Escrita literária em contexto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/154159 |
Resumo: | Neste trabalho, descreve-se a metodologia de ensino implementada, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Durante o estágio, que é ponto de partida deste relatório, aplicou-se, em duas turmas (de oitavo e décimo ano de escolaridade), um método criativo de ensino da escrita e do que, em literatura, é ensinável. Este método assenta no pressuposto de que é útil, para reforçar as competências dos discentes, escrever à maneira literária, em contextos muito específicos: designadamente, de imitação condicionada do estilo de autores consagrados. Através de um conjunto coerente de itinerários literários, que incluem sequências de determinados exercícios de interpretação e de oficinas de escrita, pretendeu-se que os alunos começassem a escrever mais, e melhor, e a ler mais, e melhor. Tirou-se partido do cruzamento entre a escrita e a educação literária, por meio de um processo de ensino que teve, como base, a ideia de que a aprendizagem da produção escrita e de técnicas de análise literária deve ser, tal como a própria escrita e a análise literária, processual. Portanto, descrever-se-ão criticamente, aqui, práticas de ensino determinadas e problematizar-se-ão os resultados obtidos durante a implementação do método aplicado. |
id |
RCAP_bf92b8da367f8142792ce0fe7ec388bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/154159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escrita literária em contextoEnsinoEscritaLiteraturaImitaçãoEstiloItinerários literáriosProcessoTeachingWritingLiteratureImitationStyleLiterary itinerariesProcessDomínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoNeste trabalho, descreve-se a metodologia de ensino implementada, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Durante o estágio, que é ponto de partida deste relatório, aplicou-se, em duas turmas (de oitavo e décimo ano de escolaridade), um método criativo de ensino da escrita e do que, em literatura, é ensinável. Este método assenta no pressuposto de que é útil, para reforçar as competências dos discentes, escrever à maneira literária, em contextos muito específicos: designadamente, de imitação condicionada do estilo de autores consagrados. Através de um conjunto coerente de itinerários literários, que incluem sequências de determinados exercícios de interpretação e de oficinas de escrita, pretendeu-se que os alunos começassem a escrever mais, e melhor, e a ler mais, e melhor. Tirou-se partido do cruzamento entre a escrita e a educação literária, por meio de um processo de ensino que teve, como base, a ideia de que a aprendizagem da produção escrita e de técnicas de análise literária deve ser, tal como a própria escrita e a análise literária, processual. Portanto, descrever-se-ão criticamente, aqui, práticas de ensino determinadas e problematizar-se-ão os resultados obtidos durante a implementação do método aplicado.This paper describes the teaching methodology implemented in the school year 2019/2020, at Alfredo dos Reis Silveira Secondary School, in Seixal, within the disciplines of Portuguese and Portuguese Literature. During the internship, which is the starting point of this report, was applied in two classes (in the 8th and 10th year) a creative method of teaching writing and what, in literature, is teachable. This method is based on the assumption that it is useful, in order to strengthen the competences of the students, to write in a literary way, in very specific contexts: of conditioned imitation of the style of consecrated authors. Through a coherent set of literary itineraries, which include sequences of certain interpretative exercises and writing workshops, it was intended that students begin to write more, and better, and to read more, and better. The advantage of the intersection between writing and literary education was taken by means of a teaching process based on the idea that learning to write and to analyse literary techniques should be, like writing and literary analysis, procedural. Therefore, this paper will critically describe certain teaching practices and problematize the results obtained during the implementation of the applied methodCoutinho, Maria Antónia Diniz CaetanoRUNTeixeira, Inês Maria Henriques2023-11-17T01:32:06Z2022-11-172023-08-302022-11-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/154159TID:203106245porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:36:36Zoai:run.unl.pt:10362/154159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:55:30.805310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escrita literária em contexto |
title |
Escrita literária em contexto |
spellingShingle |
Escrita literária em contexto Teixeira, Inês Maria Henriques Ensino Escrita Literatura Imitação Estilo Itinerários literários Processo Teaching Writing Literature Imitation Style Literary itineraries Process Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Escrita literária em contexto |
title_full |
Escrita literária em contexto |
title_fullStr |
Escrita literária em contexto |
title_full_unstemmed |
Escrita literária em contexto |
title_sort |
Escrita literária em contexto |
author |
Teixeira, Inês Maria Henriques |
author_facet |
Teixeira, Inês Maria Henriques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coutinho, Maria Antónia Diniz Caetano RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Inês Maria Henriques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Escrita Literatura Imitação Estilo Itinerários literários Processo Teaching Writing Literature Imitation Style Literary itineraries Process Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino Escrita Literatura Imitação Estilo Itinerários literários Processo Teaching Writing Literature Imitation Style Literary itineraries Process Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Neste trabalho, descreve-se a metodologia de ensino implementada, no ano letivo de 2019/2020, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, no âmbito das disciplinas de Português e de Literatura Portuguesa. Durante o estágio, que é ponto de partida deste relatório, aplicou-se, em duas turmas (de oitavo e décimo ano de escolaridade), um método criativo de ensino da escrita e do que, em literatura, é ensinável. Este método assenta no pressuposto de que é útil, para reforçar as competências dos discentes, escrever à maneira literária, em contextos muito específicos: designadamente, de imitação condicionada do estilo de autores consagrados. Através de um conjunto coerente de itinerários literários, que incluem sequências de determinados exercícios de interpretação e de oficinas de escrita, pretendeu-se que os alunos começassem a escrever mais, e melhor, e a ler mais, e melhor. Tirou-se partido do cruzamento entre a escrita e a educação literária, por meio de um processo de ensino que teve, como base, a ideia de que a aprendizagem da produção escrita e de técnicas de análise literária deve ser, tal como a própria escrita e a análise literária, processual. Portanto, descrever-se-ão criticamente, aqui, práticas de ensino determinadas e problematizar-se-ão os resultados obtidos durante a implementação do método aplicado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-17 2022-11-17T00:00:00Z 2023-11-17T01:32:06Z 2023-08-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/154159 TID:203106245 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/154159 |
identifier_str_mv |
TID:203106245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799138142176935936 |