Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521 http://hdl.handle.net/11449/114868 |
Resumo: | Reading is a complex process that involves cognitive and linguistic skills, such as decoding and comprehension. When the skill to understand texts is not performed there is a commitment throughout the learning process interfering with the development of the student as a whole. Ensuring that the student carries out reading efficiently is one of the main challenges of schools. Considering these aspects, this study, through reflection of previous studies, presents the processes involved in reading comprehension, as well as problems that can interfere with these processes, assessment and intervention strategies with the students so that possible difficulties in the educational context can be minimized. |
id |
UNSP_7fed95d3e2c88c042231e2358d3a9552 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/114868 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacionalReading comprehension: assessment and intervention in the educational contextLeituraAprendizagemLinguagem EscritaCompreensão de leituraReading is a complex process that involves cognitive and linguistic skills, such as decoding and comprehension. When the skill to understand texts is not performed there is a commitment throughout the learning process interfering with the development of the student as a whole. Ensuring that the student carries out reading efficiently is one of the main challenges of schools. Considering these aspects, this study, through reflection of previous studies, presents the processes involved in reading comprehension, as well as problems that can interfere with these processes, assessment and intervention strategies with the students so that possible difficulties in the educational context can be minimized.A leitura é um processo complexo que envolve habilidades cognitivas e linguísticas, como a decodificação e a compreensão. Quando a habilidade de compreender textos lidos não é realizada, ocorre um comprometimento em todo o processo de aprendizagem interferindo no desenvolvimento do escolar como um todo. Assegurar que o escolar realize a leitura com eficiência apresenta-se como um dos principais desafios da escola. Considerando esses aspectos, este estudo, por meio da reflexão de estudos anteriores, apresenta os processos envolvidos na compreensão da leitura, assim como os problemas que podem interferir nestes processos, sua avaliação e estratégias de intervenção com os escolares para que possíveis dificuldades no contexto educacional possam ser minimizadas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzy Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzy Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2015-02-24T13:57:32Z2015-02-24T13:57:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-240application/pdfhttp://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521Revista Teias, v. 11, n. 23, p. 221-240, 2010.1982-0305http://hdl.handle.net/11449/114868ISSN19820305-2010-11-23-221-240.pdf586951513521796990573165303895482213961827108439Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista teiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional Reading comprehension: assessment and intervention in the educational context |
title |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional |
spellingShingle |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Leitura Aprendizagem Linguagem Escrita Compreensão de leitura |
title_short |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional |
title_full |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional |
title_fullStr |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional |
title_full_unstemmed |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional |
title_sort |
Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional |
author |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] |
author_facet |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Oliveira, Adriana Marques de [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Adriana Marques de [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP] Oliveira, Adriana Marques de [UNESP] Capellini, Simone Aparecida [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Aprendizagem Linguagem Escrita Compreensão de leitura |
topic |
Leitura Aprendizagem Linguagem Escrita Compreensão de leitura |
description |
Reading is a complex process that involves cognitive and linguistic skills, such as decoding and comprehension. When the skill to understand texts is not performed there is a commitment throughout the learning process interfering with the development of the student as a whole. Ensuring that the student carries out reading efficiently is one of the main challenges of schools. Considering these aspects, this study, through reflection of previous studies, presents the processes involved in reading comprehension, as well as problems that can interfere with these processes, assessment and intervention strategies with the students so that possible difficulties in the educational context can be minimized. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-02-24T13:57:32Z 2015-02-24T13:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521 Revista Teias, v. 11, n. 23, p. 221-240, 2010. 1982-0305 http://hdl.handle.net/11449/114868 ISSN19820305-2010-11-23-221-240.pdf 5869515135217969 9057316530389548 2213961827108439 |
url |
http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521 http://hdl.handle.net/11449/114868 |
identifier_str_mv |
Revista Teias, v. 11, n. 23, p. 221-240, 2010. 1982-0305 ISSN19820305-2010-11-23-221-240.pdf 5869515135217969 9057316530389548 2213961827108439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista teias |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
221-240 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128165843828736 |