Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Oliveira, Adriana Marques de [UNESP], Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521
http://hdl.handle.net/11449/114868
Resumo: Reading is a complex process that involves cognitive and linguistic skills, such as decoding and comprehension. When the skill to understand texts is not performed there is a commitment throughout the learning process interfering with the development of the student as a whole. Ensuring that the student carries out reading efficiently is one of the main challenges of schools. Considering these aspects, this study, through reflection of previous studies, presents the processes involved in reading comprehension, as well as problems that can interfere with these processes, assessment and intervention strategies with the students so that possible difficulties in the educational context can be minimized.
id UNSP_7fed95d3e2c88c042231e2358d3a9552
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/114868
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacionalReading comprehension: assessment and intervention in the educational contextLeituraAprendizagemLinguagem EscritaCompreensão de leituraReading is a complex process that involves cognitive and linguistic skills, such as decoding and comprehension. When the skill to understand texts is not performed there is a commitment throughout the learning process interfering with the development of the student as a whole. Ensuring that the student carries out reading efficiently is one of the main challenges of schools. Considering these aspects, this study, through reflection of previous studies, presents the processes involved in reading comprehension, as well as problems that can interfere with these processes, assessment and intervention strategies with the students so that possible difficulties in the educational context can be minimized.A leitura é um processo complexo que envolve habilidades cognitivas e linguísticas, como a decodificação e a compreensão. Quando a habilidade de compreender textos lidos não é realizada, ocorre um comprometimento em todo o processo de aprendizagem interferindo no desenvolvimento do escolar como um todo. Assegurar que o escolar realize a leitura com eficiência apresenta-se como um dos principais desafios da escola. Considerando esses aspectos, este estudo, por meio da reflexão de estudos anteriores, apresenta os processos envolvidos na compreensão da leitura, assim como os problemas que podem interferir nestes processos, sua avaliação e estratégias de intervenção com os escolares para que possíveis dificuldades no contexto educacional possam ser minimizadas.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzy Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Fonoaudiologia, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Rua Hygino Muzzy Filho, 737, Câmpus Universitário, CEP 17525-900, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]Capellini, Simone Aparecida [UNESP]2015-02-24T13:57:32Z2015-02-24T13:57:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article221-240application/pdfhttp://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521Revista Teias, v. 11, n. 23, p. 221-240, 2010.1982-0305http://hdl.handle.net/11449/114868ISSN19820305-2010-11-23-221-240.pdf586951513521796990573165303895482213961827108439Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista teiasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-09T17:39:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/114868Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-09T17:39:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
Reading comprehension: assessment and intervention in the educational context
title Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
spellingShingle Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Leitura
Aprendizagem
Linguagem Escrita
Compreensão de leitura
title_short Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
title_full Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
title_fullStr Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
title_full_unstemmed Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
title_sort Compreensão de leitura: princípios avaliativos e interventivos no contexto educacional
author Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
author_facet Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author_role author
author2 Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Vera Lúcia Orlandi [UNESP]
Oliveira, Adriana Marques de [UNESP]
Capellini, Simone Aparecida [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Aprendizagem
Linguagem Escrita
Compreensão de leitura
topic Leitura
Aprendizagem
Linguagem Escrita
Compreensão de leitura
description Reading is a complex process that involves cognitive and linguistic skills, such as decoding and comprehension. When the skill to understand texts is not performed there is a commitment throughout the learning process interfering with the development of the student as a whole. Ensuring that the student carries out reading efficiently is one of the main challenges of schools. Considering these aspects, this study, through reflection of previous studies, presents the processes involved in reading comprehension, as well as problems that can interfere with these processes, assessment and intervention strategies with the students so that possible difficulties in the educational context can be minimized.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-02-24T13:57:32Z
2015-02-24T13:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521
Revista Teias, v. 11, n. 23, p. 221-240, 2010.
1982-0305
http://hdl.handle.net/11449/114868
ISSN19820305-2010-11-23-221-240.pdf
5869515135217969
9057316530389548
2213961827108439
url http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/view/521
http://hdl.handle.net/11449/114868
identifier_str_mv Revista Teias, v. 11, n. 23, p. 221-240, 2010.
1982-0305
ISSN19820305-2010-11-23-221-240.pdf
5869515135217969
9057316530389548
2213961827108439
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista teias
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 221-240
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128165843828736