Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/11486 |
Resumo: | As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada. |
id |
RCAP_bfc051a900026d2746679fc2a5289414 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11486 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagemHow to evaluate with networked educational technologies?: dimensions of a strategy for an open virtual learning environmentTecnologia educacional em redeAmbiente virtual aberto de aprendizagemAvaliação digitalEnsino superiorNetworked educational technologyOpen virtual learning environmentDigital assessmentHigher educationODS::04:Educação de QualidadeAs Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada.Currently, and especially due to the pandemic crisis, Networked Educational Technologies assume a particular relevance, given that virtual learning environments are a reality at all levels of education. It is also important to highlight that these technologies have become unavoidable elements as a way to complement either totally virtual teaching or hybrid teaching. In this context, we identify the digital assessment model adopted in a Doctoral Course entirely taught at a distance, specifying the assessment component in the adopted Networked Educational Technology. The assessment proposal outlined is segmented in a macro dimension, identifying the assumptions made at the institutional level, meso, looking at specific issues at the level of the Curricular Unit, and micro, considering the specificities of the Open Virtual Learning Environment. So, first, we characterize the context, which we understand as an Open Virtual Learning Environment in a blended (e)learning scenario. Afterwards, we explain the dimensions of the evaluation strategy of the Curricular Unit, for which it was designed and where it was implemented. And, we conclude by systematizing the particularities inherent to the mechanism of assessment assumed in the Networked Educational Technology used.Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D)Repositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2021-12-14T15:44:38Z2021-122021-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11486porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 61-762182-4967https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-18T01:49:01Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/11486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:50:53.678014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem How to evaluate with networked educational technologies?: dimensions of a strategy for an open virtual learning environment |
title |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem |
spellingShingle |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem Pestana, Filomena Tecnologia educacional em rede Ambiente virtual aberto de aprendizagem Avaliação digital Ensino superior Networked educational technology Open virtual learning environment Digital assessment Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
title_short |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem |
title_full |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem |
title_fullStr |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem |
title_sort |
Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem |
author |
Pestana, Filomena |
author_facet |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional em rede Ambiente virtual aberto de aprendizagem Avaliação digital Ensino superior Networked educational technology Open virtual learning environment Digital assessment Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
topic |
Tecnologia educacional em rede Ambiente virtual aberto de aprendizagem Avaliação digital Ensino superior Networked educational technology Open virtual learning environment Digital assessment Higher education ODS::04:Educação de Qualidade |
description |
As Tecnologias Educacionais em Rede assumem na atualidade, e sobretudo por via da crise pandémica, uma relevância particular, dado que os ambientes virtuais de aprendizagem são uma realidade presente em todos os níveis de ensino. Importa também destacar que estas tecnologias se tornam elementos incontornáveis como forma de complementar seja o ensino totalmente virtual, seja o ensino misto. Neste âmbito, identificamos o modelo de avaliação digital assumido numa Unidade Curricular de Doutoramento totalmente ministrada a distância, particularizando a componente avaliativa na Tecnologia Educacional em Rede adotada. A proposta avaliativa delineada segmenta-se numa dimensão macro, identificando-se os pressupostos assumidos a nível institucional, meso, perspetivando-se as questões especificas ao nível da Unidade Curricular, e micro, considerando as especificidades do Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem. Assim, primeiramente, caracterizamos o contexto, que entendemos enquanto Ambiente Virtual Aberto de Aprendizagem num cenário de blended (e)learning. Posteriormente, explicitamos as dimensões da estratégia avaliativa da Unidade Curricular para a qual foi pensada e onde foi implementada. E, concluímos sistematizando as particularidades inerentes ao mecanismo de avaliação assumido na Tecnologia Educacional em Rede utilizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-14T15:44:38Z 2021-12 2021-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/11486 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/11486 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Como avaliar com tecnologias educacionais em rede?: dimensões de uma estratégia num ambiente virtual aberto de aprendizagem. "RE@D – Revista de Educação a Distância e eLearning" [Em linha]. ISSN 2182-4967. Vol. 4, nº 2 (dezembro 2021), p. 61-76 2182-4967 https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp61-76 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Aberta. Laboratório de Educação a Distância e Elearning (LE@D) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135097659588608 |