meio de um processo de ensino que teve, como base, a ideia de que a aprendizagem da produção escrita e de técnicas de análise literária deve ser, tal como a própria escrita e a análise literária, processual. Portanto, descrever-se-ão criticamente, aqui, práticas de ensino determinadas e problematizar-se-ão os resultados obtidos durante a implementação do método aplicado.
id RCAP_bf92b8da367f8142792ce0fe7ec388bf
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/154159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita literária em contextoEnsinoEscritaLiteraturaImitaçãoEstiloItinerários literáriosProcessoTeachingWritingLiteratureImitationStyleLiterary itinerariesProcessDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho, descreve-se a metodologia de ensino implementada, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Durante o estágio, que é ponto de partida deste relatório, aplicou-se, em duas turmas (de oitavo e décimo ano de escolaridade), um método criativo de ensino da escrita e do que, em literatura, é ensinável. Este método assenta no pressuposto de que é útil, para reforçar as competências dos discentes, escrever à maneira literária, em contextos muito específicos: designadamente, de imitação condicionada do estilo de autores consagrados. Através de um conjunto coerente de itinerários literários, que incluem sequências de determinados exercícios de interpretação e de oficinas de escrita, pretendeu-se que os alunos começassem a escrever mais, e melhor, e a ler mais, e melhor. Tirou-se partido do cruzamento entre a escrita e a educação literária, por meio de um processo de ensino que teve, como base, a ideia de que a aprendizagem da produção escrita e de técnicas de análise literária deve ser, tal como a própria escrita e a análise literária, processual. Portanto, descrever-se-ão criticamente, aqui, práticas de ensino determinadas e problematizar-se-ão os resultados obtidos durante a implementação do método aplicado.This paper describes the teaching methodology implemented in the school year 2019/2020, at Alfredo dos Reis Silveira Secondary School, in Seixal, within the disciplines of Portuguese and Portuguese Literature. During the internship, which is the starting point of this report, was applied in two classes (in the 8th and 10th year) a creative method of teaching writing and what, in literature, is teachable. This method is based on the assumption that it is useful, in order to strengthen the competences of the students, to write in a literary way, in very specific contexts: of conditioned imitation of the style of consecrated authors. Through a coherent set of literary itineraries, which include sequences of certain interpretative exercises and writing workshops, it was intended that students begin to write more, and better, and to read more, and better. The advantage of the intersection between writing and literary education was taken by means of a teaching process based on the idea that learning to write and to analyse literary techniques should be, like writing and literary analysis, procedural. Therefore, this paper will critically describe certain teaching practices and problematize the results obtained during the implementation of the applied methodCoutinho, Maria Antónia Diniz CaetanoRUNTeixeira, Inês Maria Henriques2023-11-17T01:32:06Z2022-11-172023-08-302022-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154159TID:203106245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:36Zoai:run.unl.pt:10362/154159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:30.805310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita literária em contexto
title Escrita literária em contexto
spellingShingle Escrita literária em contexto
Teixeira, Inês Maria Henriques
Ensino
Escrita
Literatura
Imitação
Estilo
Itinerários literários
Processo
Teaching
Writing
Literature
Imitation
Style
Literary itineraries
Process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escrita literária em contexto
title_full Escrita literária em contexto
title_fullStr Escrita literária em contexto
title_full_unstemmed Escrita literária em contexto
title_sort Escrita literária em contexto
author Teixeira, Inês Maria Henriques
author_facet Teixeira, Inês Maria Henriques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Inês Maria Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Escrita
Literatura
Imitação
Estilo
Itinerários literários
Processo
Teaching
Writing
Literature
Imitation
Style
Literary itineraries
Process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino
Escrita
Literatura
Imitação
Estilo
Itinerários literários
Processo
Teaching
Writing
Literature
Imitation
Style
Literary itineraries
Process
Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Neste trabalho, descreve-se a metodologia de ensino implementada, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Durante o estágio, que é ponto de partida deste relatório, aplicou-se, em duas turmas (de oitavo e décimo ano de escolaridade), um método criativo de ensino da escrita e do que, em literatura, é ensinável. Este método assenta no pressuposto de que é útil, para reforçar as competências dos discentes, escrever à maneira literária, em contextos muito específicos: designadamente, de imitação condicionada do estilo de autores consagrados. Através de um conjunto coerente de itinerários literários, que incluem sequências de determinados exercícios de interpretação e de oficinas de escrita, pretendeu-se que os alunos começassem a escrever mais, e melhor, e a ler mais, e melhor. Tirou-se partido do cruzamento entre a escrita e a educação literária, por meio de um processo de ensino que teve, como base, a ideia de que a aprendizagem da produção escrita e de técnicas de análise literária deve ser, tal como a própria escrita e a análise literária, processual. Portanto, descrever-se-ão criticamente, aqui, práticas de ensino determinadas e problematizar-se-ão os resultados obtidos durante a implementação do método aplicado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-17
2022-11-17T00:00:00Z
2023-11-17T01:32:06Z
2023-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/154159
TID:203106245
url http://hdl.handle.net/10362/154159
identifier_str_mv TID:203106245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138142176935936