A relação entre o Turnover e o grau de satisfação no trabalho da Geração Y (Millennials) – O caso dos trabalhadores portugueses
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32213 |
Resumo: | Atualmente, um dos maiores desafios das empresas refere-se à mudança de paradigma, desde a gestão tradicional de pessoas até à gestão de recursos competitivos e estratégicos, levando a que a gestão de recursos humanos implemente estratégias que permitam o aumento da satisfação dos clientes internos e externos e a subsequente diminuição de turnover. Nesse sentido, o objetivo da presente dissertação compreender de que forma o grau de satisfação no trabalho dos colaboradores pertencentes à Geração Y influencia diretamente o respetivo turnover. Para o efeito foi aplicado um questionário, por via eletrónica a 112 colaboradores portugueses pertencentes à Geração Y. Os resultados obtidos evidenciam que as instalações da empresa (variável acessibilidade) e o facto de os colaboradores não sentirem bem-estar no ambiente laboral (variável transparência), poderá causar o aumento da intenção de abandono da empresa. Se o turnover aumenta, então a satisfação profissional irá diminuir, o que irá influenciar diretamente o turnover; Abstract: The relationship between Turnover and Job Satisfaction among Generation Y (Millennials) - The Case of Portuguese Workers Currently, one of the biggest challenges of companies refers to the paradigm shift, from traditional people management to the management of competitive and strategic resources, leading to human resource management to implement strategies that allow the increase of internal and external customer satisfaction and the subsequent decrease of turnover. Accordingly, the objective of this dissertation is to understand how the degree of job satisfaction of employees belonging to Generation Y directly influences the respective turnover. For this purpose, a questionnaire was applied electronically to 112 Portuguese employees belonging to Generation Y. The results obtained show that the company's facilities (accessibility variable) and the fact that employees do not feel well at work (transparency variable) may cause an increase in the intention to leave the company. If turnover increases, then job satisfaction will decrease, which will directly influence turnover. |
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A relação entre o Turnover e o grau de satisfação no trabalho da Geração Y (Millennials) – O caso dos trabalhadores portuguesesSatisfação no trabalhoTurnoverGeração YMillennialsJob satisfactionTurnoverGeneration YMillennialsAtualmente, um dos maiores desafios das empresas refere-se à mudança de paradigma, desde a gestão tradicional de pessoas até à gestão de recursos competitivos e estratégicos, levando a que a gestão de recursos humanos implemente estratégias que permitam o aumento da satisfação dos clientes internos e externos e a subsequente diminuição de turnover. Nesse sentido, o objetivo da presente dissertação compreender de que forma o grau de satisfação no trabalho dos colaboradores pertencentes à Geração Y influencia diretamente o respetivo turnover. Para o efeito foi aplicado um questionário, por via eletrónica a 112 colaboradores portugueses pertencentes à Geração Y. Os resultados obtidos evidenciam que as instalações da empresa (variável acessibilidade) e o facto de os colaboradores não sentirem bem-estar no ambiente laboral (variável transparência), poderá causar o aumento da intenção de abandono da empresa. Se o turnover aumenta, então a satisfação profissional irá diminuir, o que irá influenciar diretamente o turnover; Abstract: The relationship between Turnover and Job Satisfaction among Generation Y (Millennials) - The Case of Portuguese Workers Currently, one of the biggest challenges of companies refers to the paradigm shift, from traditional people management to the management of competitive and strategic resources, leading to human resource management to implement strategies that allow the increase of internal and external customer satisfaction and the subsequent decrease of turnover. Accordingly, the objective of this dissertation is to understand how the degree of job satisfaction of employees belonging to Generation Y directly influences the respective turnover. For this purpose, a questionnaire was applied electronically to 112 Portuguese employees belonging to Generation Y. The results obtained show that the company's facilities (accessibility variable) and the fact that employees do not feel well at work (transparency variable) may cause an increase in the intention to leave the company. If turnover increases, then job satisfaction will decrease, which will directly influence turnover.Universidade de Évora2022-06-24T11:45:45Z2022-06-242022-05-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32213http://hdl.handle.net/10174/32213TID:203011325porDepartamento de Gestãohelenalimpinho@gmail.com256Limpinho, Maria Helena Vieira Campiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32213Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:18.381170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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